terça-feira, outubro 30, 2007

A CRISTANDADE NO SEU DEVIDO LUGAR FACE AO NACIONALISMO

O cifótico da beatice pseudo-intelectual continua armado em vítima.

Efectivamente, escrevinha um texto aparentemente cuidado só para, no fim, dizer que o Estado democrático não o deixa «lutar por uma concepção de Bem.» Como se «lutar por uma concepção de Bem» fosse proibido por alguma Democracia...

A menos que «lutar por uma concepção de Bem» seja, para o gibas, poder impingir aos outros a sua própria concepção de Bem, sem recurso a sufrágio universal nem nada que com isso pareça...

Esta nem ao mais primário facho/comuna anti-democrático lembrava, mas a sofisticação de espírito é, na prosa de Corcunda, mero artifício, destinado a esconder ou embelezar uma mentalidade particularmente redutora e obscurantista.

Vejamos como...

Começa por julgar que, por meio duma citação de Chesterton, consegue invalidar ou ridicularizar o Nacionalismo puro. A afirmação deste autor é a seguinte: «My country right or wrong is like saying, my mother drunk or sober».
Para qualquer pessoa bem nascida, é claro como água que a mãe deve ser honrada mesmo que seja alcoólica, ou até prostituta, traficante de droga e comedora de crianças ao pequeno-almoço. O exemplo de Chesterton não é pois o mais feliz. Independentemente disso, passando por cima das infelicidades de linguagem, o que não deixa de ser verdade é que, para um nacionalista autêntico, a lealdade à Nação é, em si mesma, um dever, logo, um «to be right», mesmo que a Nação esteja a ser «wrong».

O início da sua charla propriamente dita marca-se por uma postura de quem se dá ares professorais, pretendendo ensinar a quem o lê o que é o Nacionalismo, pois que, no seu «entender», muito se fala sobre tal ideologia sem se percebê-la.
E, para ilustrar o beatério patrioteiro e um ou outro curioso que o leia, estende-se (ao comprido) a explicar em que consistem os «diferentes tipos de Nacionalismo».

Tanto num caso como noutro, o Marreco da Missa tudo faz para esquecer, ou dar por esquecido (atitude muito típica de quem não gosta de discutir ideias realmente contrárias às suas) que o Nacionalismo é, antes de mais, nada mais do que isto e sempre isto: doutrina que consiste em colocar a Nação acima de tudo o resto, como prioridade máxima da Política, sendo a Nação entendida como uma entidade de carácter étnico cuja pertença se herda à nascença.

Tudo o resto que o Curvo da Hóstia redige - com a sua pirosa grandiloquência sobre a «Justiça», a «Tradição», a «Realidade», com maiúsculas, para dar a entender que a realidade dos outros não é real... - é mero bric-a-brac ideológico, consiste em tentar pôr no primeiro plano aquilo que, numa sociedade normal, é sempre uma ferramenta, nunca um fim em si. Porque, para qualquer estado de coisas verdadeiramente tradicional, toda a estrutura política e jurídica só existe com um propósito: servir a Estirpe.

Naturalmente que a Justiça é em si um valor sacro, já os antigos Romanos o sabiam ao reconhecer-Lhe um carácter divino.

Sucede simplesmente, para constante pesadelo de marrecos do espírito, que a Justiça, no campo humano, depende sempre de quem a define.

O que é pois a Justiça?

A Justiça é pura e simplesmente dar a cada qual o que lhe pertence.

Mas... o que é que pertence a cada qual?

É aqui que há tantos conceitos de Justiça quantas ideologias existirem.

Assim, para um Nacionalista, é justo que os nacionais tenham no seio da Nação mais direitos do que os estrangeiros; em contrapartida, um internacionalista jura a pés juntos e grita histericamente que não é justa a desigualdade entre nacionais e estrangeiros e que «o Mundo pertence por igual a toda a gente, somos todos cidadãos do mundo» ou quejanda merdice.
Tanto num caso como noutro, há toda uma visão do mundo, completa em si mesma, coerente - ambas as concepções de Justiça são irredutíveis e incontornáveis.


Por conseguinte, falar, como Corcunda faz, da «Justiça», é pura retórica balofa e prepotente, que só serve para mascarar uma atitude de imposição a tudo e a todos do seu próprio, do marreco, sentido de Justiça.

E o Curvadinho das Catedrais acredita, como todos os fanáticos, que tem mesmo o direito de fazer valer os seus ideais contra e acima de tudo o resto, como se aquilo que pensa ou sente fosse «universalmente verdadeiro» e, portanto, além de toda a discussão.

Esta mentalidade é um produto natural do Universalismo militante de certas doutrinas religiosas e políticas. O silogismo é simples: o sujeito que milita por causas desta natureza acredita,
primeiro, que é dono da verdade (porque lhe foi revelada por Deus, ou pela «Moral» indiscutível),
segundo, que toda a humanidade é igual nas suas aspirações e raízes,
donde se segue que,
o que é bom para o militante, é bom para os outros,
mesmo que estes outros não o queiram ou não saibam.
Porque o militante universalista não duvida, nem por um segundo, que sabe o que é melhor para os outros, quer eles queiram quer não.
Não admira pois que o Corcovado dos Vigários simpatize tanto com o Islão...

Aproxima-se entretanto de dizer qualquer coisa de jeito quando se refere às «religiões de Estado» como traço da Modernidade - porque é também nisto que Berdiaev tem razão quando afirma que o ressurgimento dos Nacionalismos na Idade Moderna constituem, essencialmente, o retorno de uma mentalidade pagã, isto é, pré-cristã, que os crentes do Crucificado, incluindo o próprio autor russo, acreditavam ter destruído para sempre. Mas não o conseguiram, pura e simplesmente porque o Ocidente, apesar de tudo, ainda está vivo e, consequentemente, acaba por escapar a doutrinas imperialmente universalistas e dogmáticas, pretensas escravizadoras dos espíritos e do orgulho das Nações.

Perto do fim, o torcidíssimo da catequese insiste em negar que os católicos obedientes à «Santa» Sé sejam arautos dos interesses políticos do Papado.

Corcunda não queria ser dado como um lacaio subserviente da Igreja - e lança mão de todas as argumentações, todas as voltas e voltinhas verbais, forçando o mais que pode a «lógica», muitas vezes vitimista, que aplica, para arranjar maneira de não ser considerado um serviçal rastejante do Estado Papal.
Pois queria sim - mas, como já devia saber, a dignidade e a verticalidade são para quem pode, não para quem quer. E Corcunda não pode, definitivamente, escapar a ser visto como é de facto: um arauto da beatice mais completa, aquilo a que se chama, em linguagem mais cuidada, um cheirinhas do padralhame.
O Cristianismo é uma religião universalista como outra qualquer. Se porventura a elite reinante ocidental se tornasse, imaginemos, budista, teria o direito de impor os preceitos do príncipe Shidarta Gautama a toda a população europeia?

Corcunda só teria razão se a Cristandade estivesse acima de toda a discussão. E, efectivamente, já não está. E é isto que o marreco não suporta nem tolera.

Confirma-se pois o seguinte: considerar que os valores impostos pela Igreja, ou que a Igreja queria impor, coadjuvada pela vigilância inquisitorial dos marrecos de sacristia, são para ser aceites «sem discussão», e mais, que a Nação só existe para servir a Cristandade, é, logo à partida, andar submisso aos ditames e convenências do Vigário do Judeu Morto. E negá-lo é efectivamente tentar convencer outros da veracidade do chamado «Conto do Vigário».

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pá isto não é nenhum fan-clube.

31 de outubro de 2007 às 00:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pá isto não é nenhum fan-clube.

31 de outubro de 2007 às 00:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo , tu como administrador diz-me sff, o que se passa com o forum nacional?

31 de outubro de 2007 às 01:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

há tantos conceitos de Justiça quantas ideologias existirem.

Neste ponto não estamos de acordo: conceito de Justiça há um só. Dizer que o que o Estaline fez nos gulags pode ser tão ou mais justo do que o que a Madre Teresa de Calcutá fez aos pobres dependendo da perspectiva ideológica com que se aborda o facto é um relativismo que não me parece correcto.
O Corcunda erra quando diz que para um nacionalista pode haver Justiça sem lealdade à Pátria. Não, não pode: sendo a conservação da Nação base enformadora de toda a política nacionalista, logo, achar que uma qualquer concepção de Justiça se pode sobrepor à Nação é um erro em toda a linha.
Mas que há proposições essencialmente justas e essencialmente injustas, disso não se pode duvidar - lavrar um decreto ordenando o esventramento das crianças com menos de 5 anos, por exemplo, ou a queima na fogueira de um fulano qualquer só porque defende a repartição das terras, são regras que não se coadunam com a Justiça, independentemente da perspectiva que se adopte para a aferir: violam direitos naturais dos seres humanos, respectivamente o direito à vida e o direito à isegoria.
Quero com isto dizer que, como dizes e bem, todo o edifício jurídico e político deve ser posto em funcionamento de modo a prover a conservação nacional. Mas quando se legisla há uma série de preceitos, assentes na ética e no respeito pela pessoa humana em todas as suas dimensões, que não podem ser descurados, independentemente da ideologia. Por isso é que há Direitos Naturais, como sejam a vida, a liberdade de expressão, reunião, manifestação e participação cívica, a privacidade, a igualdade perante a lei, a presunção de inocência. Por isso, em suma, é que se consagra o direito à desobediência civil - quando as leis são ontologicamente injustas.
Se assim não se proceder a normativa é injusta, intrinsecamente injusta, e não há nada que a salve dessa condição.

31 de outubro de 2007 às 18:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quem te topa bem é o marreco.
Ele arrasa contigo.

1 de novembro de 2007 às 21:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já demonstrei, com ampla citação, quem arrasa com quem - aliás, o cifótico de sacristia é queimado vivo.

2 de novembro de 2007 às 16:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Dizer que o que o Estaline fez nos gulags pode ser tão ou mais justo do que o que a Madre Teresa de Calcutá fez aos pobres dependendo da perspectiva ideológica com que se aborda o facto é um relativismo que não me parece correcto.

Por mais horrendo que pareça, isto é de uma veracidade incontornável. Este facto deve servir para reforçar a vontade de salvaguardar a nossa civilização contra invasões culturais cujos valores cardinais sejam outros, radicalmente opostos em certos casos.



O Corcunda erra quando diz que para um nacionalista pode haver Justiça sem lealdade à Pátria. Não, não pode: sendo a conservação da Nação base enformadora de toda a política nacionalista, logo, achar que uma qualquer concepção de Justiça se pode sobrepor à Nação é um erro em toda a linha.

É um erro sim... mas apenas e exclusivamente à luz da ética nacionalista, caro camarada. Não há nada a fazer, existem mundos diferentes e incompatíveis.


há proposições essencialmente justas e essencialmente injustas, disso não se pode duvidar - lavrar um decreto ordenando o esventramento das crianças com menos de 5 anos, por exemplo, ou a queima na fogueira de um fulano qualquer só porque defende a repartição das terras,

E o apedrejamento até à morte de uma mulher considerada adúltera, ou a matança de indivíduos que se convertem a outra religião? Que dizes disso? Qualquer europeu consideraria horrendas tais práticas, mas uma das maiores religiões do mundo tem tais preceitos como sendo divinamente ordenados.


podem ser descurados, independentemente da ideologia. Por isso é que há Direitos Naturais, como sejam a vida, a liberdade de expressão, reunião, manifestação e participação cívica, a privacidade, a igualdade perante a lei, a presunção de inocência. Por isso, em suma, é que se consagra o direito à desobediência civil - quando as leis são ontologicamente injustas

Sim - mas onde é que existe tal direito? Em Portugal, nos EUA, noutros países ocidentais - mas duvido que também existam no Afeganistão ou na Arábia Saudita.,,

2 de novembro de 2007 às 16:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Dizer que o que o Estaline fez nos gulags pode ser tão ou mais justo do que o que a Madre Teresa de Calcutá fez aos pobres dependendo da perspectiva ideológica com que se aborda o facto é um relativismo que não me parece correcto.»

Por mais horrendo que pareça, isto é de uma veracidade incontornável. Este facto deve servir para reforçar a vontade de salvaguardar a nossa civilização contra invasões culturais cujos valores cardinais sejam outros, radicalmente opostos em certos casos.

óptimo. Ainda bem que estamos de acordo.

«O Corcunda erra quando diz que para um nacionalista pode haver Justiça sem lealdade à Pátria. Não, não pode: sendo a conservação da Nação base enformadora de toda a política nacionalista, logo, achar que uma qualquer concepção de Justiça se pode sobrepor à Nação é um erro em toda a linha.»

É um erro sim... mas apenas e exclusivamente à luz da ética nacionalista, caro camarada.

E o Curvado não se cosnidera nacionalista? Então, erra. Demonstra, de resto, um primaríssimo erro, posto que nem a etimologia da palavra que encerra a ideologia que afirma defender o pobre coitado conhece.

Não há nada a fazer, existem mundos diferentes e incompatíveis.

Não digo que não: o Cristianismo, ou o Islão, por exemplo. De facto não há como os compatibilizar com o verdadeiro nacionalismo.
Mas, é forçoso repetir, é o Corcunda que se diz nacionalista.


«há proposições essencialmente justas e essencialmente injustas, disso não se pode duvidar - lavrar um decreto ordenando o esventramento das crianças com menos de 5 anos, por exemplo, ou a queima na fogueira de um fulano qualquer só porque defende a repartição das terras»

E o apedrejamento até à morte de uma mulher considerada adúltera, ou a matança de indivíduos que se convertem a outra religião? Que dizes disso?

Digo «idem».


Qualquer europeu consideraria horrendas tais práticas, mas uma das maiores religiões do mundo tem tais preceitos como sendo divinamente ordenados.

Contrariando os preceitos mais elementares da Justiça: nenhuma forma de encarar o Mundo que preveja punição desequilibrada para os actos dolosos é justa. E isto aqui ou na China.
Objectivamente, a legislação europeia é melhor do que a de qualquer lugar no Mundo. E porquê? Porque, ao contrário do que sucede em qualquer outro lugar, aqui qualquer homem, pelo simples facto de ser um homem, goza de prerrogativas que impedem a sua degradação e a sua submissão a actos de injustiça. Ninguém seria apedrejado por adultério porque é injusto ser apedrejado por adultério - e tanto é injusto aqui como na Nigéria profunda; ninguém seria esventrado só porque o Governo quis porque isso é injusto - e é-o aqui como em qualquer lugar do Mundo.
Nenhum mullah saberia dar uma explicação racional para o modo como aministra a Justiça. Só saberia arguir com base na fé: «é assim que o Corão diz». Ora, e mesmo sendo tu religioso concordarás comigo, proceder de um modo contrário à razoabilidade é errado, mesmo que o Deus em que se acredita a isso concite. É objectivamente errado, e portanto injusto.


«podem ser descurados, independentemente da ideologia. Por isso é que há Direitos Naturais, como sejam a vida, a liberdade de expressão, reunião, manifestação e participação cívica, a privacidade, a igualdade perante a lei, a presunção de inocência. Por isso, em suma, é que se consagra o direito à desobediência civil - quando as leis são ontologicamente injustas»

Sim - mas onde é que existe tal direito? Em Portugal, nos EUA, noutros países ocidentais - mas duvido que também existam no Afeganistão ou na Arábia Saudita.

Não, não existem, e isso está errado. E a legislação que priva os cidadãos desses direitos na Arábia Saudita, etc., é injusta.
Se se avaliar as coisas racionalmente percebe-se que os homens têm um série de direitos inalienáveis: caso contrário não são cidadãos, não são sequer seres humanos: são apêndices de uma entidade qualquer que se diverte a espezinhá-los. Se, contudo, detiverem esses direitos, e se eles forem observados na criação de legislação, a sociedade é justa. Noutra circunstância, qualquer que seja, não é.

2 de novembro de 2007 às 21:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home