segunda-feira, junho 23, 2008

«A GUERRA DOS ALIADOS CONTRA HITLER FOI... DESNECESSÁRIA», ESCREVE ANTIGO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DOS EUA

Falou-se no tópico anterior a respeito da proibição dum livro, fala-se agora a respeito dum livro que muitos adorariam poder proibir: «Churchill, Hitler, and the Unnecessary War», ou «Churchill, Hitler e a Guerra Desnecessária», de Patrick J. Buchanan, autor que foi candidato à presidência dos EUA aqui há tempos.
Nesta obra, Buchanan afirma basicamente que a guerra que os Aliados moveram contra a Alemanha foi inútil e perigosa, pois que o Estado NS estaria à partida voltado particularmente contra o Comunismo em geral e a União Soviética em particular e, em podendo prosseguir a sua marcha para leste, teria livrado o Ocidente da guerra fria, aniquilando ou pelo menos afectando seriamente o poderio de Estaline, o qual deste modo já não teria tomado quase metade da Europa.

Empenha-se particularmente em mostrar o lado extremista de Winston Churchill, divulgando o facto de que a sua sanha contra a Alemanha já vinha desde a Primeira Guerra Mundial e manteve-se contra o governo democrático de Weimar. Fora do contexto ou não, tem algum interesse esta «confissão» do primeiro-ministro inglês seis meses depois do início da primeira guerra mundial: «Penso que uma maldição devia ser-me lançada - porque estou tão feliz. Sei que esta guerra está a esmagar e a estilhaçar as vidas de milhares a todo o momento e todavia - não consigo evitá-lo - estou a apreciar cada segundo dela.»

Diz Buchanan o mesmo que tenho andado a dizer desde há uns tempos: o propósito de Churchill ao combater a Alemanha NS nada teve a ver com questões de ideologia igualitarista ou anti-racista, mas sim com o velho confronto imperial anglo-alemão - o inglês queria sobretudo deitar abaixo o que lhe parecia uma ameaça de monta ao poderio do Império Britânico.

Posto isto, tenho igualmente de dizer que a figura de Churchill não deixa de ter o seu mérito como combatente pela Democracia. É igualmente louvável a sua lucidez de certo modo precoce perante a ameaça islâmica.

Quanto ao livro, não deixa de ser refrescante que certas «verdades» estabelecidas comecem a poder ser questionadas publicamente por figuras do «mainstream» político. A pouco e pouco, os que andam atormentados com velhos fantasmas vão morrendo e a História vai podendo começar a ser olhada com maior neutralidade. Claro que isto é puramente teórico e por vezes pouco realista quando se tem em conta que a Nova Inquisição obedece mais a dogmas ideológicos antigos, anteriores a Hitler, do que a quaisquer traumas pessoais... considero por isso infundado qualquer optimismo relativamente à publicação da obra em Portugal ou em qualquer outro país da Europa Continental...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A verdade é que és um nazi disfarçado de identitário.

25 de junho de 2008 às 17:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

""«A GUERRA DOS ALIADOS CONTRA HITLER FOI... DESNECESSÁRIA», ESCREVE ANTIGO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DOS EUA""



Lê-se cada uma que até parecem duas.

26 de junho de 2008 às 22:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os Grandes Bandidos e Criminosos de Guerra "democratas", Roosevelt e Churchill, trouxeram para nós no Leste da Europa o comunismo do seu aliado, o carrasco Stalin! Os três são bandidos e criminosos demo-comunistas!

22 de maio de 2011 às 19:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home