sexta-feira, fevereiro 29, 2008

JOVENS MUSLOS OBRIGAM GALERIA DE ARTE A FECHAR ATRAVÉS DA AMEAÇA DE VIOLÊNCIA


A causa deste encerramento foi a intervenção de seis muçulmanos que ameaçaram usar a violência se um dos posters a mostrar a Kaaba (pedra negra do santuário de Meca) não fosse removido.
A exposição tinha o título de «Governo Sionista Ocupado» e mostrava os trabalhos do grupo Surrend, cujo tema são os poderosos e os conflitos ideológicos.
Uma trupe de jovens muslos resolveu entrar pelo local adentro a gritar exigências e ameaçando usar de violência se as pessoas não lhes obedecessem.
A galeria espera abrir novamente ao público, após se efectivar o devido reforço securitário, argumentando que «seria inaceitável se grupos sociais tivessem poder para exercer censura sobre a arte e a liberdade de expressão.»

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

..
.
.

.
.

.
.
Mas agora as pessoas não podem manifestar o descontentamento para com aquilo que eles acham que é provocatório em relação á sua religião?

De facto por um lado pode-se fazer exposições a denegrir a imagem de uma religião, mas por outro nºao se pode manifestar contra...

essa está boa , lá vem eles com a conversa da liberdade de expressão...

mas quando meteram a exposição dos desenhos sionistas, foram logo proibidos...

29 de fevereiro de 2008 às 18:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

Este não distingue entre «manifestar descontentamento» e ameaçar com uso de força.

É por não perceberem isto que há pessoas que não entendem a Liberdade de expressão, e com gente desta a fazer peso, a Democracia não pode correr bem.

Já agora, que desenhos sionistas foram proibidos?...

29 de fevereiro de 2008 às 18:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Foram sim ...

Foram proibidos na dinamarca sobro o pretexto de fomentarem mais confilitos...

De resto rapazinho, és demasiado faccioso, porque manifestações com violência não escolhem etnias...

Prova disso é os teus amigos nacionalistas da hungria que fizeram o que fizeram nas ruas, destruiram, queimaram e pilhara, tudo em nome da salvação da europa pela mão desse tal nacionalismo salvador da raça.

E neste caso nem foi aplicado o uso da força, apenas ameçaram, não o deviam ter feito mas não são os únicos...
Aliás talvez seja essa a única maneira de serem ouvidos...

Uma vez que insistem em os povocar com caricaturas ao seu deus...

Mete lá ai umas caricaturas numa terrinha portuguesa , no jornal local com jesus a desenfurrujar os pregos da cruz e vais ver se também não te saltam em cima...

29 de fevereiro de 2008 às 19:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

Foram proibidos na dinamarca sobro o pretexto de fomentarem mais confilitos...

Onde está isso escrito, fedelho?


manifestações com violência não escolhem etnias...

Pois, pois... mas não se vêm nem hindus, nem budistas, nem cristãos, nem adeptos de qualquer outra religião a fazer o que os muslos fazem... porque será?...


Prova disso é os teus amigos nacionalistas da hungria que fizeram o que fizeram nas ruas,

Estúpida comparação. Esse caso nada teve a ver com um protesto contra a liberdade de expressão, que é o que os muslos fazem. Os Nacionalistas não foram para as ruas só porque alguém andava a gozá-los.


E neste caso nem foi aplicado o uso da força, apenas ameçaram, não o deviam ter feito mas não são os únicos...
Aliás talvez seja essa a única maneira de serem ouvidos...


Ora aqui está - o islamófilo tira a máscara e mostra que apoia o fanatismo intolerante dos seus «irmãos» muslos.


Uma vez que insistem em os povocar com caricaturas ao seu deus...

Ah, muito bem... nesse caso, qualquer skinhead tem o direito de te partir o focinho se algum dia os provocares com alguma caricatura do Hitler ou assim. Fica registado.


Mete lá ai umas caricaturas numa terrinha portuguesa , no jornal local com jesus a desenfurrujar os pregos da cruz e vais ver se também não te saltam em cima...

Bem, têm aparecido pela Europa fora várias coisas piores do que essa e não há ameaças nenhumas... há uns tempos, alguém pôs em exposição, numa galeria de arte, um crucifixo dentro dum frasco de urina, e ninguém pôs bombas ou fez ameaças, ou manifestações de rua... mais recentemente, vi nos arredores de Lisboa uns cartazes de anúncio a uma peça de teatro, com uma imagem de Jesus enfiada numa sanita, e ninguém se chateou publicamente com isso.

29 de fevereiro de 2008 às 20:38:00 WET  
Blogger Inês said...

Parece que o anónimo das 7:45 nunca ouviu falar de anticlericalismo. No século XIX por exemplo, existiam centenas de periódicos de caricaturas consagradas às mais diversas áreas incluindo a da sátira religiosa. Raphaell Bordallo Pinheiro, por exemplo, publicou inúmeras caricaturas anticlericais em diversos jornais de caricaturas, de tal modo inconvenientes que o próprio viu-se obrigado a emigrar para o Brasil devido às perseguições que sofreu por esse facto. No entanto, as caricaturas anticlericais, contra a igreja católica persistiram por todo o lado, não só nos jornais dos grandes centros urbanos mas também de outras cidades do interior. Além disso estas manifestações contra o catolicismo não se restringiram à arte da caricatura e assumiram outras formas, nomeadamente na segunda metade do século XIX foi vulgar surgiram manifestações populares onde bonecos vestidos de clérigos eram pendurados nas ruas e posteriormente queimados. Actualmente é que andamos um pouco "mansos" mas o povo português não é tradicionalmente passivo, tal como se quer fazer crer. Em todo o caso, sempre existiram manifestações anticlericais e de outros "anti" qualquer coisa. Acontece sempre que alguém resolve levantar a voz para se expressar contra o sistema ou contra alguma coisa, com ou sem razão. É normal. É por aí que começam as revoluções e as mudanças. Como diz o povo: "Quem cala, consente". E o contrário também é verdade: Quem não consente tem de falar.

1 de março de 2008 às 23:56:00 WET  
Blogger Inês said...

Para os anónimos: Toda a gente deve ser livre de ter opinião sobre o que quiser e expressá-la livremente. Não podemos impedir os outros de, na sua casa, nos criticarem, particularmente se nós vamos a casa deles sem sermos convidados e lá fazemos o que nos apetece sem o menor respeito por eles nem pelo seu espaço tentando lhes impor o nosso modo de vida e de pensamento. Ora isso foi o que esses jovens fizeram. Entraram na casa dos outros e ameaçaram-nos por estes terem opinião sobre eles. Isto é pura e simplesmente uma demonstração da sua arrogância e das suas intenções em imporem a sua religião ao mundo inteiro não admitindo pensamento contrário ao seu. Nunca caberia na cabeça de um europeu ir a um país muçulmano exigir o que quer que fosse em prol das religiões europeias. Porque a liberdade de expressão é dos valores morais europeus mais prezados fazendo parte da nossa tradição cultural. Quando esta for banida em prol de uma cultura estrangeira então é porque terá morrido o último restício de dignidade que ainda possuímos.

2 de março de 2008 às 00:35:00 WET  
Blogger Silvério said...

Pelo menos alguns de nós :D

2 de março de 2008 às 00:49:00 WET  
Blogger Shivafaa said...

Mas agora as pessoas não podem manifestar o descontentamento para com aquilo que eles acham que é provocatório em relação á sua religião?

Agora imagina tu, se, os Europeus ou Americanos fossem tomar medidas quando, num qualquer país muslo, vêm uma cambada qualquer de fanáticos a queimar as suas bandeiras. Isso para mim, é mais grave do que qualquer caricatura de Maomé ou de qualquer sátira à religião...é só uma sátira, nada mais. Os muslos passam a vida a queimar as bandeiras dos países não-muçulmanos, e só queimam as bandeiras porque não podem mesmo queimar o povo todo, senão faziam-no...isso sim, é que é provocatório...mas, ninguem lhes diz nada...já se fosse ao contrário...

3 de março de 2008 às 14:16:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home