segunda-feira, junho 23, 2008

REPORTAGEM DA BBC SOBRE CELEBRAÇÃO PAGÃ DO SOLSTÍCIO ESTIVAL EM STONEHENGE


Imagens dum ritual e referências ao Cristianismo, com a intervenção dum padre.

24 Comments:

Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

23 de junho de 2008 às 01:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este período actual de rápido retrocesso começou na Europa com a restauração do paganismo literário, a qual produziu, uma após outras, as restaurações do paganismo filosófico, do paganismo religioso e do paganismo político. Hoje o mundo está às vésperas da última destas restaurações: a restauração do paganismo socialista.A Igreja do século XIX, ao idealizar um tipo ideal de sociedade e de indivíduo, tinha em seu conceito a necessidade da religião como elemento fundamental a permear as relações sociais e institucionais, inclusive aquelas entre Estado e Igreja. Tudo estaria girando em torno da religião. O sucesso na família, no trabalho, nas relações harmônicas da sociedade, nos negócios, no casamento, estaria sempre “condicionado à intensidade de sua vida religiosa, ao cumprimento de seus deveres sacramentais.” Concepção quase teocrática, onde a necessidade de interseção contínua da Igreja em todos os setores da vida social e econômica se fazia necessária para o bom andamento de tudo, ficava claro que o livre trânsito de pensamento do homem era, além de um pecado, uma quimera. A Igreja lançava ao mundo um código de conduta praticamente incompatível aos progressos materiais e políticos obtidos à custa de muito sangue pelas sociedades. A ciência econômica, por exemplo, deveria estar subordinada ao talante dos dogmas, e este seria o verdadeiro progresso: “Nenhum homem que tenha alcançado a imortalidade baseou sua glória na verdade econômica: todos têm fundado as nações sobre a base da verdade social, sobre a base da verdade religiosa. Isto não significa afirmar que os governos tenham que descuidar da questão econômica, que os povos tenham que ser mal administrados, mas sim que cada questão deve estar em seu devido lugar, e o lugar dessas questões é o terceiro ou o quarto, não o primeiro.

23 de junho de 2008 às 12:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cerca de meio milhão de portugueses comungam aos domingos da mesma fé através da televisão, acompanhando fielmente as transmissões da Eucaristia, numa atitude que contraria a tendência de perda de fiéis assumida pela Igreja Católica. Segundo os dados revelados pela Conferência Episcopal Portuguesa por altura do último censo religioso, a Igreja Católica terá perdido cerca de meio milhão de praticantes (cerca de 21 por cento) entre 1977 e 2001.
É essa, aliás, em média, a quantidade de fiéis que não dispensa ao domingo os programas religiosos exibidos pela televisão portuguesa e que ocupam parte da manhã das grelhas dominicais dos canais generalistas, excepção feita à SIC.
No domingo passado, entre as 10h00 e as 10h50, o programa mais visto em Portugal não era, como habitualmente, o espaço de desenhos animados para os mais novos, mas sim a Eucaristia Dominical na RTP 1, que prendeu ao pequeno ecrã, em média, quase 200 mil pessoas.
Também na RTP 2 os três programas religiosos exibidos na manhã de domingo - "Caminhos", "Novos Horizontes" e "70 X 7" - apresentam um número certo de espectadores, embora aqui consideravelmente menor, não chegando, todos juntos, a captar mais de 120 mil pessoas.
Mais vista é a Eucaristia Dominical exibida pela TVI. No passado domingo, às 11h00, a liturgia foi acompanhada por 360 mil pessoas, um número que cresceu para 400 mil durante o programa "Oitavo Dia", um magazine religioso apresentado pelo padre António Rego.

23 de junho de 2008 às 12:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Este período actual de rápido retrocesso começou na Europa com a restauração do paganismo literário, a qual produziu, uma após outras, as restaurações do paganismo filosófico, do paganismo religioso e do paganismo político.

Retrocesso?

Qual retrocesso?...

A Liberdade, a Democracia, a livre discussão, os Lusíadas, tudo isto foi... retrocesso?...

Não devo ter lido nada mais disparatado nos últimos anos.

Na verdade, o Cristianismo não conseguiu sufocar e «lavar» completamente a Europa. Algo da sua essência sobreviveu, resistiu e acabou por re-florescer. E, actualmente, o Cristianismo morre em marcha acelerada por todo o continente.

23 de junho de 2008 às 13:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Segundo os dados revelados pela Conferência Episcopal Portuguesa por altura do último censo religioso, a Igreja Católica terá perdido cerca de meio milhão de praticantes (cerca de 21 por cento) entre 1977 e 2001.
É essa, aliás, em média, a quantidade de fiéis que não dispensa ao domingo os programas religiosos exibidos pela televisão portuguesa e que ocupam parte da manhã das grelhas dominicais dos canais generalistas, excepção feita à SIC.



Sim?... E os baptizados e casamentos, também se fazem agora pela televisão?...
É que, na realidade material, diminuem a olhos vistos... :)

23 de junho de 2008 às 13:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://catolicismo.wordpress.com/2008/05/08/sem-a-igreja-catlica-no-haveria-civilizao-ocidental-nova-corrente-de-historiadores-rejeitam-os-mitos-anticatlicos-e-antimedievais/

23 de junho de 2008 às 13:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://destaknews.blogspot.com/2007/12/perspectivas-os-desafios-da-igreja.html

supranumerário

23 de junho de 2008 às 13:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Segundo a bem divulgada doutrina de premilenarismo, o Anticristo reunirá as forças do mal para enfrentar o exército de Cristo numa batalha decisiva. Há diversos aspectos dessa doutrina que contradizem os ensinamentos bíblicos, mas neste artigo vamos considerar um ponto só: o Anticristo.

A palavra "anticristo" é bíblica, mas a doutrina citada acima não é. Ao invés de inventar e espalhar teorias humanas sobre o Anticristo, devemos nos contentar com a palavra de Deus. Vamos ler agora todas as passagens bíblicas que usam a palavra "anticristo":

"Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora" (1 João 2:18).

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho" (1 João 2:22).

"Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo" (1 João 4:2-3).

"Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo" (2 João 7).

Nestes trechos - os únicos na Bíblia que usam a palavra "anticristo" - podemos observar alguns fatos importantes:

ŒA Bíblia não fala de uma só pessoa conhecida como o Anticristo, mas de muitos anticristos.

A última hora, no contexto dos anticristos, não se refere ao fim do mundo, porque João disse que a última hora já havia chegado no primeiro século.

Ž Estes textos não falam de um Anticristo futuro, mas de muitos que já saíram do meio dos cristãos do primeiro século.

Um anticristo é uma pessoa que nega Cristo, ou que nega que este veio na carne.

O perigo das doutrinas humanas sobre o Anticristo é que desviam a atenção dos fiéis das verdadeiras ameaças em forma de tentações e doutrinas contra Cristo, porque as pessoas examinam os jornais procurando sinais da vinda de uma figura terrível. Ao invés de esperar a vinda de um grande inimigo de algum outro país, devemos nos defender contra os inimigos de Cristo que já estão no mundo desde a época da Bíblia.

-por Dennis Allan

23 de junho de 2008 às 13:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Stark indica como causa dessa diferença capital entre a civilização cristã e as outras o papel desempenhado pela Igreja Católica. As religiões pagãs, diz ele, originaram-se de lendas fantásticas impostas sem explicação. Só a Religião católica convida os fiéis a aprofundar racionalmente as verdades da fé.

Falsificação descarada do passado. Na verdade, os mitos pagãos nunca foram impostos a ninguém, e já na Antiguidade eram amplamente discutidos pelos filósofos, como é disso exemplo o que fazia Platão.
A Igreja Católica, pelo contrário, enquanto foi poderosa sempre reprimiu o livre pensamento, até mesmo no século XIX, em que o próprio papa chegou a declarar que não era aceitável defender a liberdade de culto e de expressão.

23 de junho de 2008 às 13:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Catro já conseguiste converter alguém à bruxaria ou ao sionismo?

23 de junho de 2008 às 14:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturro,
Obrigado pelo video.

23 de junho de 2008 às 14:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Catro já conseguiste converter alguém à bruxaria ou ao sionismo?

Porquê, queres que seja eu a tranquilizar-te, depois de passares meses a tomar valiums para conseguir dormir sem medo do bicho papão sionista-bruxo debaixo da cama?... :)

23 de junho de 2008 às 14:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.heldersanches.com/2006/12/12/a-fe-a-razao-e-os-agnosticos/

leitura obrigatoria.

23 de junho de 2008 às 14:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.litaurica.com/site/litaurica/litaurica.php

Uma nova religião.

23 de junho de 2008 às 14:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo qual è a tua posição perante as religiões e seitas herèticas europeias perseguidas pelos catòlicos?Como pagão como è que ves estes grupos anti-Vaticano?
Dà-nos a tua douta opinião,sff.

23 de junho de 2008 às 15:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem, cristãos são cristãos, estão em geral bem uns para os outros. E, como seria de esperar, muitos foram vítimas do mesmo tipo de fanatismo que pregaram...

Discordo evidentemente da perseguição doutrinal em si, fruto da intolerância dogmática, independentemente de quem persiga quem.

23 de junho de 2008 às 15:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Heis porque o diàlogo católicos-protestantes é muito complicado,hà um fosso muito profundo entre os dois.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Huguenote

23 de junho de 2008 às 15:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A "noite de S.Bartolomeu" foi muito sangrenta e marcou o inicio dos òdios e fez começar as guerras dos huguenotes.Esta parte da història da Europa escapou-te ò Caturo.

23 de junho de 2008 às 15:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Escapou-me em que aspecto?...

23 de junho de 2008 às 16:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Escapou-me em que aspecto?...

Lmao,porque não conhecias.Estás sempre a falar das violências dos cristãos contra os pagãos que te esqueceste disto.Foi entre cristãos mas inimigos ainda hoje e houve pelo menos tanta violência.

23 de junho de 2008 às 18:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem te disse que não conhecia? Pura e simplesmente não achei que interessasse, porque, se estou a falar da intolerância contra os pagãos, não tenho de perder tempo e desviar as atenções a falar de perseguições entre cristãos...

A violência entre cristãos é aliás muito anterior ao caso dos huguenotes - na verdade, começou ainda antes dos cristãos chegarem ao poder. Já o imperador Juliano desprezava como imbecis as lutas entre cristãos arianistas e cristãos trinitários, e isto em 362. Mais tarde, a crueldade do massacre dos Francos (católicos) contra os Burgúndios (arianistas) dificilmente encontrará paralelo na história da Europa...

Enfim, a intolerância é mesmo assim, vitima o exterior, mas também o interior, e, neste caso, serve bem para avaliar a natureza da mentalidade cristã, susceptível de criar ódios só porque um diz que Deus é três mas um e outro diz que Deus é um e mesmo só um...

23 de junho de 2008 às 19:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Logo a seguir à morte do Cristo se criaram diferentes facções.

23 de junho de 2008 às 19:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, já o filósofo Celso fazia notar isso, na sua obra «Contra os Cristãos», do século II d.c.. Dizia ele que os cristãos criariam sempre novos grupos para se excluírem mutuamente, devido à sua natureza marginal e conflituosa.

23 de junho de 2008 às 20:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xiita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sunismo

23 de junho de 2008 às 20:34:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home