segunda-feira, novembro 24, 2008

POR RECEIO DE OFENDER OS MUÇULMANOS, NOME DE LOCAL HISTÓRICO É ALTERADO

A alteração do nome de um famoso edifício histórico em Birmingham, Inglaterra, está a indignar a população local.
A casa, estabelecimento que desde há trezentos anos se tem chamado «Saracen's Head», ou «Cabeça de Sarraceno», passará a chamar-se «Saint Nicolas Place», ou «Lugar de São Nicolau». A motivação da mudança é óbvia: o receio de ofender a gente de Alá.

O local funcionou como bar durante duzentos anos e foi oferecido à igreja em 1930. E em 2004 um programa da BBC ofereceu-lhe quinhentas mil libras para auxiliar a sua restauração.

A decisão da alteração do nome foi decidida, note-se, pela igreja local...

Já em 2004 o reverendo tinha dito que haver um sítio denominado «Cabeça de Mouro» era uma ofensa para os muçulmanos. Mas alega agora que a razão para mudar a sua designação destina-se a evitar que o monumento - que é agora, não um bar, mas um centro comunitário e um escritório da igreja - com um pub, e também para assinalar o papel da igreja no investimento.

Ou seja - em nome da doutrina cristã do amor universal, continua a haver alteração dos nomes das coisas, como aconteceu há mil e setecentos anos, aquando da cristianização da Europa...

Há entretanto quem diga que os pretextos apontados pela igreja não têm qualquer sentido, pois que toda a população da área sabe muito bem que o «Sarracen's Head» não é um bar.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quantos dias achas que faltam para o Poço dos Negros mudar de nome?

24 de novembro de 2008 às 20:39:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home