domingo, abril 22, 2007

CAMPANHA DO GOVERNO IRANIANO CONTRA AS MULHERES QUE NÃO SE SUBMETAM ÀS NORMAS DE VESTUÁRIO ISLÂMICAS

As autoridades iranianas lançaram uma nova campanha contra as mulheres que infringem o código de vestuário islâmico em vigor no país, informa hoje a imprensa local.

Os jornais publicaram fotografias de mulheres polícias com longos «tchador» de cor negra a interpelarem raparigas em Teerão vestidas com roupas cintadas e de cores vivas.
As jovens que infringem a «moda islâmica» são, num primeiro momento, advertidas e, a seguir, levadas para um centro correccional, se protestarem, de acordo com a agência Fars.
A agência referiu que pelo menos 15 mulheres já foram levadas para esse centro. Só puderam sair após serem identificadas e assinarem um compromisso por escrito de que mudariam de comportamento e de se vestirem com roupas convencionais levadas por familiares.
As autoridades lançam ritualmente tal campanha com a chegada dos bons dias de calor, que desafiam número crescente de jovens citadinas a descobrirem parte dos cabelos e a vincarem as suas formas com roupas justas.
O código de vestuário islâmico iraniano exige ao sexo feminino não descobrir senão o rosto e as mãos. É observado por um grande número de mulheres que usam o «tchador», um longo véu preto que cobre o corpo da cabeça aos pés.
As autoridades parecem insistir mais no carácter dissuasivo do que punitivo na sua nova campanha, nomeadamente na capital.


E as feministas europeias... estão todas caladas?...

E a míriade de «opinion makers» que expressa disfarçada admiração pelo presidente do Irão... nada diz?...

Pois...