terça-feira, outubro 28, 2008

«BROCELIANDE - O PACTO DOS DRUIDAS»


Não é de todo má ideia dar uma vista de olhos ao filme francês «Broceliande - O Pacto dos Druidas», que em Portugal recebeu o estranho e tanto quanto me parece despropositado título de «Sombras da Mente», cuja conotação pouco ou nada tem a ver com o teor da película.
Trata-se de um filme de terror ligeirozinho com temática sobrenatural, ou seja, está-se no campo do terror clássico, enquanto o título que em Portugal se lhe atribuiu faz pensar noutra temática do terror, o das perturbações profundas da mente, ou seja, aquele tipo de filme em que o «susto», por assim dizer, vem do mundo da psique («Psycho», por exemplo) e não do âmbito do mágico/feérico.

A ideia que preside a este trabalho cinematográfico até é apreciável - uma conspiração de uns quantos estudantes de Arqueologia na floresta bretã de Broceliande para trazerem de volta ao mundo a aterradora magia druídica. Pena é que a narrativa esteja gizada um pouco ao estilo do policial juvenil. Mesmo assim tem a sua piada e vê-se muito bem numa fria e sombria noite desta época outonal em que se aproxima o dia da ligação ao Outro Mundo, o Primeiro de Novembro, Dia dos Mortos, que sucede à chamada «Noite das Bruxas», logo por coincidência a acção do filme passa-se precisamente nesta altura do ano, em que os Celtas celebravam a sua festividade mais importante, o Samhain, quando a ligação entre este mundo e o Outro - dos mortos e dos Deuses - se tornava mais efectiva.

É igualmente de lamentar que, podendo adentrar o rico mundo do folclore céltico bretão, podendo explorar a panóplia mitológica que envolve Broceliande, palco privilegiado do feérico céltico bretão, onde há referência às lendas de Merlin e de Artur, tenha todavia o realizador enveredado pela via mais comercial, baratinha e acessível, a mais previsivelmente sinistra, fazendo de uma das maiores Divindades célticas, a lúgubre e majestosa Morrigain (Mor + Rigain, «A Grande Rainha»), um simples «demónio da guerra» ou assim. No entanto, a presença da imagética do corvo dá-lhe algum valor, na medida em que corresponde ao que se conhece da mitologia bélica céltica, visto que esta Deusa, juntamente com Badb CathaCorvo da Batalha»)- se não forem uma e a mesma Deidade - têm como símbolo este pássaro tido como aziago na tradição judaico-cristã e como inspirador e guia marcial e espiritual nas tradições céltica e germânica (lembrar Hugin e Munin, ou Pensamento e Memória, os dois corvos de Odin).
Em suma, é de ver, se não se encontrar algo melhor.

11 Comments:

Blogger Silvério said...

Anda aí a moda de filmes de serialkillers que matam jovens universitárias, o que deixa muito poucas alternativas.

28 de outubro de 2008 às 03:09:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, era a esse tipo de secas que me referia quando falei em filmes de terror baseados em problemas de foro mental. Uma chatice pegada. Portanto, mais vale pegar nestes pequenos oásis (oásis relativos, por assim dizer)...

28 de outubro de 2008 às 03:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Video onde Khaddafi manifesta o seu apoio a Obama
http://www.youtube.com/watch?v=ojgJuxD87FU&eurl=

http://memri.org/bin/articles.cgi?Page=archives&Area=sd&ID=SP196008

28 de outubro de 2008 às 08:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só recomendas filmes de merda.

28 de outubro de 2008 às 10:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

Suspeito que o teu gosto não vale a ponta de um corno, pelo que a tua opinião não conta.

28 de outubro de 2008 às 11:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E eu suspeito que a tua videoteca se resuma a merdas de paganice e filmes pornográficos homossexuais.

Já entregaste o teu cartão da CI?

28 de outubro de 2008 às 11:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

E eu suspeito que quem anda obcecado com filmes de homossexuais és tu, que tens mesmo pinta de quem os vai buscar frequentemente ao clube de vídeo mas depois dizes que é só para «gozar». :)

De resto, confirmaste as minhas primeiras suspeitas - o teu gosto é como tu próprio, não vale uma merda. É só eu levantar a bota cardada para tu vires, de bandeja, oferecer essas fuças para serem pisadas. :)

28 de outubro de 2008 às 11:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Típica resposta de um homossexual reprimido: Acusar os outros do seu desvio. "Ah e tal, eu não sou, tu é que és, nha, nha, nha". Mas a tia já te topam à légua. :)

28 de outubro de 2008 às 11:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Refiro-me ao cheiro, bem entendido. Quando é que te decides a tomar banho. :)

28 de outubro de 2008 às 11:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

Típica resposta de um homossexual reprimido

Típica conversa de um homossexual reprimido - completamente a despropósito, fala em homossexualidade, para acusar os outros do problema que só ele tem. Porque só mesmo um homossexual muito paranóico, muito obcecado e muito doente é que pode partir de um filme sobre a temática do fantástico para arranjar maneira de acabar a falar em paneleirice, ahahahahahahh...

Ou seja, a ti já todos te topam à légua, e não é só a tia, é também o tio, o primo e sobretudo os teus amigos especiais a quem provavelmente deitas «olhinhos».

E depois ainda tem o descaramento de falar em banho, um bardamerda que provavelmente nem por baixo se lava antes de ir ter com os amigos aos balneários. :)

28 de outubro de 2008 às 11:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://magnaeuropa.wordpress.com/

28 de outubro de 2008 às 12:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home