segunda-feira, julho 28, 2008

CASAMENTO DRUÍDICO NA BRETANHA


Algures nas profundezas duma floresta da Armórica, nação céltica sita no noroeste do Estado Francês que é mais conhecida como Bretanha, ou Breizh, celebrou-se por estes dias o matrimónio do qual se pode ver acima uma imagem - dois jovens adultos que vivem em Paris, ambos de vinte e sete anos, decidiram unir-se pelo rito matrimonial neo-druídico bretão, numa cerimónia que se tem multiplicado nos últimos anos. A celebração durou quase uma hora e realizou-se junto a uma fonte geradora da vida, fazendo intervir os elementos da Natureza para proteger o casal. «O amor será a sua única lei», declara o grande neo-druída perante os noivos, enquadrados num círculo formado por uma comitiva composta de uma dúzia de neo-bardos (os literatos, trajados de azul), de neo-ovates (os adivinhos e homens de ciência, trajados de verde) e de druidas (sacerdotes e mestres, trajados de branco), carregando consigo ramos de flores, bandeiras da Bretanha (como se pode ver na foto, é muito parecida com a dos EUA, mas a preto e branco e com flores de lis em lugar de estrelas) e pancartas.

A sociedade neo-druídica que levou a cabo este ritual foi a Gorsedd, fundada na Bretanha em 1899 e liderada pelo grande druida Per-Vari Kerloc'h. Reúnem-se com frequência para este tipo de eventos e declaram a seriedade das suas intenções: «rejeitamos a mascarada. Não acontece haver pessoas que queiram casar pela Igreja depois de se terem casado druidicamente.»
Para serem aceites, os noivos devem demonstrar o seu compromisso para com os valores de respeito pela Natureza combinados com o sentido do sagrado.
De acordo com o grande druida Per-Vari Kerloc’h, o despertar da curiosidade pelo Druidismo é comparável ao renovado interesse pelo Budismo, é uma sensibilização para o respeito pela Natureza, «certificado de nascimento do Druidismo. Não somos possuidores duma verdade, não queremos aparecer como gurus. Não pretendemos substituir as religiões, mas sim existir entre elas.»
O Gorsedd da Bretanha é o ramo oficial da organização maior, que é galesa e tem mais de mil e duzentos membros. A máxima autoridade do Gorsedd reside no País de Gales ou Cymru.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

0s cristãos dizem aos pagãos:fiquem em paz com a vossa religião".

29 de julho de 2008 às 14:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://amansarda.wordpress.com/2007/10/27/o-abominavel-cesar-das-neves/

29 de julho de 2008 às 14:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CONCEITO DE MEDIUNIDADE:

Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre os homens e os Espíritos.

Não é um poder oculto que se desenvolve por meio de práticas rituais ou pelo poder misterioso de um iniciado ou de um guru.

A mediunidade pertence ao campo da comunicação. Desenvolve-se naturalmente nas pessoas de maior sensibilidade para a captação mental e sensorial de coisas e factos do mundo espiritual que nos cercam e nos afectam com as suas vibrações psíquicas e afectivas.

Seu desenvolvimento é cíclico e se processa em forma de espiral (1).

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS:

A Mediunidade é uma só, é um todo, mas pode ser encarada em seus vários aspectos funcionais, que são caracterizados como formas variadas de sua manifestação.

Kardec dividiu-a, para efeito metodológico, em duas grandes áreas bem diferenciadas:
a mediunidade de efeitos físicos e a mediunidade de efeitos inteligentes (1).

Dá-se o nome de manifestações físicas àquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como os barulhos, o movimento e o deslocamento dos corpos sólidos.
Podem ser espontâneos ou provocados.

Para que a manifestação seja inteligente é suficiente que prove um acto livre e voluntário, que exprima uma intenção ou responda a um pensamento .

29 de julho de 2008 às 14:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

0s cristãos dizem aos pagãos:fiquem em paz com a vossa religião".

Os cristãos dizem aos pagãos:"fiquem em paz com a vossa religião" PORQUE os cristãos JÁ NÃO PODEM impor o seu credo aos pagãos, COMO FIZERAM OUTRORA, SEMPRE QUE PARA TAL TIVERAM PODER.

Era esse o pormenorzito que faltava...

29 de julho de 2008 às 15:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto faz me lembrar aqueles gajos que se convertem ao budismo e ao hinduismo por questões de moda,para serem diferentes.

30 de julho de 2008 às 09:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não é crível que duma moda se trate. As modas surgem repentina e meteoricamente para depois desaparecerem; o Neo-Paganismo, pelo contrário, tem vindo a crescer lentamente ao longo de mais dum século.

30 de julho de 2008 às 13:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Lamento profundamente que não seja possível aos portugueses casarem por esta via ou similares. Não há em Portugal a possibilidade de um casamento pagão. Ainda vivemos num pais que "faz de conta" que todas as pessoas "normais" são cristãs, desrespeitando o livre arbítrio de cada um.
Infelizmente também a federação portuguesa de paganismo é muito fraca e desorganizada, pelo que não organizou formas de disponibilizar casamentos pagãos àqueles que vivem em comunhão com a natureza, temendo as suas próprias atitudes e respeitando as energias e elementos que nos fazem viver. Aqueles que seguem estas vias, pelo menos lutam por um maior respeito ao mundo em que todos vivemos, e se calhar certas filosofias não tivessem sido suprimidas ao longo de tantos anos, o mundo de hoje seria um mundo melhor e mais verdadeiro, elo menos não teríamos destruído o mundo até ao ponto que hoje conhecemos.

7 de março de 2009 às 15:04:00 WET  
Blogger trilowil said...

olá, este ritual tem como base uma celebração celta, não quer dizer que sejam praticantes de uma religião diferente. pois o druidismo não é nemhuma religião mas im uma filosofia de vida.
cumpreimentos

20 de novembro de 2009 às 13:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home