quarta-feira, maio 23, 2007

MULHERES ADEREM CADA VEZ MAIS AO PAGANISMO (BRUXARIA)

Aumenta exponencialmente o número de mulheres jovens que aderem à bruxaria como religião e modo de vida, alimentando o estupendo crescimento das vendas dos livros relacionados com magia e paganismo.
Há cerca de setecentos mil sites de internet para bruxas adolescentes... e a Federação Pagã, organismo com secções em vários países, incluindo Portugal, afirma ter várias centenas de abordagens por semana da parte de gente jovem, a tal ponto que já tem um centro de trabalho para menores de dezoito anos.
As séries americanas da moda, tais como «Sabrina a Jovem Bruxa» e «Buffy, a Caçadora de Vampiros» tem ajudado a esta divulgação da moderna bruxaria.
Ora a bruxaria de que aqui se fala é, repita-se, a sua forma religiosa. Normalmente, está associada, ou mesmo identificada, com a Wicca, que é neste momento a mais divulgada das religiões pagãs do Ocidente, já oficialmente reconhecida como religião nos EUA.
De notar, entretanto, que nem todos os pagãos são bruxos, embora todos os bruxos sejam pagãos; do mesmo modo, enquanto todas os wiccans se consideram bruxos, nem todos os bruxos são wiccans.
Esta expansão da bruxaria pagã no seio da juventude feminina é assim explicada pelo relatório do professor Cush, baseado em entrevistas com bruxas de idades entre os dezoito e os vinte e quatro anos: «O Paganismo e a Feitiçaria são apelativos por causa da sua marcada atitude feminista e da ausência de homofobia. Esta religião promove a mulher dum modo notório, especialmente quando comparada com outras religiões.
Diferentes motivos levam várias mulheres à prática desta magia-religião, por vezes opostos, tais como a influência familiar duma mãe já «iniciada» nos meandros deste credo e, por outro lado, a rebeldia contra as imposições cristãs por parte de certas famílias particularmente conservadoras.



É de lamentar que muitas das crenças relativas a este caminho religioso sejam divulgadas juntamente com certas ideias universalistas que em nada contribuem para o verdadeiro e pleno despertar do Ocidente, antes pelo contrário. Mas, pelo menos por enquanto, o cômputo geral do desenvolvimento desta religiosidade parece mais positivo do que negativo, visto que estabelece, de momento, o essencial dos essenciais: a intenção de valorizar crenças ancestrais pré-cristãs e a capacidade de cortar com o império espiritual cristão. A partir daí, há que trabalhar para orientar os jovens já (ligeiramente) despertos no sentido da verdadeira religiosidade dos seus Ancestrais, o que os conduz, não apenas ao «culto da Natureza», mas sim das Potências Divinas que constituem o vértice superior da espiritualidade da qual são legítimos herdeiros.

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Entretanto já existiu a "Religião da Humanidade", e o quê ficou dela?
- Um cientismo que se transformou em tecnocracia, uma organização social rigidamente planificada, a ideologia do "Plano". Nem amor, nem ordem, nem progresso; apenas uma sociedade eurocrata de ovos carimbados e maçãs normalizadas.

" Vós bem sabeis que só Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida".
=» J-C

24 de maio de 2007 às 01:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mulheres aderem cada vez mais ao paganimos(bruxaria)"

Só se forem as vossas , seus cornos mansos

24 de maio de 2007 às 09:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Só se forem as vossas , seus cornos mansos

Deves é ter algum trauma, foste ou és corno manso e vai daí tudo o que seja actividades de mulher te lembra o par de chavelhos que te espetaram na testa.

24 de maio de 2007 às 11:07:00 WEST  
Blogger WildFaun said...

Nâo sei se este crescimento do "Wicca Coca Cola" é particularmente positivo Caturo, já que me parece de uma superficialidade extrema (e atenção não que estou aqui a incluir o Wicca Gardneriano tradicional)

24 de maio de 2007 às 11:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A ver vamos, Wild. Porque, mesmo que não seja inteiramente positivo, tem um potencial que pode ser canalizado.

24 de maio de 2007 às 11:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma das crítica que posso fazer ao neo-paganismo foi, em algumas variantes, ter sido excessivamente colado e utilizado como forma de feminismo radical. Basta ler a Starhawk ("The Spiral Dance") ou o já referido "Drawing Down the Moon" para ver que existe uma deturpação efectiva - ou uma redefinição que considero perniciosa - por parte das "wymin" e outras que tais. Isto é especialmente notório na Wicca, onde existe de facto um afastamento tal entre as variante feministas - e outras americanadas - e a Gardneriana e Tradicional que dificilmente se podem considerar o mesmo grupo. Isto era chamado há uns anos "fluf bunny Wicca".

Dito isto, e marcadas as distâncias , considero esta adesão algo natural... mas também o é entre os homens, de resto. Apenas me "preocupa" se as mulheres encontrarem em certas correntes do neo-paganismo pouco mais do que um escape de protesto, sem de facto terem grande interesse nas questões de fundo. É fácil disso acontecer, até pelas versões "históricas" reidículas que perspassam nesses círculos ("Idades do Ouro" matriarcais, mulheres sempre boazinhas e os homem muito maus, etc, etc).

"As above, so below", e o equilibrio nisto é o que mais me interessa.

24 de maio de 2007 às 12:09:00 WEST  
Blogger WildFaun said...

Para algumas pessoas ser Wiccan ou feminista é uma desculpa para ser lésbica e não gostar de homens :D

24 de maio de 2007 às 12:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não consigo entrar com o nick certo caralho :|

24 de maio de 2007 às 12:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Para algumas pessoas ser Wiccan ou feminista é uma desculpa para ser lésbica e não gostar de homens

Pois... mas neste mundo tem de haver lugar para todos. :)

24 de maio de 2007 às 15:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Apenas me "preocupa" se as mulheres encontrarem em certas correntes do neo-paganismo pouco mais do que um escape de protesto, sem de facto terem grande interesse nas questões de fundo.

Sim - mas isto já se sabe, há de tudo em toda a parte. Que se consiga tirar daí algum proveito, ou seja, conseguir pegar nuns quantos e reencaminhá-los, já é melhor do que nada.

24 de maio de 2007 às 15:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo não estava a manifestar nenhuma animosidade para quem é lésbica, só acho curioso que algumas wiccans pareçam querer criar um "cristianismo às avessas" em relação aos sexos - estão a fazer aquilo que criticam. Nâo é a religião de jeová mas é a religião da Deusa... Como disse o anónimo é aquela visão de "mulheres sempre boazinhas e os homem muito maus".
Claro que isto não corresponde à maioria dos/das Wiccans, felizmente.

24 de maio de 2007 às 15:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estão sempre a rebentar com o forum nacional.Alguém sabe o que se passa???

24 de maio de 2007 às 15:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

cheque sem provisão

24 de maio de 2007 às 16:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

As mulheres normalmente até começam nessas coisas para agarrar os maridos ou os namorados. :D Mas acho que deve ser positivo, porque as pessoas crescem. Começam na pastilha, chupa-chupa, chocolate...

24 de maio de 2007 às 17:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Há quem diga que:
- As populações são naturalmente pagãs;
- O catolicismo é um cristianismo com expressões de paganismo;
- Os cultos que se fazem nos templos e altares católicos vêm do mundo pagão;
- Santuários no estilo de Fátima só há no cristianismo pagão (catolicismo).

25 de maio de 2007 às 03:07:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Bem... de facto houve uma adaptação necessária que o que chamamos Catolicismo hoje em dia fez para tornar uma religião eminentemente semitica numa religião mais própria para os nativos da Europa. Essse processo de "indo-europeisação" do Cristianismo foi fulcral para a expansão do Cristianismo, e usou várias formas, incluindo obviamente a utlização de locais e conceitos pré-cristãos. Parte da crítica Protestante ao Catolocismo é de resto exactamente esta, e é de notar que os movimento evangélicos são extraordinariamente próximos do judaísmo.

Seria ingénuo pensar que foi apenas através da intimidação que o Cristianismo se espalhou na Europa. Devido a essa adaptação aos conceitos dos nativos o Cristianismo encontrou menos dificuldades na sua expansão. O Catolicismo é o que mantém mais presente estas origens, devido ao peso da Tradição.

25 de maio de 2007 às 10:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Essse processo de "indo-europeisação" do Cristianismo foi fulcral para a expansão do Cristianismo, e usou várias formas, incluindo obviamente a utlização de locais e conceitos pré-cristãos.

Nem de propósito, hoje vinha a ler no metro e este parágrafo chamou-me a atenção:

"Supernatural intervention in wars continued to occur as the ancient world gave way to the modern. In early Christian times, stories of vengeful pagan gods were still widely believed, but were slowly integrated into the new religion. Across Europe, the saints and angels adopted the role in battle formerly occupied by the gods of war. In Irish tradition, saints were able to summon magical reinforcements or send magic mists to conceal Christian armies from their enemies. Newly Christianized kings and emperors were encourtaged to forsake the war gods that had once been called upon by their ancestor, for the protection of patron saints. during the Middle Ages, this tradition continued with victories against pagans and heretics attributed by the church to the ditrect intervention of God via his agents on earth. Meanwhile newly christyianized warriors inherited some of the roles of the angels as supernatural protectors of territory and the patrons of kings and soldiers."

clarke, david, the angel of Mons- Phantom soldiers and ghostly guardians, ed. wiley, 2004

25 de maio de 2007 às 11:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Deveras interessante a perspectiva panteísta do catolicismo.

Mas naah :P não me convence. Apesar da permeabilidade do paganismo, os católicos sempre foram repressores. Duvido de uma expansão "menos" bélica por isso.

25 de maio de 2007 às 11:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bom texto, Sara.

Reginaldo e Oestrimnis, de facto a cristianização deu-se pela via da repressão e da absorção-usurpação das tradições pagãs, em jeito de «polícia mau - polícia bom» - por um lado, proibia-se pela força a crença pagã; por outro, dava-se ao povo um «rebuçado», o de deixá-lo continuar com as suas práticas, desde que «com juizinho», ou seja, submetidos à doutrina cristã.

Sucede simplesmente que aquilo que sobreviveu pode agora ser utilizado em prol do Paganismo, ou seja, ser reintegrado de volta no seio da sua espiritualidade original e legítima.

25 de maio de 2007 às 12:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O forum nacional continua em baixo,sabem o que se passa?

25 de maio de 2007 às 14:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vai pó caralho com o forum nacional, a quem é que interessa esse cancro? Dassseee

25 de maio de 2007 às 16:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois mas o forúm nacional continua em baixo!Ou não?

25 de maio de 2007 às 18:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Os partidos políticos não deveriam ter nada a ver com os problemas religiosos desde que estes não minassem a moral da raça; da mesma maneira, a religião não deveria envolver-se nas intrigas políticas."
- Adolf Hitler, «A Minha Luta»

26 de maio de 2007 às 00:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Oh Ajtel, mete o "a minha luta" no cú, não deves ter dificuldade,

26 de maio de 2007 às 01:10:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

De facto Caturo. Eu não estava obviamente a dizer que o Cristianismo era "bom suficiente" numa perspectiva neo-pagã apenas por ter sido fortemente adaptado às necessidades indo-europeias. Existe de resto uma Tradição Ibérica no seio do neo-paganismo actual (a PF Portugal tem mais informações sobre os aspectos exotéricos da mesmas). Não sei qual a tua tradição nestas coisas, e nem interessa muito visto as tradições pagãs na Europa terem regra geral um fundo estrutual comum (e.g. sem grandes problemas alguém da Wicca Gardneriana se vê à ontade numa cerimónia druídica, etc).

26 de maio de 2007 às 18:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E todos ficamos a saber que o anónimo da 1:10 gosta de tomar NOKÚ a toda a hora!...

27 de maio de 2007 às 01:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O islão é a solução. A bruxaria é apostasia. Os infiéis conhecerão o fogo do inferno.

27 de maio de 2007 às 03:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A Vera é uma bruxa satânica e o ajtel, além de beato, é rabeta!

29 de maio de 2007 às 16:16:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home