segunda-feira, agosto 25, 2008

PAPA APELA AOS CRISTÃOS PARA COMBATEREM O RACISMO E APOIAREM A IMIGRAÇÃO

O papa Bento XVI apelou aos cristãos que combatam a intolerância para com os estrangeiros, tendo feito esta declaração no contexto duma crítica aberta por parte da Igreja Católica ao actual governo italiano no que à sua política de imigração diz respeito.
O papa diz estar preocupado com o racismo em alguns países, no que poderia ser um alusão ao que em Itália se passa.
Referindo uma passagem do Antigo Testamento sobre o dever de bem receber os estrangeiros, o papa declarou que a paz e a justiça só podem ser criadas num mundo em que toda a pessoa humana seja respeitada.
Recentemente, uma famosa revista católica italiana, a «Famiglia Cristiana» (um milhão de exemplares) publicou um artigo controverso a criticar as medidas securitárias tomadas pelo actual governo de Sílvio Berlusconi para combater o crime, entre as quais se inclui o registo das impressões digitais das crianças ciganas. Uma das acções governamentais atacadas e consideradas como «nova forma de fascismo» nesse artigo foi a da colocação nas ruas de milhares de militares para ajudar a combater o crime. O Estado Papal distanciou-se deste orgão de imprensa após protestos por parte do governo.

O que é certo é que a crescente criminalidade que assola o País é já considerada por muitos italianos como estando associada à chegada de imigrantes todos os meses, vindo grande parte deles do norte de África.

Agora, o Papa junta-se à refrega e marca a sua posição a respeito do racismo e da imigração.

Ora isto só confirma o que se tem dito no blogue ao longo dos anos: mostrou-se que a Igreja é inimiga do Nacionalismo, e que a oposição entre o Nacionalismo e o Cristianismo é irredutível - aqui, aqui, aqui, e mais aqui, e também aqui, e aqui também, e ainda aqui, e mais ainda
aqui
, e aqui, e sobretudo aqui, que continua a ser um dos artigos principais, senão mesmo o mais importante deste blogue desde que foi criado em Outubro de 2003.

Porque o Cristianismo foi a primeira grande globalização anti-racista, o primeiro dogmatismo universalista, como bem se pode ler nas palavras dum dos doutores da Igreja, o mártir Justino:
nós que antes matávamos e nos odiávamos e não compartilharíamos nosso lugar com pessoas de outra tribo devido a seus [diferentes] costumes, agora, depois da vinda de Cristo, vivemos juntos com eles.
É este o veneno que dia a dia destrói a Europa por dentro.