sexta-feira, maio 30, 2008

DISSIDENTE ANTI-ISLAMISTA CONDENADO À MORTE NO IRÃO

Está prestes a ser executado (amanhã, dia 31 de Maio) no Irão um intelectual dissidente, apoiante da monarquia (do xá, deposta pela revolução republicana islâmica de 1979), patriota e historiador. Trata-se do Dr. Foroud Fouladvand, especialista em História do Irão e do Islão.
Outros dois intelectuais iranianos, seus companheiros, serão igualmente mortos pelo regime dos aiatolas na mesma data. São eles Nazem Schmidtt, irano-americano, igualmente conhecido como Simorgh, e Alexander Valizadeh, iraniano de cidadania alemã, também conhecido como Koroush Lor.

O Dr. Fouladvand, cidadão britânico, é conhecido na comunidade iraniana pela sua crítica aberta contra o Islão e contra a tirania do actual regime de Teerão. Num programa televisivo diário visto no Irão e não só, atacava frontalmente o Alcorão.

No dia 10 de Março de 2006, cerca de sessenta e cinco dos seus apoiantes recusou-se a sair dum avião da companhia aérea alemã Lufthansa como forma de protesto contra a política da União Europeia de apaziguamento dos «mullahs» que governam o Irão.

Fouladvand caiu numa armadilha - levado a crer que havia no Irão muitos patriotas que o apoiavam, foi convencido a encontrar-se com eles no dia 13 de Outubro de 2006, juntamente com os seus dois amigos acima mencionados, na fronteira entre o Irão e a Turquia. A última notícia que dele se tiveram foi que se encontraria a 17 de Janeiro de 2007 com activistas iranianos na província curda de Hakkary, no Iraque, junto à fronteira iraniana. Neste mesmo mês, os agentes da polícia secreta dos aiatolas prenderam os três dissidentes, tendo-os mais tarde torturado.

Iranianos em Londres apelam a que este caso seja divulgado junto da imprensa, da amnistia internacional e de organizações dos direitos humanos.

Vejamos quando é que os média portugueses noticiam tudo isto...