quarta-feira, abril 23, 2008

O DISCURSO EM TRIBUNAL DO COMEDIANTE MICHAEL RICHARDS («KRAMER» DE «SEINFELD»)

Como foi por aí muito badalado, o actor Michael Richards, conhecido pela interpretação da personagem «Cosmo Kramer» na série humorística norte-americana «Seinfeld», está ainda a braços em tribunal devido a uma intempestiva diatribe contra os negros, durante um dos seus espectáculos de «stand-up comedy».

As palavras que então lhe saíram da boca para fora pareceram excessivamente agressivas. Faço todavia lembrar que Richards só falou assim depois de ter sido provocado, e desconheço os termos da provocação.

Mas o que realmente interessa salientar é o que o actor disse posteriormente, no seu julgamento. Este foi o único site que consegui encontrar com o discurso de defesa de Michael Richards em tribunal. O texto propriamente dito que no site se encontra é um comentário escrito por uma bloguista anti-racista, procurando rebater as afirmações do «Kramer», ponto por ponto, o que, a meu ver, falha em toda a linha, nem se dignando a «responder» directamente ao argumento, o mais das vezes.

Eis pois, sem mais delongas, o que traduzi, com base no que aí encontrei em citação (desconheço se é a totalidade do discurso original ou não):

«Há afro-americanos, méxico-americanos, asiático-americanos, árabo-americanos, etc.. E depois há simplesmente americanos.
Vocês passam por mim na rua e escarnecem de mim. Chamam-me "pivete branco", "cracker"*, "honkey"*, "branquela", "homem das cavernas"... e está tudo bem.
Mas quando eu vos chamo "pretos", "judeus", "cabeça atoalhada", "preto de areia", "jockey de camelos", "feijoeiros", "gook"*, "china"... chamam-me racista.
Vocês dizem que os brancos cometem imensa violência contra vocês, então nesse caso porque é que os guetos são os locais mais perigosos para se viver?
Vocês têm o Colégio Unido Negro. Vocês têm o Dia de Martin Luther King. Vocês têm o Mês da História Negra [nas universidades]. Vocês têm o Dia de César Chavez. Vocês têm o Yom Hashoah. Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi. Vocês têm o NAACP. Vocês têm o BET. Se nós tivéssemos o WET seríamos racistas. Se tivessemos qualquer organização apenas para brancos para «avançar» as nossas vidas, seríamos racistas.
Temos uma Câmara Hispânica de Comércio, uma Câmara Negra do Comércio, e depois apenas a simples e velha Câmara do Comércio. Quem será que paga tudo isto?
Uma mulher branca não podia estar no concurso da Miss América Negra, mas qualquer mulher de qualquer raça pode participar no concurso da Miss América.
Se tivéssemos um fundo estudantil que só desse bolsas de estudo a brancos, vocês chamar-nos-iam racistas. Há mais de sessenta colégios abertamente negros nos EUA. Todavia, se houvesse colégios brancos, seriam considerados racistas.
Na Marcha do Homem de um Milhão, vocês acreditaram que estavam a marchar pela vossa raça e direitos. Se nós marchássemos pela nossa raça e direitos, vocês chamavam-nos racistas.
Vocês estão orgulhosos por serem negros, castanhos, amarelos, cor de laranja, e não têm medo de o anunciar. Mas quando anunciamos o nosso orgulho branco, vocês chamam-nos racistas.
Vocês assaltam-nos, roubam-nos os automóveis, disparam contra nós. Mas quando um polícia branco abate um membro duma gangue de negros ou dá uma tunda num traficante de drogas negro a fugir à lei e a ameaçar a sociedade, vocês chamam racista ao polícia.
Eu sou orgulhoso. Mas vocês chamam-me racista.
Porque é que só os brancos é que podem ser racistas?»

Mora da história: este «Kramer» é afinal bem menos alienado na vida real do que parecia no «Seinfeld»...
___

* Termos pejorativos sem tradução com que os brancos costumam ser insultados nos EUA.

38 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Começo a achar que preferia ter vivido noutro século!

23 de abril de 2008 às 19:50:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Caturo também importante, o António Costa hoje no global noticias a dizer que queria uma Lisboa com mais imigrantes do que 'autóctones'. Não me lembro bem, mas disse qualquer coisa do tipo, queremos uma cidade dinamica, como no tempo dos descobrimentos, em que haviam mais estrangeiros do que pessoal de cá.

23 de abril de 2008 às 20:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

excelente. Ja muitas gente fez um discurso parecido, mas este parece-me dos melhores e ainda por cima foi feito por uma celebridade para muita gente ouvir, não foi so para um blog ou pagina de internet.


"Caturo também importante, o António Costa hoje no global noticias a dizer que queria uma Lisboa com mais imigrantes do que 'autóctones'. Não me lembro bem, mas disse qualquer coisa do tipo, queremos uma cidade dinamica, como no tempo dos descobrimentos, em que haviam mais estrangeiros do que pessoal de cá."

Enfim ridiculo. Também nao é de admirar, o gajo é mistura de negro ou sei la o que.
Mais uma vez se ve o racismo desta gente, sao misturados e querem que toda a gente o seja, querem destruir as raças nativas.
Ja se fosse um branco ou um misturado a dizer isso numa cidade africana, ja podiam protestar e ninguem lhes chamava racista ou nazi, ai ja tem os direitos de preservar e ter orgulho da sua raça.

23 de abril de 2008 às 20:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

népias, o costa é nosso irmao racial. e se nao acreditam, perguntem ao caturo que ele diz-vos o mesmo.

23 de abril de 2008 às 20:33:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Para ele somos todos irmãos.

23 de abril de 2008 às 20:35:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Para o costa.

23 de abril de 2008 às 20:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Costa é monhé e segundo o Caturo os indianos são indo europeus.
Nada de crticar o Costa portanto.

23 de abril de 2008 às 20:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se criticamos os Louçãs e os Josésfalcões, que são portugueses, porque é que não haveríamos de criticar qualquer outro caucasóide?...

23 de abril de 2008 às 21:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu gostei muito da ideia do Santana Lopes de pôr Lisboa bonita atractiva ao turismo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
o Saraiva mencionou a criação de museus nos edificios do terreiro do paço, etc.
estas é que são ideias boas!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

23 de abril de 2008 às 21:06:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Realmente vendo bem os museus são muito cinzentos. O multiculturalismo é mais multicolor.

23 de abril de 2008 às 21:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os barcos passariam a atracar próximos do terreiro do paço, aquilo é que era um bom hall para lisboa.

23 de abril de 2008 às 21:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

se os proprios europeus defendem cidades com mais estrangeiros que autoctones, nao é de estranhar que os nao-europeus (antonio costa) defendam o mesmo. Pensam que isto é deles, é de todos.

23 de abril de 2008 às 21:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Viva o multiculturalismo.

23 de abril de 2008 às 22:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

viva as pretinhas!
viva o eusebio!
viva o makelele!
viva o seal!

23 de abril de 2008 às 22:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NA INDIA ELEFANTE REVOLTA-SE CONTRA A TIRANIA DOS FUNDAMENTALISTAS PAGÕES.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=341799&tema=31

23 de abril de 2008 às 22:21:00 WEST  
Blogger Silvia Santos said...

O Antonio Costa limita-se a dizer o mesmo que diz o resto do PS...e do PSD. Não é por ser meio indiano que ele diz isso. Os outros dizem o mesmo e não são indianos.

23 de abril de 2008 às 22:39:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"NA INDIA ELEFANTE REVOLTA-SE CONTRA A TIRANIA DOS FUNDAMENTALISTAS PAGÕES."

Pode não ter sido a tirania mas deve ter-se revoltado contra alguma coisa.

23 de abril de 2008 às 23:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

foi feito por uma celebridade para muita gente ouvir,

Muita gente ouvir?...
Eu não ouvi nada em lado nenhum e só recentemente é que li o discurso dele, e nem tenho a certeza de o ter lido todo...

24 de abril de 2008 às 02:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O Antonio Costa limita-se a dizer o mesmo que diz o resto do PS...e do PSD. Não é por ser meio indiano que ele diz isso. Os outros dizem o mesmo e não são indianos.

Evidentemente... este só diz o que os outros ou dizem ou pensam, que é a promoção activa da mestiçagem como agente do multiculturalismo e da globalização como ideal de realização «humana». É a concretização da moral cristã segundo Justino, o Mártir.

24 de abril de 2008 às 02:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

NA INDIA ELEFANTE REVOLTA-SE CONTRA A TIRANIA DOS FUNDAMENTALISTAS PAGÕES

Ah... então quando o padre brasileiro desapareceu recentemente lá pelas costas brasileiras, foi porque a Natureza se revoltou contra a tirania dum servo do Judeu Morto... ;)

24 de abril de 2008 às 02:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E quando na Índia cerca de quinhentos cristãos foram bater noutros tantos cristãos e incendiar-lhes as casas, foi porque... se revoltaram contra a sua própria tirania?... :)

http://hinduunity.org/hinduunity/viewtopic.php?t=2526

24 de abril de 2008 às 03:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Entretanto, há agora quem diga que afinal Michael Richards não afirmou nada disto em tribunal, que este discurso é um mito urbano...
Fica por averiguar.
De qualquer modo, mesmo que o documento não seja autêntico (isto é, realmente proferido por Richards), é, seguramente, verdadeiro.

24 de abril de 2008 às 03:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Há novos desenvolvimentos relativamente à proposta que está em estudo em Inglaterra de ilegalizar a candidatura de brancos ao parlamento nalguns circulos eleitorais e que já tinha sido noticiada aqui no Gladius.
http://www.dailymail.co.uk/pages/live/articles/news/news.html?in_article_id=547910&in_page_id=1770

24 de abril de 2008 às 04:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sabiam que o Richards é maçon, do rito escocês?

24 de abril de 2008 às 10:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo escusas de estar a contar estórias de cristões pois a mim não me afectam nada.

24 de abril de 2008 às 16:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só um racista utiliza termos como "gook", "nigger", "honkey" ou "cracker". Pessoas educadas quando querem falar de etnicidade dizem "branco", "negro", "oriental", etc. Portanto, o que se depreende é que o Krammer é no fundo um racista tal como os outros que lhe chamam nomes.

Mas aquilo que não dizes - porque nunca sabes nada - é aquilo que o Michael Richards realmente disse durante o seu espectaculo stand-up comedy: "que se fosse há 50 anos atrás, vocês niggers seriam pendurados numa árvore e torturados com garfos".

25 de abril de 2008 às 14:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aqui está o espectaculo.

Grande dia para o nacionalismo quando o Krammer agora fala por vocês. O nacionalismo sempre a crescer no País dos Índios.

25 de abril de 2008 às 14:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bem me parecia ó sr. Caturo, este depoimento do Michael Richards deve ter tanto de verdade como a celebre carta do Rosa Coutinho a recomendar ao MPLA para matar mulheres e crianças.

25 de abril de 2008 às 14:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas aquilo que não dizes - porque nunca sabes nada

Sei o suficiente para dizer que continuas a ser a mesma nulidade do costume, visto que o que aqui está em causa não é o desabafo do sujeito, mas sim o discurso em tribunal que lhe é atribuído. Aliás, ele pediu desculpa pelo que disse no espectáculo, pormenor que entretanto te escapou, porque tens muito a mania que é preciso dizer tudo, mas afinal só dizes o que te interessa, o que só revela, ou a tua ignorância, ou a tua desonestidade.

25 de abril de 2008 às 17:10:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Aqui está o espectaculo."

O que se vê no espectáculo é que começa com uma piada e acaba com um "péssimo sentido de humor".

25 de abril de 2008 às 21:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Sei o suficiente para dizer que continuas a ser a mesma nulidade do costume, visto que o que aqui está em causa não é o desabafo do sujeito, mas sim o discurso em tribunal que lhe é atribuído"

Infelizmente, o discurso atribuido ao dito não se encontra em lado nenhum, nem um jornal - mas de um blogger - e já se sabe que tu acreditas que tudo o que se escreve na Internet é verdade até se provar o contrário. ;) Olha, vou fazer um blog em que acusa o Caturo (NC) de pedofilia. Pronto é verdade, e boa sorte provares que é falso.

O krammer pode ser racista, mas a tua fonte simplesmente adaptou um texto que já existe há mais tempo na Australia para o contexto Americano.

Pois é: continuas a não saber nada.

26 de abril de 2008 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Como foi por aí muito badalado, o actor Michael Richards, conhecido pela interpretação da personagem «Cosmo Kramer» na série humorística norte-americana «Seinfeld», está ainda a braços em tribunal devido a uma intempestiva diatribe contra os negros"

Como se não bastasse, o dito cujo não foi acusado de coisa alguma, e por conseguinte nunca esteve no tribunal por causa deste incidente.

O que se passa Caturo? Porque é que mentes e inventas?

26 de abril de 2008 às 14:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Infelizmente, o discurso atribuido ao dito não se encontra em lado nenhum, nem um jornal - mas de um blogger - e já se sabe que tu acreditas que tudo o que se escreve na Internet é verdade

Tu também acreditas, visto que o que agora vieste dizer também foi por ti lido na internet. :) Sucede simplesmente que tu preferes dar crédito apenas ao que te convém. Portanto, se alguém fizer um blogue a louvar as tuas qualidades como chefe de família, nesse caso fazemos um blogue a dizer que o ciscokid, ou qualquer outro anónimo que sejas (cobarde como és, nem um nick usas, porque pensas, estupidamente, que assim não se te pode esfregar no focinho as tuas imbecilidades, e até nisso te enganas à grande e à bruta, porque cada um dos teus comentários tresanda a rancor impotente e mentalmente indigente :)) não é nada disso que dizem, mas sim um traficante e consumidor de prostituição masculina, e, se formos como tu, até podemos preferir acreditar no segundo. :)

Para cúmulo da impotência, nem sequer conseguiste dar novidade nenhuma, visto que eu já aqui vim dizer que há quem ponha em dúvida que o discurso tenha sido realmente proferido. Ou seja, tal é a tua vontade de atacares quem te deita os ideais de merda por terra, ou até de te vingares das humilhações que aqui tens sofrido, que nem sequer lês antes de escrever e depois claro, fazes a figura triste que se vê.


continuas a não saber nada

E tu, além de não saberes nada, também não lês nada, e, sobretudo, não argumentas coisa alguma, ficas-te pelo habitual nível de indigência que te caracteriza.

Bom proveito. :)

26 de abril de 2008 às 15:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Como se não bastasse, o dito cujo não foi acusado de coisa alguma, e por conseguinte nunca esteve no tribunal por causa deste incidente.

O que se passa Caturo? Porque é que mentes e inventas?


Para teu azar, ainda não é desta que me consegues acusar de mentir ou de inventar seja o que for. Aliás, é preciso ser desesperadamente estúpido para dizer que estou a inventar seja o que for, depois de eu ter apresentado o link para o site donde tirei este texto. Se alguém inventou, não fui eu de certeza.

Já devias saber que tentar descredibilizar o blogue através de acusações mentecaptas e desonestas dessa índole só te faz parecer ainda mais cobarde e mentalmente insuficiente do que antes. :)

26 de abril de 2008 às 15:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Tu também acreditas, visto que o que agora vieste dizer também foi por ti lido na internet."

Pois: acabei de te provar que o texto da tua fonte foi plagiado de um texto mais antigo na Australia. Uma grande parte das frases foram copiadas. E a data do texto Australiano é mais antigo.

E se não és desonesto, então és estupidamente ingenuo em acreditar em qualquer merdice, sem verificar a veracidade no mais básico nível: que o Michael Richards NUNCA foi posto em julgamento por causa deste incidente.

E sim, és mentiroso logo de início: porque não havendo qualquer notícia do seu julgamento.... como é que começas?
Vai a negrito: Como foi por aí muito badalado, o actor Michael Richards, ...está ainda a braços em tribunal

Muito badalado que está ainda a braços em tribunal? hahahaha... é que ainda por cima, não podes esconder de baixo das saias do blogger, porque a tua fonte nunca disse isso: é uma invenção tua.

Mentiroso.

26 de abril de 2008 às 17:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois: acabei de te provar que o texto da tua fonte foi plagiado de um texto mais antigo

Não foi grande prova. Nada impediria que Richards fizesse um discurso baseado nesse da Austrália, que ele podia perfeitamente ter lido.
E, de resto, confirma-se que não deste novidade alguma... fica registado.


E se não és desonesto, então és estupidamente ingenuo em acreditar em qualquer merdice, sem verificar a veracidade no mais básico nível: que o Michael Richards NUNCA foi posto em julgamento

Só um imbecil sem nada a que se agarrar é que podia exigir que eu pudesse averiguar isso de algum modo, depois de haver vários sites na internet que dizem que ele esteve em tribunal e disse o que disse; acresce que a fonte que usei até é anti-racista, isto é, da tua laia, e também não desmentiu nada.


E sim, és mentiroso logo de início: porque não havendo qualquer notícia do seu julgamento.... como é que começas?
Vai a negrito: Como foi por aí muito badalado, o actor Michael Richards, ...está ainda a braços em tribunal
Muito badalado que está ainda a braços em tribunal?


Não, também não foi desta que conseguiste provar que sou mentiroso. Porque, de facto, o caso foi badalado, disso não há dúvida. Quanto a estar em tribunal, foi também divulgado por vários sites, sendo ou não verdade.

hahaha... é que ainda por cima, não podes esconder de baixo das saias do blogger, porque a tua fonte nunca disse isso

Por acaso até foi mesmo a blogger que o deixou escrito no seu blogue, para teu continuado desaire: citou que o discurso foi feito em tribunal, e não o desmentiu.

Aprende a ler, ou pede a alguém que te traduza:
Michael Richards, better known as Kramer from TV's Seinfeld. This was his defence speech in court after making racial comments in his comedy act. He makes some very interesting points. By the spelling of "defence," we may conclude that the commentator was English. I DON'T CARE IF THAT'S TERRIBLE LOGIC. It's no worse than some of the logic used in this passage.

Ou seja, continuas sem ser capaz de provar que tenhas razão num só ponto que seja, nem um, e andas aqui há que tempos... :)

26 de abril de 2008 às 17:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, também não foi desta que conseguiste provar que sou mentiroso. Porque, de facto, o caso foi badalado, disso não há dúvida. Quanto a estar em tribunal, foi também divulgado por vários sites, sendo ou não verdade."

E' mentira atras de mentira: primeiro dizes que o julgamento foi badalado, e agora que foi divulgado por varios sites. Mentira, mentira, mentira.

E nao so isso, mas ja devias saber que o discurso racial e' tolerado nos EUA, e chamar "nigger" nao da cadeia, nem julgamento.

Mentiroso, ignorante e desonesto.

27 de abril de 2008 às 19:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Chhh, aguenta e não chora. Já falhaste por completo a tua ridícula acusação, visto que não me conseguiste apanhar em mentira nenhuma. Acusaste-me estupidamente de ter inventado, e agora calaste-te que nem rato quando demonstrei que nada do que aqui disse foi por mim inventado. Agora, desesperadamente, tentas manter essa de que eu menti sobre o tribunal, e também aí te ridicularizas à grande, uma vez que está bem claro que também essa informação, falsa ou não, foi exposta em vários sites, e até se popularizou por meio de um e-mail colectivo. Aliás, para teu azar, que tanto te esforças por ocultar, eu próprio disse aqui que havia quem dissesse que afinal o discurso não tinha sido proferido pelo dito, pelo que, infelizmente para ti, chegaste tarde... :)
Efectivamente, é fácil fazer uma pesquisa rápida no Google e verificar que vários sites mencionaram não apenas o alegado processo em tribunal, mas também o discurso. Qualquer indivíduo que o faça pode fazer o mesmo que agora te faço, que é chapar-te com isto,
http://www.boxxet.com/Michael_Richards/Why_is_it_that_only_whites_can_be_racists.1hkbnt.d
nesse focinho de mongolóide baboso.

Bom proveito e vai tentando... andas há anos a querer provar que sou mentiroso, e nem por uma vez conseguiste ter razão, apenas demonstras que és um impotente desonesto a chafurdar na lama e a querer chegar cá acima, olha que é obra... :)

27 de abril de 2008 às 21:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home