sexta-feira, julho 27, 2007

AUXILIAR PAPAL ADVERTE CONTRA AMEAÇA ISLÂMICA

O secretário pessoal do papa pronunciou-se recentemente contra a islamização da Europa e acentuou a necessidade de que as alegadas «raízes cristãs» do continente não fossem ignoradas.
«Não se pode negar que há tentativas para islamizar o Ocidente. O perigo para a identidade da Europa que está ligado a isso não deve ser ignorado devido a um respeito mal entendido (pela cultura alheia).» disse Monsenhor Georg Gaenswein a um jornal alemão, o Sueddeutsche Magazin.

A respeito do discurso papal do ano passado, no qual o Islão foi ligado à violência, Georg Gaenswein afirmou, em seu apoio, que se tratou aí duma tentativa, por parte do papa, de «agir contra uma certa ingenuidade».

Recentemente, o arcebispo de Colónia Joachim Meisner disse em entrevista radiofónica que «a imigração de muçulmanos criou uma brecha na nossa cultura alemã, europeia.»



A hoste do Crucificado Judeu está a ver que começa a perder o seu feudo e agora preocupar com aquilo a que chama «a cultura europeia», entenda-se, sem margem para dúvidas, a Europa controlada pela Cristandade.



Ora com que critério é que se diz que o Cristianismo é mais europeu do que o Islão? Só porque está na Europa há mais tempo?

Ambos são inimigos do cerne da verdadeira Europa - a espiritualidade étnica das estirpes europeias.
Que um dos braços dessa tenaz espiritual semita tenha absorvido certos elementos da cultura europeia, só serve para manter máscaras que já estão a cair há muito.


40 Comments:

Blogger Silvério said...

O problema é que esta posição da igreja ainda é capaz de acelerar a islamização de todos aqueles que são do contra.

27 de julho de 2007 às 17:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“A hoste do Crucificado Judeu está a ver que começa a perder o seu feudo e agora preocupar com aquilo a que chama «a cultura europeia», entenda-se, sem margem para dúvidas, a Europa controlada pela Cristandade.”

Claro! Ontem como hoje. Não foi por acaso que uma europa cristã pactou com a sangria desalmada do Sr.Vlad, o Dracul, o “tampão”.

"Ora com que critério é que se diz que o Cristianismo é mais europeu do que o Islão? Só porque está na Europa há mais tempo?"

Claro. Idade, é posto. Desde que por cá se continue a vegetar. Caso contrário, é usurpação.

C.
Livia Drusilla

27 de julho de 2007 às 18:22:00 WEST  
Blogger Paulo said...

Como Cristão indefectível que sou,não poderia deixar passar em branco este post.
O Cristianismo actual vê-se a braços com esta realidade,e urge chamar as consciências para que temham em conta os perigos advindos do extremismo Islãmico.

Tudo isto já vem muito de trás,desde o Séc. VII,da batalha de Yarmuk,em que um exército Bizantino foi esmagado por forças Árabes,naquele que foi o início dos contactos bélicos entre Cristãos e Muçulmanos.Assim se iniciou a conquista do Médio Oriente,perdido para sempre para os seguidores de Muhammad.
É um problema complexo,sem dúvida,e como diria o filósofo:"Que fazer?"


Os tempos actuais não são,já,de Cruzadas.Resolvendo-se o problema dos Palestinianos,com prejuízo para o Estado de Israel,que teria de fazer cedências,atacar-se-ia,pela raíz,a causa maior?
Muitos questionam a própria existência de Israel,e a forma como se processou a sua criação,chocando com os habitantes de etnia árabe,e causando reação da parte destes(os próprios Judeus,já na Palestina,também utilizaram o terrorismo,contra os ocupantes Ingleses).


Enfim...responda quem souber,ou quiser.Que não falte aos Homens a força de criar uma Europa de paz,Deus Todo -Poderoso assim o queira.
Saudações.

28 de julho de 2007 às 01:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, lava a boca para falares do Cristianismo. É a alma da Europa!
É por causa de pagões perseguidores de Judeus como tu que a causa nacionalista não vai avante.

Antes 1000 Judeus que 1 Muçulmano.

28 de julho de 2007 às 20:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Há 1 diferença que só não vê quem não quer: o Cristianismo salvou a Europa da invasão muçulmana. Teria o Paganismo conseguido unir todos os Europeus? Talvez, mas o dado histórico é que foi o Cristianismo que uniu os europeus para a sua salvação. É que com o Cristianismo podemos falar e escrever em português, alemão, inglês... Com os Muçulmanos estarias a escrever este blog em árabe. Com o Cristianismo as mulheres puderam aos poucos atingir o grau de emancipação que têm hoje, conforme o Cristianismo se foi tornando mais europeu e menos semita. Com o Islamismo andariam de burca. E se fosses com conversas destas para os grandes heróis da sobrevivência europeia de não quereres ver a diferença entre cristãos e muçulmanos, o mais natural era que os grandes Charles Martel, Vlad Dracul, Afonso Henriques, Rodrigo Diaz ou muitos outros te cortassem a cabeça por estares a ofender a fé deles e da Europa.

29 de julho de 2007 às 02:59:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Com o Cristianismo as mulheres puderam aos poucos atingir o grau de emancipação que têm hoje

Falso, as mulheres só se emanciparam quando o cristianismo foi com os porcos.

29 de julho de 2007 às 03:16:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Programa na rtp2 sobre fanáticos cristãos nos EUA. A argumentação mais parecia tirada de um discurso islâmico, e fazem lavagens cerebrais às crianças ao ponto de conseguirem sair todas com um discurso formatado a dizer que não acreditam no evolucionismo, mas quando interrogadas sobre o que estiveram a ouvir não sabem responder. Muito parecido com as catequeses católicas na nossa Europa.

29 de julho de 2007 às 03:16:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Teria o Paganismo conseguido unir todos os Europeus?

Muito certamente, os deuses pagãos são muito mais fortes que o cristão, pois não precisam de padres para andar a fazer o trabalho asqueroso que fazem a converter os outros, nem precisam de andar a fazer lavagens cerebrais a crianças.

29 de julho de 2007 às 03:20:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Em todo o caso uma coisa é certa, não é o cristianismo nem os seus 30 nacionalistas que vão salvar a Europa, até porque a maioria dos cristãos está mais virada para o lado de aceitar as outras culturas. Assim sendo o cristianismo é mais problema do que solução, além de que todos os que forem anti-cristãos, vão ter mais tendência para uma conversão ao islamismo como medida provocatória e exótica. É um duplo problema portanto.

29 de julho de 2007 às 03:24:00 WEST  
Blogger Paulo said...

Falso, as mulheres só se emanciparam quando o cristianismo foi com os porcos


Hilariante e ilógico,no mínimo...
Se o Paganismo,tão louvado e defendido com muitas unhas,talvez garras e presas,pelo caro Silvério,algum dia,tivesse realizado essa obra de promoção social feminina,como o Cristianismo,para quem não sabe,já desde o séc. XII,com os trovadores das cortes,vem fazendo,nem sempre ao mesmo ritmo,é certo,mas tem-no feito,e isso é inegavel.
Já não me vou referir ao importante papel que as mulheres tiveram nos primórdios do Cristianismo,quando muitas chefiavam congregações religiosas,até alguns líderes masculinos,receosos da sua popularidade,conseguirem relegá-las para um plano inferior.Mas esses,meu caro Silvério,não representam o verdadeiro ideal Cristão de igualdade dos sexos.

Programa na rtp2 sobre fanáticos cristãos nos EUA. A argumentação mais parecia tirada de um discurso islâmico, e fazem lavagens cerebrais às crianças ao ponto de conseguirem sair todas com um discurso formatado a dizer que não acreditam no evolucionismo, mas quando interrogadas sobre o que estiveram a ouvir não sabem responder. Muito parecido com as catequeses católicas na nossa Europa.

Tenho a certeza que nem todas as catequeses católicas na Europa sejam assim tão extremistas.
Eu,pessoalmente,sou um cristão progressista,e por mim falo.Relativamente á questão científica,sou da opinião que a Ciência deve caminhar em harmonia com a Fé,deve ser sua aliada,porque ela própria emana de Deus,para servir o Homem,dentro da via positiva e ética.Se alguns transviados querem,á viva força,impor histórias da carochinha como verdades absolutas,o problema é deles!
Eu próprio frequentei,em miúdo,a catequese,como muitos de nós,e a partir de certa altura,questionei muita coisa,tornei-me mais racional e descobri novas perspectivas de viver a minha Fé.
Caro Silvério,não está certo afirmar que os Cristãos ainda acreditam nas "fábulas" e analogias,na íntegra:trata-se de simbologia,recorrendo a figuras de estilo,para serm interpretadas e não,levadas á letra,como fazem os fundamentalistas Islãmicos:isso já é fanatismo,e infelizmente,não é exclusivo da religião Cristã.


Muito certamente, os deuses pagãos são muito mais fortes que o cristão, pois não precisam de padres para andar a fazer o trabalho asqueroso que fazem a converter os outros, nem precisam de andar a fazer lavagens cerebrais a crianças


Não é inteligente da sua parte "enfiar tudo no mesmo saco",pois nos melhores rebanhos sempre se encontram algumas ovelhas negras ou ranhosas,não é verdade?
Falando daquilo que chama de "trabalho sujo",ou evangelização dos outros,é simples,é uma forma de trabalhar,existem professores e existem alunos,os 1ºs ensinam os 2ºs,para estes se tornarem melhores seres humanos ao absorverem os ensinamentos originados de Jesus Cristo.De facto,não sei que grande perturbação isto lhe causa.Cristo,nos Evangelhos,disse:"Ide e ensinai."E muitos foram e continuam a ensinar.
A extrutura da Igreja sempre advogou a existência de formadores,de educadores para a fé.
Não se trata aqui,de "O meu Deus é melhor que o teu",Silvério.Para quem acredita,até é...
Certas comparações que o amigo faz parecem-me descabidas de senso.
Cumprimentos respeitosos.

30 de julho de 2007 às 01:16:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Não se trata aqui,de "O meu Deus é melhor que o teu",Silvério.Para quem acredita,até é...

Claro que se deixarmos de ser hipócritas até é.

não sei que grande perturbação isto lhe causa.

Não sei qual é a sua necessidade de virar isto para o campo pessoal. Eu pessoalmente não tenho nenhum trauma com o cristianismo, apenas dá-me a volta ao estômago a forma como manipulam as pessoas, e como sou contra qualquer tipo de opressão venha ela de onde vier sou contra o que o senhor defende, que por muito que lhe custe é um fanatismo semelhante ao islamismo.

Caro Silvério,não está certo afirmar que os Cristãos ainda acreditam nas "fábulas" e analogias

Por acaso até estou.

,na íntegra:trata-se de simbologia,recorrendo a figuras de estilo,para serm interpretadas e não,levadas á letra,como fazem os fundamentalistas Islãmicos

Não é não, nem era no programa, nem é nas catequeses.

Estes se tornarem melhores seres humanos ao absorverem os ensinamentos originados de Jesus Cristo.

Típico de um fundamentalista.

Eu próprio frequentei,em miúdo,a catequese,como muitos de nós,e a partir de certa altura,questionei muita coisa,tornei-me mais racional e descobri novas perspectivas de viver a minha Fé.

Então como pode ver também fugiu à formatação que lhe quiseram impor, sorte para si, azar de muitos outros. Infelizmente não me parece que se tenha questionado o suficiente, mas isso já é consigo. Azar o seu como diz.

Se alguns transviados querem,á viva força,impor histórias da carochinha como verdades absolutas,o problema é deles!

Não, o problema é de todos nós. Porque se a humanidade mergulhar noutra idade das trevas vamos todos perder com isso.

Relativamente á questão científica,sou da opinião que a Ciência deve caminhar em harmonia com a Fé,deve ser sua aliada,porque ela própria emana de Deus,para servir o Homem

Ai não! Quase que vos destruía, mais vale ser uma coisa do senhor.

Se o Paganismo,tão louvado e defendido com muitas unhas,talvez garras e presas,pelo caro Silvério,algum dia,tivesse realizado essa obra de promoção social feminina,

Não creio que o papel da mulher nas sociedades europeias anteriores ao cristianismo fosse semelhante à em que viveu Jesus Cristo.

Já não me vou referir ao importante papel que as mulheres tiveram nos primórdios do Cristianismo

Continuo a aguardar que me indiquei alguns dos importantíssimos papeis que a mulher tem no seio da igreja católica, sem ser fazer doces tradicionais claro.

Mas esses,meu caro Silvério,não representam o verdadeiro ideal Cristão de igualdade dos sexos.

Não representam porque isso não existe, é uma coisa inventada à pressa pelos neo-cristãos para se encaixarem no novo mundo, à semelhança do que acontece com a ciência, os direitos humanos também têm de ser respeitados.

30 de julho de 2007 às 08:11:00 WEST  
Blogger Silvério said...

trata-se de simbologia,recorrendo a figuras de estilo,para serm interpretadas e não,levadas á letra

Penso mesmo que é aqui que reside a verdadeira força do cristianismo, do consumismo e da arte deco.

O cristinismo vende sempre a ideia de que é muito mais rico em termos do seu simbolismo, como se tivesse destilado a essência de deus para chegar a um deus único. Claro que é uma treta pegada, pois os símbolos cristãos são ocos, não fossem roubados e distorcidos de outras culturas tal como os muçulmanos fizeram com a kabaa que inicialmente seria outra coisa do que a casa do maomé. Simplesmente arranjam um conto da carochinha muito engraçado para vender o seu deus mais que perfeito, tal qual produto num anúncio publicitário, e o pessoal como anda todo cheio de fome cai, ou deixa-se levar, porque isto no fundo como a religião é a brincar tanto faz.

30 de julho de 2007 às 08:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro. Idade, é posto. Desde que por cá se continue a vegetar. Caso contrário, é usurpação

A menos que esse «posto» tenha sido conquistado pela usurpação...

Cumprimentos,

C.

30 de julho de 2007 às 16:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há 1 diferença que só não vê quem não quer: o Cristianismo salvou a Europa da invasão muçulmana

E, posteriormente, a própria Europa começou a salvar-se do Cristianismo...

A Europa ou é genuinamente europeia, isto é, pagã, ou então não interessa. E um mal menor não é coisa boa.



Teria o Paganismo conseguido unir todos os Europeus?

Não vejo porque não, visto que a Índia não precisou do Cristianismo para travar e bater a invasão muçulmana.

De resto, não foi o Cristianismo que salvou a Europa, mas sim o progresso científico e tecnológico europeu a partir do retorno da antiga cultura greco-romana - aliás, à medida que o Cristianismo ia perdendo poder na Europa, os Europeus iam avançando contra os muçulmanos, até os dominarem quase por completo... quem dera aos cruzados terem feito sequer um décimo do que fizeram os Ingleses no século XIX, que até se deram ao luxo de traçar o mapa do Médio Oriente...



Talvez, mas o dado histórico é que foi o Cristianismo que uniu os europeus para a sua salvação. É que com o Cristianismo podemos falar e escrever em português, alemão, inglês... Com os Muçulmanos estarias a escrever este blog em árabe

E sem um nem outro, estaríamos a escrever em Português, mas sem dizermos segunda-feira e sim, talvez, Luns (dia da Lua). Bem melhor...
De resto, ainda hoje os Iranianos escrevem em Iraniano, não em Árabe, mesmo que o Árabe seja, também aí, bastante imperialista.




Com o Cristianismo as mulheres puderam aos poucos atingir o grau de emancipação que têm hoje, conforme o Cristianismo se foi tornando mais europeu e menos semita

A emancipação feminina deve portanto mais à cultura europeia do que ao Cristianismo.



E se fosses com conversas destas para os grandes heróis da sobrevivência europeia de não quereres ver a diferença entre cristãos e muçulmanos,

Pois, mas para mim os maiores heróis da verdadeira Europa foram Juliano, Radbod, Widukind, Penda... e se fosses dizer a esses verdadeiros europeus que era preciso submeter-se a um judeu morto na cruz só para poder fazer frente a outros semitas, provavelmente cuspiam-te na cara.

30 de julho de 2007 às 16:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

essa obra de promoção social feminina,como o Cristianismo,para quem não sabe,já desde o séc. XII,com os trovadores das cortes,vem fazendo,nem sempre ao mesmo ritmo,é certo,mas tem-no feito,e isso é inegavel

Nunca os trovadores fizeram fosse o que fosse em prol da mulher por motivos religiosos...
Aliás, o ideal cristão da mulher sempre foi o da virgem imaculada e obediente, e o modelo de Mulher que os trovadores promoviam era precisamente o da senhora poderosa e sensualmente encantadora, aproximando-se mais da imagem de antigas Deusas (como Juno e Vénus, por exemplo) do que da da mãe de Jesus...



Já não me vou referir ao importante papel que as mulheres tiveram nos primórdios do Cristianismo,quando muitas chefiavam congregações religiosas,

Curiosamente, não sacerdotisas cristãs... mas havia sacedotisas pagãs em barda... que se terá passado, de lá para cá?...



Mas esses,meu caro Silvério,não representam o verdadeiro ideal Cristão de igualdade dos sexos

Qual? Aquele em que Paulo considera que as mulheres são inferiores aos homens e que por isso devem obedecer-lhes?...

30 de julho de 2007 às 17:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

e o pessoal como anda todo cheio de fome cai, ou deixa-se levar,

Ou é obrigado a deixar-se levar, caro camarada e correligionário...

30 de julho de 2007 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E de quais cristãos e de qual cristianismo é que se está a falar?

Espécies de cristãos (só algumas):
Católicos (romanos);
Ortodoxos;
Protestantes (reformistas) - diversos;
Evangélicos;
Testemunhas cristãs de Jeová (dizem-se cristãos, embora declarem não pertencer à Cristandade).

Estirpes de católicos (as três mais relevantes):
- Católicos integristas.

- Católicos liberais.

- Católicos tradicionalistas.
Eu quero considerar-me destes.

30 de julho de 2007 às 17:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E de quais cristãos e de qual cristianismo é que se está a falar?

Todos eles concordam em destruir os Paganismos e em considerar os Deuses pagãos, ou como falsidades, ou como demónios.

30 de julho de 2007 às 18:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os católicos tradicionalistas dizem aos pagãos: fiquem em paz com a vossa religião.

30 de julho de 2007 às 19:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E apenas por curiosidade, gostaria de perguntar-vos:
São pagãos Enkiitas ou são pagãos Enlilitas?

30 de julho de 2007 às 20:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os católicos tradicionalistas dizem aos pagãos: fiquem em paz com a vossa religião.

Nunca ouvi essa.

30 de julho de 2007 às 20:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E apenas por curiosidade, gostaria de perguntar-vos:
São pagãos Enkiitas ou são pagãos Enlilitas?


Não conheço essas designações, mas terá isso a ver com Enki e Enlil?

30 de julho de 2007 às 20:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se tem, então ou se trata de algum simbolismo estranho, ou então está afastado tanto de mim como do Silvério e do Oestreminis, visto que se trata de Divindades do Médio Oriente...

30 de julho de 2007 às 20:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só mais ainda uma questão:
Se Jesus-Cristo não fosse considerado um Deus, porquê foram 500 soldados para o prender?

30 de julho de 2007 às 20:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tem tudo a ver com esses dois manos.
Por favor, encaremos o mundo com seriedade. Já é tarde para dizermos que o médio-oriente nada tem a ver com a Europa (ou que não precisa de nada ter a ver).

30 de julho de 2007 às 20:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se Jesus-Cristo não fosse considerado um Deus, porquê foram 500 soldados para o prender?

Deuses há muitos... e ninguém aqui disse que Jesus não o era.

30 de julho de 2007 às 21:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já é tarde para dizermos que o médio-oriente nada tem a ver com a Europa

Não, nunca é tarde para repor a verdade e a justiça... especialmente se a ligação da Europa ao Médio Oriente tem muito mais consequências negativas para os Europeus do que positivas. Não há mal que sempre dure e é tempo de manter bem afastado aquilo que, apesar de «tudo», continua a ser radicalmente diferente. E é-o cada vez mais, visto que a única parte dessa região que se assemelha ao Ocidente é Israel...

30 de julho de 2007 às 21:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ora, se o estimado Caturo dá a entender que era preferível ser judeu do que católico...«I rest my case». Quem foi J-C senão um judeu de grande evolução imediata?

30 de julho de 2007 às 22:29:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Os católicos tradicionalistas dizem aos pagãos: fiquem em paz com a vossa religião.

Afinal parece que não há só um deus.

E apenas por curiosidade, gostaria de perguntar-vos:
São pagãos Enkiitas ou são pagãos Enlilitas?


Faço minhas as palavras do camarada Caturo, nem tão-pouco me despertam qualquer interesse a cultura suméria ou egípcia ou teorias esotéricas vitorianas cheias de profundos e exóticos sigilos ou outros gatafunhos. Nem devem estas "insinuações" servir para intimidar o paganismo nem os pagãos, pois a religião não nasce nos livros, ao contrário do que os cristãos apregoam.

Se Jesus-Cristo não fosse considerado um Deus, porquê foram 500 soldados para o prender?

Mais uma vez, como é da família e tem cunha já pode ser deus, se fosse de fora era um embuste.

Quem foi J-C senão um judeu de grande evolução imediata?

Quem foi Maomé senão um árabe de grande evolução imediata.

30 de julho de 2007 às 23:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pilatos - Tu és rei?
Jesus - Tu o dizes! Eu sou Rei! Para isso nasci e para isto vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz.
Pilatos - Quê é a verdade?

Quem quiser continuar a contradizer a verdade conhecida como tal, saiba que tem assumir a responsabilidade disso.

30 de julho de 2007 às 23:17:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Já estou cheio de medo de ir para o inferno.

30 de julho de 2007 às 23:55:00 WEST  
Blogger Paulo said...

Continuo a aguardar que me indiquei alguns dos importantíssimos papeis que a mulher tem no seio da igreja católica, sem ser fazer doces tradicionais claro.



Será mesmo necessário isso?
Tenho uma grande lista,caro Silvério,e penso que há mais gente a querer participar,mas aí vai:Sta. Teresa de Ávila;Madre Teresa;Maria Madalena,aquela que os católicos tradicionalistas tanto ostracizaram;Sta. Cecília,padroeira da Música ocidental;a própria Teodora de Constantinopla,pelo papel que teve na resolução das querelas doutrinais no Império Bizantino;centenas de mulheres missionárias que levam a Palavra de Deus aos quatro cantos do Mundo com risco da própria vida,por vezes,não só para evangelização,mas também para assistência humanitária,e fico-me por aqui,só para referir as que me parecem mais significativas.Já não vou mencionar uma série de rainhas e imperatrizes,sobretudo no Império Bizantino,que foram poderosas e marcaram a sua época.
Como vê,a história dos "doces tradicionais" não pega lá muito bem.Gostaria de ver uma papisa(parece até que hove uma,chamada Joana...)mas isso já não me diz respeito.Quem pode,que faça.



Não, o problema é de todos nós. Porque se a humanidade mergulhar noutra idade das trevas vamos todos perder com isso.

Não,de certeza que não será com o Cristianismo que o Mundo cairá noutra idade das trevas.
Se voltássemos aos antigos deuses e deusas tribais,estou mais que certo que,aí sim ,mergulharíamos num poço mental sem fundo.
Seria um recuo enorme,nunca um progresso:não,obrigado!
Nada aprenderia com os vossos ídolos de barro inertes e selvagens!
Já agora,que penso que seja uma pessoa minimamente inteligente,parece-me estar a confundir o Cristianismo com o Islamismo,caro Silvério.


e o pessoal como anda todo cheio de fome cai, ou deixa-se levar


Depende,excelente Caturo...Sítios há onde,por causa da fome,o que menos importa é a religião...
Mas até aí,o cristianismo pode ter uma acção construtiva.

Não, nunca é tarde para repor a verdade e a justiça... especialmente se a ligação da Europa ao Médio Oriente tem muito mais consequências negativas para os Europeus do que positivas. Não há mal que sempre dure e é tempo de manter bem afastado aquilo que, apesar de «tudo», continua a ser radicalmente diferente. E é-o cada vez mais, visto que a única parte dessa região que se assemelha ao Ocidente é Israel...

Muito bem,muito bem,mas poderá alguem dizer-me o que é a "Verdade"?
Quanto ao "mal",para mim trata-se do flagelo terrorista e radicalista da religião Islâmica,e é realmente triste que dure tanto tempo.Já disse,em outro post,o que pensava sobre a solução desse problema.De facto,é muito complexo.
Infelizmente,não há nenhum imperador Heraclio nos dias de hoje...


Afinal parece que não há só um deus.

Que eu saiba,ninguem disse o contrário.Existe liberdade.

religião não nasce nos livros, ao contrário do que os cristãos apregoam.

Pois não,nasce dos Homens.No livro ficam as intruções...


o ideal cristão da mulher sempre foi o da virgem imaculada e obediente


Sim,amigo Caturo,mas na Antiguidade,quando a algumas "mentes elevadas" interessava que assim fosse.A fé,felizmente,evoluíu,longa batalha se tem travado nesse sentido.A Igreja sempre tem tido a cultura do debate e do questionar as situações.Não olhemos para a parte como se do todo se tratasse.
Terá o vosso Paganismo a mesma flexibilidade doutrinal?


Quem foi J-C senão um judeu de grande evolução imediata?

Quem foi Maomé senão um árabe de grande evolução imediata.


Não confundam a causa com o efeito:foi a evolução que deu ao Cristianismo a sua singularidade,ao contrário das outras duas religiões monoteístas.
Comparar o cristianismo com o islamismo é como comparar o Pai Natal com o menino Jesus...
Ao ser adoptada pelos Europeus,a fé cristã adquiriu o seu próprio cariz e identidade:soube ir de encontro a uma nova realidade e um novo ambiente social.Felizmente,muitas coisas mudam,para melhor.

Mais uma vez, como é da família e tem cunha já pode ser deus, se fosse de fora era um embuste.


Absurda teoria esta.Não se está a analisar bem esta questão.Já li isto num livro de um senhor americano chamado Dan Brown,isso sim,um enorme embuste,que encheu bem a carteira do mesmo.
Para mim,é claro:Jesus Cristo é(ou foi) a personificação de Deus entre os Homens,trazendo uma nova dimensão á Fé,para humanizá-la e fazê-la viva e palpitante.
Isto não é nenhuma questão de parentesco,trata-se de Fé,pura e simples.

Já estou cheio de medo de ir para o inferno.

E até lá está um tipo com uma forquilha e umas barbas de bode,além de que deve fazer muito calor!...
Quem não sabe,fica a saber:o verdadeiro inferno fica mesmo cá no nosso canto,e somos nós que o fazemos,todos os dias!
Tenha paciência...

31 de julho de 2007 às 12:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem foi J-C senão um judeu de grande evolução imediata?

Era assim uma espécie de Francisco Louçã lá da terra...

Interessa aos Europeus, um Francisco Louçã judeu? Nem um bocadinho.

31 de julho de 2007 às 14:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem quiser continuar a contradizer a verdade conhecida como tal,

Qual verdade?

Razão tinha Pilatos... como bom ocidental que era, não foi na fita, não se deixou encantar só porque um judeu perseguido dizia que conhecia a Verdade e tal...

31 de julho de 2007 às 14:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se voltássemos aos antigos deuses e deusas tribais,estou mais que certo que,aí sim ,mergulharíamos num poço mental sem fundo

Pois, como as mais brilhantes civilizações de sempre, que eram das Deidades tribais - as civilizações da Filosofia, da Arte, da Democracia; Heráclito, Platão, Aristóteles, Homero, Virgílio, Augusto, Juliano, viviam todos num «poço mental sem fundo», quem andava bem iluminado eram os inquisidores medievais, esses sim, «é que a levavam direita».



Nada aprenderia com os vossos ídolos

Pois, caro leitor - aprende quem pode...



de barro inertes

Ah, os ídolos cristãos mexem-se... talvez alguns daqueles que se vendem em Fátima, que até têm luzes e tudo...



Já agora,que penso que seja uma pessoa minimamente inteligente,parece-me estar a confundir o Cristianismo com o Islamismo,

O que é significativo é que aquilo que o Silvério disse aplica-se tanto a uma religião como a outra.




Depende,excelente Caturo...Sítios há onde,por causa da fome,o que menos importa é a religião...
Mas até aí,o cristianismo pode ter uma acção construtiva


Pois, aproveitando-se da fome para destruir as religiões dos outros povos... sabem-na toda. E não mudaram nada, dois mil anos depois.




Muito bem,muito bem,mas poderá alguem dizer-me o que é a "Verdade"?

O seu Jesus lá terá a sua, nós temos a nossa.




Sim,amigo Caturo,mas na Antiguidade,quando a algumas "mentes elevadas" interessava que assim fosse.A fé,felizmente,evoluíu,longa batalha se tem travado nesse sentido.A Igreja sempre tem tido a cultura do debate e do questionar as situações.

Sim, sim... e, até hoje, continua a ser esse o ideal cristão da mulher: virgem, ou então boa mãe, e obediente...



Terá o vosso Paganismo a mesma flexibilidade doutrinal?

O Paganismo tem incomparavelmente mais flexibilidade doutrinal do que o Cristianismo.




comparar o cristianismo com o islamismo é como comparar o Pai Natal com o menino Jesus...

Má comparação, a sua, visto que Jesus e Maomé são figuras religiosas e o Pai Natal não.

Mas e daí... certo é que a figura do velhote de barbas que, trajado de vermelho e atravessando o céu estrelado, traz prendas do extremo norte, é muitíssimo mais atraente e significativa para a Europa do que a do Carpinteiro Judeu que morreu longe. Efectivamente, o famoso Pai Natal parece ser uma transformação folclórica e popular dos antigos Deuses Odin e Thor.



ao ser adoptada pelos Europeus,a fé cristã adquiriu o seu próprio cariz e identidade:soube ir de encontro a uma nova realidade e um novo ambiente social

Tentou-o, mas falhou. Por isso, morre mais um pouco todos os dias.



Para mim,é claro:Jesus Cristo é(ou foi) a personificação de Deus entre os Homens,trazendo uma nova dimensão á Fé,para humanizá-la e fazê-la viva e palpitante.
Isto não é nenhuma questão de parentesco,


Filósofos há muitos. E nada nas palavras de Jesus exibe qualquer superioridade relativamente ao que dizia, por exemplo, Sócrates.
Aliás, este morreu com uma serenidade muito mais divinizante do que a angústia demonstrada por Jesus na cruz. E, mesmo assim, nunca Sócrates disse que era deus...

Assim, o que é que destaca Jesus relativamente a outros pensadores e milagreiros da Antiguidade (também se atribuem milagres a Pitágoras, por exemplo)?
Nada.

31 de julho de 2007 às 15:17:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Agora não tenho tempo para estar a ler com muita atenção, mas queria só responder a isto:

Gostaria de ver uma papisa(parece até que hove uma,chamada Joana...)

Bem então vamos por exemplo à wikipédia ler o artigo da Papisa Joana. Leiam a parte em que diz que ela se disfarçou de homem para poder estudar, porque eram proibido às mulheres. As outras são ou mulheres de poder paralelo à Igreja, missionárias dos doces tradicionais, ou figuras bíblicas ou do imaginário cristão muito raras. Em dois mil anos são exemplos muito pobres. Até mais.

31 de julho de 2007 às 15:35:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Nada aprenderia com os vossos ídolos de barro inertes e selvagens!

Bravo discurso do século XIX. É contra pessoas assim que temos de defender a liberdade.

e o pessoal como anda todo cheio de fome cai, ou deixa-se levar

Depende,excelente Caturo...Sítios há onde,por causa da fome,o que menos importa é a religião...
Mas até aí,o cristianismo pode ter uma acção construtiva.


A fome aqui era no sentido figurado, uma fome espiritual, pois o homem não sendo feito só de "barro" acaba sempre por se ressentir disso.

Quanto ao "mal",para mim trata-se do flagelo terrorista e radicalista da religião Islâmica

Para mim essas coisas que diz são sintomas, tal como o racismo é um sintoma. O "mal", se assim o quiser pôr, é a mensagem de Jesus Cristo, Moisés, Maomé, etc. porque é isso que está na origem dos fundamentalismos.

O paganismo não precisa ter um discurso ecuménico, como o da Igreja, que não sei qual é ele, já foi, mas foi na altura do João Paulo II. Porque essa é uma questão que só se põe entre fanáticos, portanto que conversem vocês entre si.

Existe liberdade.

Não graças a vocês.

No livro ficam as intruções...

Não ficam não, quanto muito ficam curiosidades.

Terá o vosso Paganismo a mesma flexibilidade doutrinal?

Mais uma vez é uma questão que não se coloca, o papel da mulher nunca foi inferior no paganismo, por isso não temos de ter politica de igualdade.

Absurda teoria esta.Não se está a analisar bem esta questão.Já li isto num livro de um senhor americano chamado Dan Brown,isso sim,um enorme embuste,que encheu bem a carteira do mesmo.

Ora bem, o que disse é absurdo, era em jeito de sátira ao discurso cristão, mas não faço ideia de como associa isto ao bestseller, e para dizer a verdade nem me interessa.

Quem não sabe,fica a saber:o verdadeiro inferno fica mesmo cá no nosso canto

Há cantos piores, eu cá gosto dele, quem não estiver bem tem sempre alternativa.

31 de julho de 2007 às 16:35:00 WEST  
Blogger Silvério said...

de barro inertes

Ah, os ídolos cristãos mexem-se... talvez alguns daqueles que se vendem em Fátima, que até têm luzes e tudo...


Ahahah! Ainda não disseram, mas daqui por 200 anos, se ainda houver cristianismo vão dizer que a irmã Lúcia é uma das grandes mulheres da cristandade, que foi devido à Igreja que ela levou a grande vida que levou.

31 de julho de 2007 às 16:43:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Filósofos há muitos. E nada nas palavras de Jesus exibe qualquer superioridade relativamente ao que dizia, por exemplo, Sócrates.
Aliás, este morreu com uma serenidade muito mais divinizante do que a angústia demonstrada por Jesus na cruz. E, mesmo assim, nunca Sócrates disse que era deus...

Assim, o que é que destaca Jesus relativamente a outros pensadores e milagreiros da Antiguidade (também se atribuem milagres a Pitágoras, por exemplo)?
Nada.


Nem mais Caturo, é só sofismo, tretas e mais tretas para ficarem contentes com a sua superior verdade mais-que-rarefeita, que no fundo não é mais que a resposta às pretensões de superioridade do intelecto do ser dos dias de hoje. Por isso é que acham que deus é uma equação que se simplifica até ao 0. Porque quanto mais simplificarem, mais inteligentes são, e ninguém quer ser menos inteligente e ficar com o prémio de barro.

31 de julho de 2007 às 16:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

epende,excelente Caturo...Sítios há onde,por causa da fome,o que menos importa é a religião...
Mas até aí,o cristianismo pode ter uma acção construtiva.

é, mandam para lá missionários que lhes dizem venham cá que vos damos de comer se se converterem. e os esfomeados desgraçados dizem que sim. não me venham dizer que os selvagens em áfrica ou noutro sítio qualquer por onde andem as missões têm um enorme poder de pensamento metafísico e abstracto para de facto entenderem o que está ali. e não venham com desculpas imbecis que els não são burros etc e tal, não diriam que o são mas para um tipo de pensamento mais abstracto, não estão capacitados para tal, porque não faz parte da sua cultura. para isso basta ver como são os alunos de origem africana integrados na nossa escola e os seus resultados /comportamento nas aulas, isto generalizando, claro.

1 de agosto de 2007 às 00:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home