quarta-feira, fevereiro 27, 2008

ESTADO DA RELIGIÃO NA MAIOR SUPER-POTÊNCIA

O mais recente estudo estatístico sobre a religião nos EUA indica que o Cristianismo perde terreno a passos largos na terra do Tio Sam, que tem sido talvez o país mais religioso e cristão do Ocidente. O Catolicismo parece aí especialmente afectado, mantendo-se os seus números relativamente estáveis devido apenas à imigração hispânica. Perdeu todavia mais crentes do qualquer outro credo - no último ano, 2,6% dos Norte-Americanos tornaram-se católicos, mas 10,1% deixaram de o ser.

Ao todo, dez por cento da população norte-americana abandonou a religião católica.

Cerca de 16,1% da população norte-americana não pertence hoje a qualquer confissão religiosa, embora nem todos os integrantes desta percentagem digam não ter qualquer orientação religiosa.

De todas as grandes religiões, o Hinduísmo foi a que menos crentes perdeu (oito em cada dez crianças nascidas hindus continuam a sê-lo).

Quanto ao Paganismo, confirma-se a tendência do seu crescimento. O estudo aponta para um crescimento de 0,4% de crentes (divididos em Wicca, Paganismo em geral ou outra designação). Ora 0,4% da população significa um milhão e duzentos mil pagãos. A estimativa anterior era de 768.400 pagãos norte-americanos.