sexta-feira, março 28, 2008

PAQUISTÃO EXIGE QUE A HOLANDA PROCESSE O AUTOR DO FILME ANTI-CORÂNICO «FITNA»

O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, já afirmou publicamente que o seu governo rejeita a interpretação que Wilders apresenta do Alcorão: diz Balkenende que «a vasta maioria dos muçulmanos rejeita o extremismo e a violência, e, de facto, as vítimas são frequentemente islâmicas» (como se o facto de a intolerância islâmica levar à matança de muçulmanos por outros muçulmanos significasse que os não muçulmanos podiam estar descansadinhos e dizer «não é nada connosco...»).

Mesmo assim, o Paquistão dirigiu-se ao embaixador holandês para declarar que cabia à Holanda processar Geert Wilders por difamação e vontade deliberada de ferir as sensibilidades muçulmanas. Sinal de que a gente de Mafoma ainda não percebeu - nem quer perceber - como funciona a Democracia. Escapa-lhe por completo que o governo holandês não tem nada a ver com as palavras dum dos seus cidadãos nem pode infringir a liberdade de expressão de qualquer deles. Como já se disse à saciedade, mas nunca é demais repetir, trata-se duma questão de ideais - de verdadeira, visceral e absoluta guerra de civilizações, porquanto uma civilização assenta sempre numa cultura, e a cultura é sempre determinada por um eixo central de valores, uma corrente axial ética.
A propósito de ofensas... Wilders limitou-se a mostrar coisas que os muçulmanos disseram e fizeram de facto. Porque será que não houve manifestações de massas islâmicas, ou protestos governamentais, contra esses muçulmanos que disseram e fizeram essas coisas?... Se bin Laden e afins «desvirtuam o Islão», porque será que as multidões muçulmanas não andam aos gritos contra ele pelas ruas fora, a queimar a sua efígie e etc., como fizeram contra Bush, contra Rushdie, contra o papa?...

1 Comments:

Blogger harms said...

Hoje, passou no espectacular telejornal da tvi a notícia de que a federação islâmica da Holanda quer processar o sr.Wilders e apresentou uma queixa num tribunal de Roterdão.

28 de março de 2008 às 23:24:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home