quarta-feira, agosto 27, 2008

PROPAGANDA RELIGIOSA CRISTÃ EM... APARELHOS DE SEMÁFOROS

E agora, não algo completamente diferente, mas quase - uma notícia bizarra sobre religiosidade cristã em solo europeu: na Suécia, a tropa que milita pelo laicismo anda em pulverosa, movendo feroz acusação contra o técnico que projectou uma caixa de sinais de semáforo, como a que se pode ver nesta página.

E porquê?

Porque se pode ver aí o desenho duma dedo a apontar para cima, para um botão no qual o peão precisa de carregar para obter a luz verde no semáforo, e os que montam vigilância pela separação entre o Estado e a Igreja afirmam que se trata duma mensagem subliminar a promover a crença em Deus, porque, a seu ver, o dedo está na realidade a apontar para o Divino.
O «designer» da peça, Kenneth Österlin, redigiu uma declaração a negar categoricamente qualquer intenção religiosa da sua parte, garantindo que o dedo que desenhou não tem qualquer significado religioso, não tendo assim infringido a lei sueca que estabelece uma rigorosa separação entre o Estado e a Igreja.

O caso torna-se ainda mais estranho quando a própria empresa para a qual Österlin, a Prisma Teknik AB, firma sueca que coloca os sinais de trânsito pedestres, admitiu na passada semana que a mão com o dedo indicador esticado era realmente um símbolo escondido de Deus. Mais afirma que nunca fez segredo disso: «Queremos mostrar que só há um caminho para atingir Deus e que esse caminho é para cima, através de Jesus».

Embora a Suécia não seja particularmente religiosa, e a frequência das igrejas seja neste país muito baixa, subsistem uns quantas bolsas de fervor religioso. E uma delas parece estar localizada na citada empresa...

A empresa vende os seus produtos com o tal dedo a apontar para Deus em vários países do Ocidente, incluindo a Irlanda, a Áustria, a Dinamarca, a Islândia, a Finlândia, a Bélgica, Israel, EUA, etc.. Mas não tem êxito nos países muçulmanos, que, obcecados eles próprios com questões religiosas, já há muito que topam a intenção cristianizante destes seus semi-confrades (ao fim ao cabo, adoram o mesmo Deus...), coisa que o sueco médio talvez não faça. Ainda assim, a Arábia Saudita compra peças como as que aqui são referidas, mas assim que estas chegam ao reino árabe, a imagem do dedo é nelas prontamente coberta.

A empresa até no seu site tem uma alusão à religião, com um pormenorizado agradecimento a Deus pelo seu sucesso...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

os tugas com sotaque algarvio que balearam um turista alemão já foram detidos?

27 de agosto de 2008 às 11:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nesta agência de noticias só se dá destaque qd os criminosos são de uma outra estirpe :DDD

27 de agosto de 2008 às 11:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É para compensar as outras agências de notícias, por vezes pagas pelo contribuinte, que só dão destaque aos crimes desde que possam ocultar a identidade racial dos criminosos, mas ocultar só quando o criminoso não é branco...

De resto, se eu fosse noticiar cada caso em que um não branco comete um crime, não faria mais nada durante vinte e quatro horas.

27 de agosto de 2008 às 12:04:00 WEST  
Blogger VERITATIS said...

É incrível como o Caturo, no que toca a Cristianismo, só diz asneiras!

27 de agosto de 2008 às 13:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Menos incrível, porque perfeitamente compreensível, é que nem um só dos que me criticam pelo que digo do Cristianismo seja capaz de vir a terreno mostrar porque é que opinam que o que digo não está certo... :)

E é compreensível porque eu justifico o que afirmo com várias passagens da Bíblia, e os cristãos que me criticam, esperneiam, esperneiam, esperneiam, esbracejam, esbracejam, esbracejam, mas lá mostrarem que a minha interpretação esteja errada, nicles, nada, népia. :) :)

27 de agosto de 2008 às 13:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

fosse um simbolo muçulmano e ninguem protestava para que nao fossem acusados de racismo, intolerantes, anti-imigrantes, etc.
mas como é cristao até a minima coisinha se protesta.

27 de agosto de 2008 às 15:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

tu ahora borras mensagens ?!

te quiero.....mucho muuaahh

27 de agosto de 2008 às 15:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado com este tipo Caturo,cheira-me a Bizantino.Poe-te a pau.

27 de agosto de 2008 às 16:23:00 WEST  
Blogger Shivafaa said...

Não concordo com a mensagem subliminar nos semáforos, penso que não quer dizer nada absolutamente. Mas nunca se sabe!

27 de agosto de 2008 às 19:33:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Se é propaganda felizmente é pouco eficiente, pelo menos à primeira vista. Mas nunca se sabe que bruxedo é que isso esconde.

27 de agosto de 2008 às 22:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home