sexta-feira, outubro 31, 2008

PAGANISMO DUPLICA NAS PRISÕES BRITÂNICAS


Conforme se pode ler neste artigo do britânico Times, o Paganismo cresce exponencialmente nas cadeias de Inglaterra e de Gales, tendo o número de praticantes mais do que duplicado no espaço de quatro anos.

O Paganismo foi reconhecido pelo Serviço Prisional britânico como religião há mais de oito anos; desde 2003 que os números têm aumentado sustentadamente.

Sendo hoje o «Halloween», os reclusos pagãos podem optar por não trabalhar ou por receber lições - podem escolher duas datas numa lista de festivais anuais em que são isentos de labor - visto tratar-se de um dos principais dias religiosos.

Como alguns saberão, o «Halloween» é conhecido no Paganismo céltico como Samhain e o Serviço Prisional já fez saber que embora a festividade seja celebrada com cidra, para marcar a estação das maçãs, nas celas isto não é permitido. Em vez disso, os reclusos podem colocar uma maçã no altar, substituindo a cidra.
Os presidiários têm ainda direito a usar um robe sem capuz (apenas durante o ritual privado), uma vara ligeira, incenso e uma jóia; podem também consumir vinho no contexto do ritual, mas apenas sob a supervisão do capelão.