quarta-feira, agosto 22, 2007

UM PONTO DE VISTA CRISTÃO SOBRE O PAGANISMO ACTUAL NO OCIDENTE

Aqui fica um artigo encontrado numa publicação católica online onde certa autora reflecte sobre o significado, à luz do ponto de vista cristão, do ressurgimento pagão no Ocidente. Observam-se aí algumas das mais típicas linhas de pensamento cristão, que após o texto serão devidamente apontadas e identificadas.

Ora aqui fica o texto, a itálico (o negrito e a cor são da minha autoria):


Estará a Europa a tornar-se pagã? Parece que sim.
O retorno à religiosidade arcaica, por meio da prática da magia e de formas de credulidade supersticiosa, é uma campainha de alarme. Estamos perante uma regressão fantástica na História da Humanidade.
Já não se trata, obviamente, de um paganismo praticado por pessoas incultas, mas sim de uma escolha feita por quem vive no contexto de um pluralismo ideológico, numa sociedade em que só tem valor o que serve as necessidades do momento.
Não é novidade que hoje em dia há um retorno do religioso em que a prática religiosa é feita em vista de uma auto-realização de salvação que nada tem a ver com os meios de salvação propostos pelas religiões monoteístas. Nesta busca deixada à livre iniciativa, é quase uma obrigação fazer um cocktail de elementos: um pouco de Cristianismo revivido com uma visão taoísta do Cosmos, momentos de meditação inspirados no Hinduísmo, um bocadinho de crença na reencarnação e algum movimento de yoga, e sente-se a harmonia com o Todo, satisfaz-se a necessidade de sentir-se simplesmente confortável consigo próprio e com os outros. Se não, pode-se, para maior tranquilidade, consultar qualquer espírito via «channelling».

Isto não é para fazer ironia, mas para dizer que é neste contexto que se coloca o despertar dos Paganismos nos aspectos do retorno do religioso e do sagrado nas crenças e cultos arcaicos, do Neopaganismo teórico e da nova gnose. São tentativas culturais que querem reconduzir o Ocidente às suas fontes pagãs originárias.

Formas arcaicas do retorno do religioso e do sagrado são o recurso aos magos, aos gurus, aos cartomantes, aos médiuns, a busca por contactos com os espíritos da Natureza, a sacralização e veneração da Mãe Terra, recomeços garantidos de festividades populares da tradição pagã, etc..

O Neopaganismo teorizado
Os teóricos desta nova cultura, na esteira de Nietzsche, sustentam que é preciso permitir à civilização ocidental reapropriar-se das suas raízes. Segundo estes, o Cristianismo tem sido um desvio da espiritualidade e do sagrado porque criou uma distinção entre Deus e o Cosmos, entre Deus e o Homem. Trata-se de retornar a uma forma de religiosidade politeísta tal como estava presente na Europa antes do surgimento do Cristianismo. Em apoio desta tese, dizem que aceitar a pluralidade de cultos é o fundamento do espírito da tolerância, portanto da pluralidade religiosa, da pluralidade de costumes, de economia, de política.
«Pensamos que o Povo deve viver de acordo com o seu próprio ritmo, que as culturas devem desenvolver-se a partir das linhas de pensamento às quais deram origem. O Judaísmo é seguramente perfeito para os Hebreus, tal como o Islão o é para os Árabes.» (palavras do GRECE, ou Grupo de Pesquisas e Estudos pela Civilização Europeia, em «Dez anos de combate cultural por uma Renascença», Paris 1977, página 199).
Consequentemente, a Europa deve retornar às suas raízes interiores que são indo-europeias e não judaico-cristãs.
Daí vem o interesse, a partir das regiões do Norte, pela redescoberta das antigas religiões célticas, nórdicas, druidas que praticam magia, Stregoneria, Satanismo e a busca das raízes naturais como nas comunidades ecologistas, ou as raízes do espírito como nos movimentos de inspiração oriental. Alguns ritos dizem respeito ao património pagão indo-europeu: celebrações dos solstícios e outras festivas celebrações simbólicas comunitárias da Natureza e da Energia Cósmica. São tudo manifestações que se voltam a encontrar no «Nova Era» (a era de Aquário que irá suplantar a era dos Peixes na qual o Cristianismo surgiu).
A nova gnose
É uma outra forma do moderno Paganismo. O gnóstico é aquele que conhece uma via de revelação e se salva através dessa revelação. A salvação depende portanto do próprio indivíduo e isto é pagão. Pode-se dizer que todos os Novos Movimentos, sentindo-se detentores do Conhecimento absoluto, apresentam-se como os únicos portadores da salvação na esperança de substituir-se ao Cristianismo, que consideram ter chegado ao seu termo histórico.


Conclusões
Como crentes, o que pensar desta confusão das massas cristãs? Estar-se-á perante um processo irreversível de remoção? Só Deus sabe. Todavia, no meio desta confusão de buscas espirituais, pode-se observar uma autêntica sede de Deus e de uma relação íntima pessoal com Ele. No essencial, é a busca do significado, a necessidade da verdade e da bondade que têm o seu fundamento no próprio Deus, criador de tudo o que existe. Sabemos que este desejo nos corações das pessoas é lá colocado por Deus. Apelamos a que disseminem este facto.
«A Europa atende a uma nova evangelização... abre as portas a Cristo... Cristo sabe o que está no coração do homem!»
(Papa João Paulo II).

L.ROSSI


Bibliografia:
A. DE BENOIST, Comment peut être païen? Paris 1981.
Cristianesimo e cultura in Europa. Memoria. Coscienza. Progetto, Atti del Simposio Presinodale, Vatica no, 28-31 ottobre 1991, ed. CSEO, Nuovo Areopago, Forlì 1991.
CESNUR, L'Europa delle Nuove Religioni, a cura di M. Introvigne e J.F. Mayer, ed. LDC, Leumann, 1993.

TRATTO da Foglio di Collegamento n. 2/1996 dell' Associazione Informazioni su Cristo -
Rubrica RELIGIONI e RELIGIOSITA' NEL MONDO
Articolo a cura di Laura ROSSI.

-------------------------------------------------------------------
Atente-se ao modo como a autora invoca a misturada de crenças que actualmente caracteriza a moda espiritual dominante entre os mais interessados em espiritualidade de um modo tal que leva a querer desvalorizar a diversidade religiosa, como se a pluralidade de crenças levasse, de um modo ou de outro, à confusão e a uma situação mais ou menos caricata. Bom, bom, era o tempo da «boa e velha» religião monoteísta em que toda a gente enfileirava pelo caminho indicado pelo pastor de pessoas e acabou... e ajoelhar-se perante um judeu que morreu longe em agonia, acreditando que só ele conhece «a Verdade e o Caminho», eis o que não é nada caricato.
Entretanto, a autora aplica um conceito cristão à espiritualidade pagã quando insiste no tema da «busca da salvação».
Ora a ideia de que o homem precisa de ser salvo é puramente cristã, embora se enquadre perfeitamente no ambiente de angústia espiritual característico da religiosidade oriental da época em que o Galileu nasceu.
Tal crença não existe no Paganismo. Por conseguinte, nenhum pagão anda em busca de «salvação».
Observe-se também o subtil paternalismo, patente na conclusão, para com quem envereda por demandas espirituais não cristãs, como se competisse aos cristãos, donos da verdade, o reconduzir das massas ao verdadeiro sentido da realidade espiritual.
Pelo meio fica uma confusão de religiões bem diferentes umas das outras, em que se procura meter no mesmo saco pelo menos três coisas completamente diferentes entre si, tanto na prática como, sobretudo, na intenção que as motiva:
- o neo-paganismo indo-europeu visa restaurar os laços com os Deuses ancestrais e caracteriza-se, na prática, por um estudo, quase sempre rigoroso, dos vestígios religiosos do passado, de modo a poder reproduzir rituais antigos ou readaptá-los à vivência actual;
- o «Nova Era» ou «New Age» visa o desenvolvimento espiritual num contexto universalista de harmonia entre os povos e da crença de que todas as tradições religiosas «dizem fundamentalmente o mesmo», daí as frequentes misturadas que os seus adeptos praticam;
- o Satanismo constitui uma forma de afirmação pessoal num contexto de revolta mais ou menos adolescente contra a moral e a sociedade vigente, supostamente cristã; tem frequentemente umas nuances de filosofia nietzschiana, mas nunca em momento algum diz respeito a qualquer busca de raízes espirituais étnicas ou de restauração religiosa étnica-nacional.

Etiquetas:

53 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tb sabes italiano?

23 de agosto de 2007 às 15:34:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Percebo pouco de Italiano, mas traduzo o texto (no Altavista) para Inglês e depois vou comparando o enunciado em Italiano com a sua tradução para Inglês...

23 de agosto de 2007 às 15:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já existem várias tentativas de fusão doutrinária,desde há algum tempo.Refiro-me a Me. Blavatsky e o movimento Teosofista,que juntavam diversos elementos comuns a muitas confissões religiosas.Além disso,houve depois a cisão por parte do Prof. Steiner,que deu origem à Antroposofia,que defendia o livre acesso do Homem á posse dos "Mistérios" ocultos.
Todas essas correntes inserem-se no Gnosticismo,que vem já da Antiguidade,oriental e depois,Cristã,no qual a doutrina e os dogmas Cristãos eram,por assim dizer,"filtrados" através do mecanismo filosófico do Paganismo,Greco-Oriental,sobretudo.
Pelo menos desde o séc. II,existem registos de várias facções de cariz gnóstico,como os Marcionitas,Montanistas ou Adamitas,por exemplo,que chocaram com a Fé inicial,emanada de Cristo e dos Apóstolos,sendo tomadas como heresias.Algumas tiveram vida efémera,mas outras conseguiram manter-se por muitos anos,dando depois,origem aos Bogomilos Eslavos,penso que eram da Bulgária,que são considerados os antecessores dos Cátaros ou Albigenses,do Sul de França,que acabaram de forma trágica,após várias expedições militares chefiadas pelos Reis de França.
Estes Cátaros eram vistos pelo povo Católico como rebentos do Maniqueísmo antigo,de origem Persa,que perdurou no Oriente e atingiu os Balcãs.
Bom,espero que a minha modesta contribuição traga alguma valia para este espaço de debate.Não sou grande especialista nesta matéria,mas penso que isto foi útil,estimado Caturo.

Saudações

23 de agosto de 2007 às 16:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caro Caturo,na sequência deste post,lembrei-me de um grupo Britânico de Heavy Metal,chamado Sabbat,que lançou dois álbuns excelentes,intitulados "Dreamweaver" e "History of a Time to Come"(entre outros),nos inícios da década de 90.
Tratava-se de um conjunto de óptimos músicos,tanto a nível técnico como de letras.
Um tema que me chamou particularmente atenção foi "The Clerical Conspiracy",que era acerca da evangelização dos Anglo-Saxões(os antepassados dos Ingleses)pelos enviados papais,de Roma.De resto,a temática das músicas deste conjunto versava,ao que me lembro,o imaginário pré-cristão das Ilhas Britânicas.E eles,ainda aí estão,a trabalhar em força.Foi pena nunca terem vindo tocar em Portugal.Que me diz desa banda,amigo Caturo?

23 de agosto de 2007 às 18:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Até parece que me conhece, caro Treasureseeker...
Os Sabbat foram a minha banda favorita. O seu primeiro vocalista, Martin Walkyer, teve em tempos a melhor voz de todo o Metal (a meu ver), especialmente no magnífico «Dreamweaver», que é ainda hoje o álbum de Metal que mais gosto de ouvir, nunca conheci nada melhor... a vitalidade majestosa do seu som não foi nunca ultrapassada, a qualidade das suas letras, compridíssimas e pejadas de referências históricas é trabalho sem par (e o gajo lembrava-se daquilo tudo quando cantava ao vivo, procure no YouTube e constate...). Todo ele é baseado no livro «The Ways of the Wyrd», até mandei vir essa obra de Inglaterra de propósito...
Walkiyer abandonou essa banda por volta de 1990 e formou os Skyclad, grupo mais especificamente pagão, criador do género Folk Metal (Power Metal com forte influência do folk céltico) mas entretanto também já saiu desse colectivo.

23 de agosto de 2007 às 19:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bom,espero que a minha modesta contribuição traga alguma valia para este espaço de debate.Não sou grande especialista nesta matéria,mas penso que isto foi útil,estimado Caturo.

Foi realmente útil, amigo Treasureseeker. É sempre conveniente ter uma noção daquilo que nos rodeia quando se fala em diferentes facções da espiritualidade.

23 de agosto de 2007 às 19:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O sardoal já é militante do pnd???

23 de agosto de 2007 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Fui ao forum das novas gerações e fiquei espantado!!

23 de agosto de 2007 às 19:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E o Abrantes já é moderador desse forum!!

23 de agosto de 2007 às 19:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://novasgeracoes.forumotion.com

23 de agosto de 2007 às 20:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
E o Abrantes já é moderador desse forum!!



E o Sardoal tambem ja e moderador

23 de agosto de 2007 às 20:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para serem moderadores do forum é porque ja sao militantes.

23 de agosto de 2007 às 20:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nuances de filosofia nietzschiana, que é como quem diz: conhecem uns aforismos e leram o anti-cristo...porque de filosofia nietzschiana não conhecerão muito.

Como te disse em tempos, o GRECE foi o maior responsável pela revitalização pagã, num estilo naturalmente diferente do tipo de paganismo a que geralmente fazes publicidade aqui, é certo.

Na bibliografia ela faz referência ao "Comment peut on être païen?", que terá sido provavelmente a obra-chave no corte que a direita nacional fez com o cristianismo na europa do pós-guerra. Se quiseres envio-te esse livro em pdf...

23 de agosto de 2007 às 21:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

caturo! vê lá se aprendes com o Sr. Rodrigo. Este sim, faz traduções que merecem todo o nosso crédito. ao contrário, de certos garnisés emproados do altavista

23 de agosto de 2007 às 22:11:00 WEST  
Blogger Silvério said...

É quando os cristãos dizem coisas como estas que eu sinto que não tenho nada a aprender com eles.

23 de agosto de 2007 às 22:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e nós os cristãos estamos bem a cagar para tipos como a voSSa excelência

23 de agosto de 2007 às 23:05:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Pelos vistos não estão, até se roem todos.

23 de agosto de 2007 às 23:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ora isto é inconstitucional….a menos que o Silvério diga concretamente quem são os cristãos a que se refere. se não o fizer, está a lançar uma vaga de suspeição sobre todos os cristãos, que têm razão para se sentirem insultados e indignados.

se bem que esta ideia não vai dar em nada. ou melhor, vai acabar com o debate. é isso que vocês pretendem?
Abaixo o código! Abaixo o lápis azul!
Viva a liberdade de expressão (insultos incluidos)!

23 de agosto de 2007 às 23:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FDX o Vasco PORCALHÃO está deprimido com a debandada de membros do PNR. Desde o advogado ao Manuel Abrantes, sairam muitos dos pesos pesados do partido, o que obrigou o Vasco CAGALHÃO a enfrascar-se em comprimidos para a depressão.

Vasco JAVARDÃO isso de meter todos contra todos tem consequencias e acabaste por dar cabo do partido.

24 de agosto de 2007 às 00:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este Rodrigo é outro mete nojo, um chico esperto armado em intelectual que anda sempre a dar umas picadas aqui e acolá. mete-te a pau rapazola porque mais cedo ou mais tarde levas...

24 de agosto de 2007 às 00:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

caturo! vê lá se aprendes com o Sr. Rodrigo. Este sim, faz traduções que merecem todo o nosso crédito. ao contrário, de certos garnisés emproados do altavista

Quem tiver falhas a apontar às traduções aqui apresentadas, que as aponte. Caso contrário, fica dado como medíocre mesquinho interessado apenas em insultar, e comido de raiva por não ter mais nada para dizer (e nem o que dizem têm para dizer, porque quanto mais falam mais se enterram...).

Tu, por exemplo, numa simples crítica, de mui escassas linhas, já mostraste a merda que és. É mesmo só um exemplo.

24 de agosto de 2007 às 00:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

ora isto é inconstitucional….a menos que o Silvério diga concretamente quem são os cristãos a que se refere. se não o fizer, está a lançar uma vaga de suspeição sobre todos os cristãos, que têm razão para se sentirem insultados e indignados

Antes disso, os cristãos é que tinham de vir a terreno demarcar-se, ou não, do que disse o bardamerda anónimo. Caso não o façam, mas venham mostrar-se ofendidos com o que diz o Silvério, estão pura e simplesmente a enfiar a carapuça. :)

24 de agosto de 2007 às 00:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Nuances de filosofia nietzschiana, que é como quem diz: conhecem uns aforismos

Faço notar, caro camarada, que quem aqui fala em Nietzche é a autora do texto, que é cristã, não são os pagãos que, ao falarem de si mesmos, evocam o pensamento do filósofo alemão do bigode farfalhudo...

De resto, não é já frequente ver pagãos conscientes a referir o seu nome como uma das suas principais influências. Nietzche nada tinha de facto a ver com o Paganismo formal (nem tampouco com a consciência etnicista, já agora, antes pelo contrário - um fascista antes do tempo, talvez fosse, um nacional-socialista, nunca, e mesmo quem só leia o Anti-cristo percebe isso).



Como te disse em tempos, o GRECE foi o maior responsável pela revitalização pagã,

No contexto político francês, acredito.



num estilo naturalmente diferente do tipo de paganismo a que geralmente fazes publicidade aqui,

Sim, um paganismo mais cultural e filosófico do que propriamente formal e ritual.



Na bibliografia ela faz referência ao "Comment peut on être païen?", que terá sido provavelmente a obra-chave no corte que a direita nacional fez com o cristianismo na europa do pós-guerra. Se quiseres envio-te esse livro em pdf...

Agradeço, mas infelizmente não leio Francês... Não haverá em Castelhano?

24 de agosto de 2007 às 01:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal....AFINAL o manel de abrantes de salazarista não tem nada. ele próprio afirma AGORA que participu no golpe de estado em abril de 74 e foi eanista-esquerdista PRD

o fdp do velhinho andava a aliciar os jovens com falinhas mansas.... huh huh

ok! ok! já sabemos que a lina monteiro tb veio do sistema burguês PSD e foi dirigente-mor do PNR.

agora pergunto EU.
o caturo que é um home de pensamente e coltura. pq é que não tem um cargo de dirigente?
será pelo seu aspecto andrajoso?

24 de agosto de 2007 às 09:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nop!
é pela qualidade das suas traduções

24 de agosto de 2007 às 10:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como Cristão militante e pessoa com um par de olhos e alguma massa cinzenta,não deverei rebaixar-me nem atirar fora a minha boa educação,retorquindo à letra ao Sr. Silvério,uma vez que,desde que comecei a frequentar este blogue,em alguma ocasião que fosse,teci qualquer tipo de comentário menos agradável a nenhum seguidor do Paganismo,ou de outra qualquer religião.Por acaso,terei o direito de o fazer?E os outros,terão também alguma legitimidade?Apesar de não comungar dos seus ideais religiosos,não me arrogo o direito de julgar aquilo em que crê,mas também não acho de bom tom largar "larachas" secas e sem motivo,quando da minha parte isso nunca aconteceu.
Já por várias vezes me cruzei aqui com imensas pessoas,todas diferentes,esgrimimos os nossos pontos de vista,inclusive com o Sr. Caturo e nunca se chegou ao nível do ataque gratuito.Rivais confessionsis,sim,mas com honra e inteligência.
Não me sinto picado por tão pouco,mas sinto que deveria deixar aqui expresso o que achei perante o (infeliz)comentário deste senhor.
Não estou interessado em criar nenhuma guerra religiosa,nem nenhuma peixeirada.
E está tudo dito da minha parte.
Cumprimentos a todos,e continue sempre com o seu blogue,Sr. Caturo.Neste país,é preciso um espaço assim.

Até depois.

24 de agosto de 2007 às 10:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ajtel,onde é que tu andas?

24 de agosto de 2007 às 11:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sou ateu e não tenho nada a ver com isto,mas deviam deixar-se de quezílias relacionadas com religião.
Não sei o que ganham com isso.

24 de agosto de 2007 às 11:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar,têm os dois razão(para eles)...

24 de agosto de 2007 às 11:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Foi o Sardoal e o Abrantes para o PND , mas será que esse partido pode ser a esperança de alguem? Que raio de coisas fez o PND para merecer , repentinamente tanta atenção? Estou mesmo baralhado e ao mesmo tempo divertido. (o outro até participou no 25 e foi membro do PRD , passou pelo PNR está agora no PND.....o que se seguirá? , talvez uma mudança de sexo , sei lá.

24 de agosto de 2007 às 11:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro Bizantino, repare que o camarada Silvério não tomou a iniciativa de ofender os cristãos. Limitou-se tão somente a criticar um comentário particularmente mesquinho e cretino, além de insultuoso. Além disso, quem lhe respondeu arrogou-se a falar em nome de todos os cristãos e dirigiu-lhe, ao Silvério, palavras vulgarmente insultuosas.

Faço notar que não vi nenhum cristão a demarcar-se do que disse aquele que falou em nome dos cristãos.

Cumprimentos

24 de agosto de 2007 às 11:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cumprimentos,prezado Caturo.É obvio que não pretendo falar em nome de todos os Cristãos,nem tão pouco tomar partido sem conhecimento de causa,dado que não foi uma situação directamente relacionada comigo,mas não tem importância.Há coisas mais urgentes a serem faladas,e não se deve fazer uma tempestade num copo de água.Mais uma vez,saudações.

24 de agosto de 2007 às 11:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o tautalos também faz parte do forum novas gerações.

24 de agosto de 2007 às 15:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Silvério,se quer saber o que são cristãos fundamentalistas e tradicionalistas,dê um salto ao blogue "A Casa de Sarto".Aí já pode ter uma ideia de como funciona essa facção.O saber não ocupa lugar!...

24 de agosto de 2007 às 17:13:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Caro Bizanntino fique lá com a taça de sabão por todo o seu "nível", se pensa que me calo com medo de perder o nível está muito enganado.
Mas já agora para lhe demonstrar que a sua inteligência também o pode deixar mal, convidava-o a ler novamente o meu comentário, com atenção desta vez, para perceber que o comentário se refere a certas posições cristãs e não aos cristãos (é lixado quando se faz o jogo dos cristãos não é?).

Como já disse o Caturo, o comentário não tinha como função servir de candeeiro a ninguém que esteja perdido quanto à sua espiritualidade, isso deixo para si e para os seus que são exímios nesse tipo de actividade.

Por fim e para falar na sua linguagem, reforço a minha posição em insultar directamente os seus queridos cristãos, pois qualquer tipo de monoteísmo só é tolerante para com o paganismo através da hipocrisia, de qualquer outra forma seria incoerente e anularia-se a si próprio, infelizmente os cristãos têm manha suficiente para não cometer um erro destes e bem o sabem.

Até amanhã.

25 de agosto de 2007 às 00:23:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Caro anónimo não venha ensinar o padre nosso ao vigário, que eu não cresci por entre a religiosidade comercial.

25 de agosto de 2007 às 00:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O livro do Benoist está publicado em Espanha pelas edições Nueva Republica, mas eu só tenho em francês, lamento.

25 de agosto de 2007 às 14:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se o tautalos for inteligente ao ponto de saber falar para pessoas moderadas mas também preocupadas com a QUALIDADE da imigraçao será bem aceite e útil.

25 de agosto de 2007 às 16:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rfiro me ao forum novas geraçoes.

25 de agosto de 2007 às 16:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois pelo que sei nas novas geraçoes há pessoas preocupadas com a identidade de Portugal mas que não querem nada com o que voces chamam de zigalhos.

25 de agosto de 2007 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente, nós no PND estamos muito preocupados com a identidade nacional, sobretudo com a imigração não lusófona, como é possível terem permitido a entrada a eslavos quando essas vagas podiam ter sido ocupadas pelos nosso irmãos africanos de língua portuguesa?

E o comunismo que ganha terreno a cada minuto ameaçando a nossa identidade católica?

Nacionalistas juntem-se a nós para o verdadeiro combate civilizacional pátrio: contra o marxismo que ceifa a moral católica e contra a imigração não lusófona que ameaça a nossa língua!

Abaixo o partido dos zigalhos, viva o dos salazalhos!

25 de agosto de 2007 às 18:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sem esquecer, confrades, que nós somos o futuro, como se provou nas recentes eleições autárquicas lisboetas em que para além das nossas famílias houve mais dois gajos que votaram em nós...

25 de agosto de 2007 às 18:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

quem manda, quem manda, quem manda? Salazalho, salazalho, salazalho!

hip hip urra...

25 de agosto de 2007 às 18:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Pois pelo que sei nas novas geraçoes há pessoas preocupadas com a identidade de Portugal mas que não querem nada com o que voces chamam de zigalhos.»

Ah sim? E são as mesmas pessoas que andavam no PNR a dizer que a culpa de todos os males era da conspiração sionista e que eram supremacistas brancos?

25 de agosto de 2007 às 18:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cala-te puto ( e puta), não nos faças falar que tudo tem limites.

25 de agosto de 2007 às 18:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

DESESPERADOS!

25 de agosto de 2007 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ZIGALHOS

25 de agosto de 2007 às 19:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TODOS PODEMOS FALAR POIS TODOS TEMOS ALGO PARA REVELAR!!

25 de agosto de 2007 às 19:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

(é lixado quando se faz o jogo dos cristãos não é?).

Mais triste ainda é pôr palavras na boca dos outros...

Provavelmente,cometi um lapso de julgamento,e disso já dei conta neste blogue,caso não saiba.
Pelos vistos,o Silvério quis aproveitar a deixa para entrar pela linguagem do insulto rasca e da boca foleira.Já o disse e volto a dizer,não quero entrar por aí,mas se tiver que ser,vamos a isso!...Não tenho problema nenhum.


o comentário não tinha como função servir de candeeiro a ninguém que esteja perdido quanto à sua espiritualidade, isso deixo para si e para os seus que são exímios nesse tipo de actividade.

Para mim e para os meus?Cada um fala por si,se há posições dos Cristãos dignas de serem criticadas,força,agora não tem de tentar enfiar a carapuça ao todo,em geral.Se não gostar,sabe o que tem a fazer:Não come...
Ainda está para nascer o Pagão,ou Judeu ou Muçulmano que me venha dar lições de espiritualidade.Não será o caro Silvério,de certeza,pode tirar o cavalinho da chuva!...
Se lhe apetecer insultar,força nisso:A ideia que tinha da "bagagem" dos frequentadores deste blogue era um bocado diferente,pelos vistos enganei-me.Mas O.K.,se vierem,levará o devido troco,também com juros...

qualquer tipo de monoteísmo só é tolerante para com o paganismo através da hipocrisia, de qualquer outra forma seria incoerente e anularia-se a si próprio,


É uma opinião como qualquer outra e só tem o valor disso mesmo.
Eu não tenho culpa do seu ressentimento em relação ao Cristianismo.Nem das hóstias que lhe obrigaram a engolir(se foi esse o caso,já vi o motivo para essa "azia".)

Bater no "ceguinho" por bater,depois de clarificado o assunto,revela,para mim,a (falta de )argumentos inteligentes e úteis,mas o problema é seu.
Quanto ao "nível",mantenho a minha:Uns têm,outros não!Acho que o caro Silvério merecia bem a medalha de lodo:Quanto mais falar deste assunto,mais se enterrará...
A minha posição acerca da vossa religião sempre se pautou pelo respeito,mas pelos vistos,você não deve fazer muito uso dela e embarca pela via da peixeirada.Se calhar,não bebeu o "chá" na devida altura.


Resumindo,Caro Silvério:com as suas mais recentes tiradas,acabou de perder um óptima oportunidade de ficar "calado"!...


E ficamos por aqui.Até qualquer dia.

26 de agosto de 2007 às 11:43:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Como não rebateu minimamente nenhum dos meus comentários nem me vou dar ao trabalho de responder à maior parte do entulho que aqui despejou. Quero apenas realçar as suas cambalhotas, de senhor da cultura do faz de conta, típico de suburbano com manias que já não dá milho aos pintos.

Quanto mais falar deste assunto,mais se enterrará...

Você não tem a mínima autoridade para me calar, nem tão pouco capacidade argumentativa para tal.

A minha posição acerca da vossa religião sempre se pautou pelo respeito

Se assim fosse o barrete não lhe tinha servido.

Bater no "ceguinho" por bater,depois de clarificado o assunto

O assunto só fica clarificado depois de um pedido de desculpas pela sua ignorância na interpretação da língua portuguesa e pelos insultos que faz aos outros gratuitamente. Aliás como mandam as boas regras da etiqueta, das quais é pelos vistos tão bom defensor.

Quais às hóstias, e não é que seja da sua conta, mas não tenho nenhum tipo de ressentimentos contra isso, as minhas lutas pessoais travo-as a nível pessoal. Ao contrário de certas pessoas, e como deve ser desconhecido para si, existem aqueles que não misturam as coisas, nem usam a sociedade para promover as suas ideias e ganhar qualquer coisa com isso.

Ainda está para nascer o Pagão,ou Judeu ou Muçulmano que me venha dar lições de espiritualidade.Não será o caro Silvério,de certeza,pode tirar o cavalinho da chuva!...

Como já lhe disse não dou lições a ninguém a nenhum nível, vai ter de procurar noutro lado como os bons cordeiros.

E fica por onde quiser que isso tanto me faz.

26 de agosto de 2007 às 22:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

quem manda, quem manda, quem manda? Salazalho, salazalho, salazalho!

Ahahahahahh

27 de agosto de 2007 às 12:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ah sim? E são as mesmas pessoas que andavam no PNR a dizer que a culpa de todos os males era da conspiração sionista e que eram supremacistas brancos?

As voltas que a vida dá...

27 de agosto de 2007 às 12:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que se fodam todos!

27 de agosto de 2007 às 16:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home