terça-feira, fevereiro 27, 2007

RELIGIÃO SIM... MAS ATENÇÃO À ESCOLHA RELIGIOSA DE CADA QUAL...

Eis um artigo que dá algum prazer ler, mesmo sendo cristão - trata-se duma apologia da Religião contra o materialismo cientificista, fazendo no entanto a ressalva no que ao Islão diz respeito, aqui considerado como um mal que um pouco por toda a parte do mundo faz estragos.
O autor do texto, um dos mais renomados e antigos jornalistas do «Times», tem todavia uma perspectiva cristã e, puxando a brasa à sua sardinha, trata de começar por afirmar que o Cristianismo foi sempre inimigo da escravatura.
Ora isto é falso, como se pode ler no Novo Testamento em mais duma passagem. Saliento especialmente esta:
5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
(Efésios)

4 Comments:

Blogger Caturo said...

Sim, tens razão, eu queria escrever «Novo», mas estranhamente saiu-me «Antigo».

Quanto a Jesus, ele foi assassinado por mais do que essa razão, como bem sabes, melhor do que eu - é que Jesus não queria ser um líder nacional, recusou-se a ser tido como messias estritamente judaico, porque queria falar para a humanidade toda, sem barreiras e contra as barreiras de estirpe...

1 de março de 2007 às 12:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

camarada e amigo miazura, o caturro é lélé da cuca :)

1 de março de 2007 às 16:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

miazuria o teólogo da locomotiva

2 de março de 2007 às 16:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

Camarada Miazuria, há porventura alguma igreja cristã que recuse Paulo? A católica não o faz seguramente. E tem o todo da Bíblia (Novo e Antigo Testamentos) como revelados por Deus.
Por conseguinte, o que Paulo afirma diz respeito a todos os católicos actuais - e, presumo, à esmagadora maioria dos protestantes.



partilhavam a terra em comunidade.

Partilhavam a terra com os não judeus?



E não confundas universalismo com universalidade,

Claro que não confundo, e já o afirmei, no Fórum Nacional, quando especifiquei que Deus universal não é o mesmo que Deus universalista.
Mas o Cristianismo é universalista.



Toda a filosofia Grega portava e professava uma ética (valores)de cunho universal, contudo nunca quiseram impô-la a ninguém.

Mas os cristãos quiseram impor a sua religião em toda a parte.



A imposição como valor absoluto é que enferma do nocivo universalismo a que tanto referes nos teus postais sobre o o "crucificado".

E não é só a imposição que define o universalismo - aliás, a imposição é uma consequência, não uma motivação em si. Porque a motivação universalista é esta: há uma só verdade, toda a gente é igual, logo, «o que é bom para mim também é bom para os outros», por isso, tenho o dever de ir mostrar aos outros a verdade que eu já sei, e isso é bom para eles, mesmo que não o queiram, porque o que interessa é que as suas almas serão salvas». Este modo de pensar é comum a cristãos e a muçulmanos.


Em nunhum texto do Novo Testamento de faz a apologia ou a sugestão da mestiçagem biológica.

Porque nem sequer estava em causa. Mas concerteza que se fala contra os laços de sangue em proveito dos laços de solidariedade.


Saudações Nacionais

2 de março de 2007 às 16:38:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home