quarta-feira, setembro 19, 2007

MAIS UM APONTAMENTO SOBRE O MODERADÍSSIMO GOVERNO TURCO

O primeiro ministro turco Recep Tayyip Erdogan afirmou, no jornal Financial Times, que quer abolir a proibição do véu islâmico nas universidades, fazendo esta medida parte de uma alteração constitucional da Turquia.

Os comentários de Erdogan, cujo partido islamista AK ganhou recentemente mais um mandato nas eleições de Junho, pode reacender as tensões entre o governo e as elites laicas, incluindo os generais das forças armadas, que, sendo de formação laicista, desconfiam desde há muito das pretensões islamizantes do actual primeiro-ministro.

Os secularistas receiam, neste caso, que a abolição da proibição do véu resulte numa maior pressão social para que as mulheres passem cada vez mais a usá-lo, visto que o contexto religioso turco é esmagadoramente dominado pelo Islão.

O véu foi proibido nas universidades em 1982, na sequência de um golpe de estado militar.

Erdogan afirma que quer instituir uma Constituição que garanta um Estado democrático, secular, onde os direitos individuais sejam respeitados.

As forças armadas e os gestores dos mercados financeiros observam e aguardam, com nervosismo, o desenrolar dos acontecimentos.