sexta-feira, junho 29, 2007

ENCONTRO MUNDIAL SOBRE BRUXARIA NA NORUEGA - TRADIÇÕES ESPIRITUAIS EUROPEIAS EXPOSTAS AO PÚBLICO

Académicos e entusiastas de bruxaria juntam-se para discutir a situação actual das suas práticas ocultas, manifestando algumas preocupações.

Mais de 60 peritos em bruxaria, de vários países, estão reunidos em Varbo, uma pequena aldeia no norte da Noruega.
Durante três dias em Vardo, há discussões, palestras e o visionamento de um filme sobre feitiçaria antiga e moderna.
O Congresso Internacional de Feitiçaria Sol da Meia-noite é organizado por universidades americanas e escandinavas.
Os organizadores dizem que a perseguição é uma coisa do passado na Europa, mas que em partes de África e da Ásia, homens, mulheres e crianças ainda são acusados de bruxaria.
Peritos dizem que, como no passado as vítimas são frequentemente excluídas pelas suas comunidades por fazerem ‘mezinhas’ para doenças, mau tempo ou desgostos amorosos.
No congresso discutem-se estes assuntos e partilham-se outras preocupações. A reunião serve também para falarem sobre a Shamanism, uma prática que se baseia na comunicação como mundo espiritual através de animais. Alguns peritos crêem que a Shamanism é mais antiga do que todas as outras religiões.
Além da presença de académicos e outros crédulos, a bruxaria tem ganho, recentemente, um ‘nova onda’ de entusiastas fruto dos livros ‘bestsellers’ do Harry Potter cujo lançamento mundial é hoje.
No século XVII foram queimadas 80 mulheres nas tão conhecidas caças às bruxas em Vardo.
Textos da altura referem que as acusações tinham por base os supostos encontros com o diabo na ‘witch mountain’, próximo da cidade.
Estima-se que os séculos XVI e XVII mais de 50 mil pessoas foram executadas por alegadas práticas de bruxaria por toda a Europa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Verinha está lá na Noruega?

4 de julho de 2007 às 00:45:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home