segunda-feira, janeiro 28, 2008

CASAMENTO CATÓLICO TENDE A SER MINORITÁRIO EM PORTUGAL

Do jornal «Público» de sábado, via Diário Ateísta, eis um excerto dum artigo interessante, talvez bom sinal para o futuro do País:

«[…] Os casamentos civis já ultrapassaram os religiosos em várias regiões portuguesas. E não foi só no litoral, tradicionalmente menos conservador. […] Em Bragança, por exemplo, dos 216 casamentos celebrados em 2006, 119 foram pelo civil contra 97 religiosos. Como seria de esperar, as regiões onde os casamentos católicos mais perderam terreno foram a Grande Lisboa, o Alentejo e o Algarve. No primeiro caso, o INE registou 4953 casamentos civis, contra 3413 religiosos, com estes a perderem expressão em praticamente todos os concelhos. Descendo para a península de Setúbal, a desproporção aumenta: 2227 casamentos civis, contra 1176 religiosos. O mesmo se passa no Alentejo e no Algarve. Aqui há o dobro de casamentos civis.

Apesar de ainda não se reflectir nos totais nacionais (47.857 casamentos, dos quais 24.950 católicos e 22.895 civis), o abandono da cerimónia religiosa “vai rapidamente alargar-se a todas as regiões do país”, segundo Anália Torres, investigadora do ISCTE e autora do livro Casamentos em Portugal. A socióloga nota que a preferência pelos casamentos civis é uma tendência há muito instalada na Europa. “Em Portugal, e nos países mais a sul, é que está a ter uma manifestação mais tardia”, contextualiza. De resto, a diminuição dos casamentos religiosos enquadra-se num quadro geral de perda de terreno da religião católica em Portugal. […]»


Cai a religião predominante do Judeu Crucificado, fica o caminho aberto para que outro(s) Galo(s) cantem), o que será tendencialmente benévolo, desde que a ave cantadeira não seja verde e de crista em forma de crescente...
E, assim, enfraquece-se o principal divulgador em Portugal e na Europa da ética universalista. Mau sintoma é que não é.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

deixa de ser adolescente sonhador. na europa a fé está em crise ,e em declínio dando lugar ao comodismo e TU, mas mesmo só TU, lanças foguetes e apanhas as canas da "festa" do ateísmo e materialismo. e se pensas que o paganismo irá substituir o cristianismo, como a religião oficial dos indo-europeus ,
então nesse caso não és um sonhador , mas um ilusionista que acredita nas próprias feitiçarias...:)

de tanto ridicularizares o judeu crucificado, era bem feito que os muslos tomassem conta do poder espiritual.

(estou a fazer figas e a bater na madeira)

28 de janeiro de 2008 às 17:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e só se pode casar 1 vez pela igreja, pelo civil as vezes que quiseres :»

28 de janeiro de 2008 às 17:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mas qd é para preencher os impressos do INE quase 90% coloca a cruz no cristianismo/católico

28 de janeiro de 2008 às 17:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

na europa a fé está em crise ,e em declínio dando lugar ao comodismo e TU, mas mesmo só TU, lanças foguetes e apanhas as canas da "festa" do ateísmo

Não percebes que o vazio acaba sempre por ser preenchido, duma maneira ou doutra; o caos é sempre o que antecede a nova ordem.

28 de janeiro de 2008 às 17:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

e só se pode casar 1 vez pela igreja, pelo civil as vezes que quiseres :»

Pois, mas para que essa objecção ao estudo seja efectiva, era necessário demonstrar que o número de divórcios aumentou... e, mesmo assim, não seria suficiente, perante o ritmo crescente do aumento de casamentos puramente civis.

28 de janeiro de 2008 às 17:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

mas qd é para preencher os impressos do INE quase 90% coloca a cruz no cristianismo/católico

Quase... dantes era mais de noventa e cinco por cento...

De resto, faço notar que o número de baptismos também diminuiu. Já aqui noticiei isto mesmo.

28 de janeiro de 2008 às 17:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

TU é que ainda não percebeste que desaparecendo a força religiosa e moral do cristianismo, o islão invadirá esta merda toda e depois não há nem conversa, nem meio mas.
nós os beatos, toleramos os tontos, palhaços, comunas, putas e vinho verde, mais os aluados, enfim toda a espécie de malucos e inventores que nos satirizam.

os atoalhados radicais, que cada vez são mais, devido a várias razões que agora para o caso não interessa, regem-se por outros valores menos liberais.

28 de janeiro de 2008 às 17:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tu e quejandos bem queriam convencer as pessoas que ou vocês mandam na Europa ou então é o caos, mas que truque mais saloio, ó lacaio do Papado...
Estás a esquecer ou a omitir dois aspectos importantes:
- boa parte dos dimiescos na Europa são católicos de todo;
- o fim do Cristianismo, bem como o ateísmo e o cepticismo em geral, em nada apontam para a valorização do Islão. Pura e simplesmente não há nenhum nexo de causalidade nessa ideia.

O que os Europeus querem, cada vez mais, é liberdade e rejeição de dogmas e de posturas de autoritarismo, espiritual e não só.

Por conseguinte, a vida correr-vos-á cada vez pior. De resto, não são vocês que se regem por valores liberais, mas sim os não religiosos. Vocês só não exercem um poder totalitário porque não podem. Escusam por isso de se armar em democratas, que a máscara não vos fica bem.

28 de janeiro de 2008 às 17:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bem, Caturo, imagina tu agora que a Europa resolve ser uma senhora pós moderna e anti Cristã / Religiosa. O que tem isso de bom?

Segundo as tuas crenças, mina o multiculturalismo. Que mais?

Será mesmo necessário que te faça uma lista dos contras desse tipo de pós modernismo?

É por estas e por outras que muitas vezes penso que os Nacionalitários Portugueses ainda estão muito verdes. Quanta ingenuidade e falta de objectivos palpáveis...

28 de janeiro de 2008 às 18:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

Segundo as tuas crenças, mina o multiculturalismo. Que mais?

E já é bem bom...

Que mais? O mais importante: deixa caminho aberto ao retorno das verdadeiras religiões do Ocidente.


Será mesmo necessário que te faça uma lista dos contras desse tipo de pós modernismo?

Venha ela, a tal lista... porque esperas?


É por estas e por outras que muitas vezes penso que os Nacionalitários Portugueses ainda estão muito verdes. Quanta ingenuidade

Não, é o contrário. Foi em boa parte por causa do excessivo ascendente do Catolicismo sobre o Nacionalismo em Portugal que o Movimento andou sempre tão atrasado, para além de albergar tendências especialmente contraproducentes e auto-destrutivas. Mas não há mal que sempre dure e, felizmente, as posições clarificam-se cada vez mais. E já não há dúvida de que a Igreja é inimiga do Nacionalismo.

28 de janeiro de 2008 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mais uma vez o Caturo foge com o rabo à seringa ( já deve estar farto das picas), e dá a volta ao texto, como se fosse o filho da soraia chaves, frustado por querer mamar e esta dar-lhe o biberão.

Os Cristãos são ainda (infelizmente) demasiados tolerantes e liberais para os indiferenciados e trocistas.
não me admira que os teus melhores amigos sejam do PCP e do BE :)

os muslos totalitários já não estão dispostos a ceder certos privilégios e benesses, e muito menos aceitar uma sociedade laica e pacífica com os seus detractores e jacobinos autênticas copy paste de afonso costa

vai passar uma férias num país árabe, e põe-te lá a armar aos cágados com a TUA filosofia new-age pós moderna de uma pseudo-ancestralidade carnavalesca,e depois conta-me como foi, se ainda fores a tempo.

28 de janeiro de 2008 às 19:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

mais uma vez o Caturo foge com o rabo à seringa

Quem mais uma vez fugiu com o rabo à seringa foste tu, e com o descaramento que caracteriza a tua hoste vens agora querer desviar as atenções.
Efectivamente, não respondeste a nada, não adiantaste argumento algum, fingiste que não leste o que te foi atirado à cara, e essa não é uma maneira honesta de discutir.

Deve ser isso que hoje em dia lhes ensinam lá na catequese, quando estão todos ajoelhadinhos perante o Judeu Morto...

Em primeiro lugar, já desarmei essa do «nós cristãos somos muito tolerantes», porque na verdade os cristãos nunca foram tolerantes, e só o advento da Europa racionalista e classicista é que garantiu o retorno paulatino mas crescente dos Europeus à antiga liberdade pré-cristã.
Não foi por vontade da Igreja que se deu esta liberalização, muito pelo contrário. Já na época contemporânea, ainda o papa condenava a liberdade de pensamento e de culto.
Portanto, quanto à «tolerância» dos cristãos, estamos conversados.

De resto, o último parágrafo é especialmente idiota, visto que eu é que tenho dito, constante e diariamente, que o Islão é a grande ameaça totalitária contra o Ocidente, e que é pior ainda do que o Cristianismo.

Quanto à minha filosofia, nada tem de New-Age, e o facto de assim a rotulares só demonstra ignorância. No que respeita à «pseudo-ancestralidade carnavalesca», bem, é a minha e é a tua também, porque, se não é, então não és de cá, pelo que não fazes cá falta. Volta para donde vieste ou procura abrigo na tua «Terra Santa»...

28 de janeiro de 2008 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

.....mas em caso de guerra racial e/ou religiosa,aqui o Ultramontano, daria-lhe guarida :)

o meu lema é: primeiro estão os meus, e os outros que se fodam

28 de janeiro de 2008 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

epha! hoje deve ser segunda-feira. porque às terças, é dia de mandar a boca de que os cristãos dão a outra face coisa e tal

28 de janeiro de 2008 às 19:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

.....mas em caso de guerra racial e/ou religiosa,aqui o Ultramontano, daria-lhe guarida :)

Ah, vem as meus braços...


o meu lema é: primeiro estão os meus, e os outros que se fodam

O que não diria o Carpinteiro duma afirmação dessas... :=)

28 de janeiro de 2008 às 19:46:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home