terça-feira, fevereiro 27, 2007

PORTUGUESES QUEREM MAIS REFERENDOS

Contrariando a vontadezinha de certas «elites» político-culturais que tudo fazem para desacreditar os referendos, com medo da opinião popular: «Ai mas isto agora é referendos todos os dias», ouviu-se, não poucas vezes, quando se realizou o segundo... e o gran campeador da liberdade!!!, o poeta Manuel Alegre, já andava a dizer que «ah, a nossa tradição democrática é representativa, não é referendária!». Ora um esquerdista libertador e progressista-de-Abril preocupado com a «Nossa Tradição», é coisa que não se vê todos os dias, há que convir...

E porquê?

Porque, nessa altura, adivinhava-se já que a Esquerda seria derrotada nesse referendo (o da regionalização, se me não falha a memória) e vai daí a Esquerda não gosta nada de ter de perguntar ao Povo o que é que este pensa realmente... É muito mais fácil falar em nome do Povo sem ter de estar a perder tempo com o pormenor de ter de o questionar, que é uma grande maçada...




A continuação da realização de referendos é defendida por 64 por cento dos portugueses, revela o Barómetro DN/TSF/Marktest. Já 62 por cento estão de acordo com a realização de um referendo à Constituição Europeia.

A manutenção dos referendos em Portugal é apoiada por 64 por cento dos inquiridos pelo Barómetro DN/TSF/Marktest contra 25 por cento que têm opinião contrária, isto depois de três referendos com abstenção acima dos 50 por cento.
Entre os que estão a favor da realização de mais referendos estão os eleitores entre os 18 e os 34 anos, repartindo-se de forma idêntica entre votantes no PS e no PSD.
Sobre a eventual realização de um referendo relativo à Constituição Europeia, 62 por cento revelam-se a favor da realização desta consulta popular, com 71 por cento a garantirem que irão votar nesse referendo.
Mais uma vez são os mais jovens que mais se interessam por esta consulta popular, com mais de 84 por cento dos eleitores entre os 18 e os 35 anos a prometerem votar nesta consulta popular.
Oitenta por cento dos eleitores do PS prometem participar numa consulta popular sobre a Constituição Europeia, ao passo que 74 por cento dos votantes no PSD garantiram que farão o mesmo.
O estudo da Marktest apurou ainda que os assuntos europeus interessam a 86 por cento da classe alta e média/alta, mas a apenas 64 por cento da classe baixa ou média/baixa.

Ficha Técnica:
O Barómetro foi realizado pela Marktest para a TSF e DN entre 16 e 16 de Fevereiro através de 810 entrevistas por telefone fixo a maiores de idade, 425 das quais mulheres.
Das 810 entrevistas, 166 foram feitas na Grande Lisboa, 90 no Grande Porto, 178 no Interior Norte, 156 no Litoral Norte, 130 no Litoral Centro e 90 no Sul. A margem de é de 3,44 por cento para um intervalo de confiança de 95 por cento.