segunda-feira, fevereiro 19, 2007

DIVAGAÇÕES SOBRE O CARNAVAL...


A imaginação ultra-requintada em fusão com a História milenar - isto, leitores, isto é a Europa.
Contemplem.






















Carnaval, celebração de raiz porventura arcaica, essencialmente semelhante à Saturnália, mas com traços de outras festividades pagãs, nomeadamente da Lupercália, aqui descrita há poucos dias, e da Bacanália, na qual, ao mesmo tempo em que o líquido de Baco descia as gargantas e subia às cabeças, se podia dizer e fazer toda a sorte de deboches.

O Carnaval é efectivamente um tempo de pura descontracção, em que se pode fazer, dizer e até ser» virtualmente tudo «o que se quiser» - com os limites que a sociedade actual impõe, relativizando sempre o sentido do total que algumas festas poderiam ter originalmente, pois que, numa época em que são sempre precisos polícias, médicos, enfermeiros, etc., não se pode esperar que todos estejam ao mesmo tempo envolvidos numa dada celebração, como bem notou Roger Caillois em «O Homem e o Sagrado».

No antigo calendário romano, Fevereiro era o último mês do ano, época de contacto com os mortos, de purificação da cidade - é daí que vem o nome Fevereiro, de Februus, Deus Subterrâneo dos Mortos e das Riquezas - tendo assim um ambiente similar ao do Halloween céltico (Samhain, na língua irlandesa), o qual é, para os Celtas, a passagem de um ano para outro.


Neste extremo ocidente europeu, o Entrudo está actualmente muito influenciado pela cultura brasileira, o que contribui para um empobrecimento da tradição carnavalesca nacional: um povo sem orgulho, acabrunhado, deixa-se colonizar também nisto, especialmente quando a ideia de que a versão carioca de tal festividade «é que é o Carnaval por excelência» parece estabelecida como um facto indiscutível, e «toda a gente» a considera melhor que todas as outras.

E tal colonização, verdadeiramente kitsch porque feita com base na diluição da identidade cultural nacional, passa por cima até do mais prosaico bom senso - chega a infringir as mais elementares regras da sensatez no que ao clima diz respeito. Cá, ainda é Inverno e, por conseguinte, a tradição de cá não consistia em exibir descomunais coxas, tantas vezes invernalmente anafadas, trajadas com roupas que deixam as pobres moçoilas semi-nuas a gramar um frio ventoso pelas carnes adentro.
Parece-me a propósito disto pertinente observar a diferença radical entre o Carnaval brasileiro e os Carnavais europeus - por mais diferenças que se verifiquem entre estes últimos, há algo que os caracteriza em comum por oposição ao do Rio de Janeiro: trata-se, quanto a mim, da valorização do não manifesto, do oculto, do acto de esconder.
A festividade carnavalesca brasileira é típica do Verão - com efeito, realiza-se numa altura em que o hemisfério sul vive o pico da estação quente. Por conseguinte, a celebração pauta-se pela abertura, pela exuberância da extroversão absoluta.
As festividades carnavalescas europeias, pelo contrário, são festas típicas do Inverno - têm lugar numa época do ano em que o hemisfério norte vive ainda na estação fria. Em assim sendo, tais celebrações caracterizam-se pela ocultação, pela exuberância duma introversão virada do avesso, ou seja, exibida perante os olhos de todos - e é isso a máscara.

Não deixa entretanto de ser curioso o seguinte - tornou-se lugar-comum a noção de que os Brasileiros, e demais latino-americanos, são especialmente extrovertidos (traço eventualmente africano, também presente nos EUA), ao passo que a Europa tende para a introversão - e quanto mais geograficamente afastados de África, mais introvertidos são os Europeus, com a estranha excepção do caso português, que, situando-se territorialmente no sul do continente, pauta-se todavia por uma marcada introversão, visível desde logo na sua pronúncia, que se assemelha genericamente à do gélido leste europeu.

Ora o Carnaval é, por excelência, a festa da quebra das regras, da excepção - faz-se nesta altura o que não se pode fazer durante o resto do ano.

Não obstante, os Brasileiros têm nesta época, não um momento de excepção, mas sim de intensificação do que já são no resto do ano; quanto aos Europeus, dão-se ao festejo desbragado, não raras vezes debochado, mas a coberto de máscaras.




Em suma: se «o Natal é quando um homem quiser», o Carnaval não o será menos...

Introversão e cultura europeia versus extroversão sul-americana: enquanto no Rio de Janeiro anda tudo ao léu, como na praia, em Veneza, por exemplo, vive-se um momento feérico, gerado pelo encontro da bizarria das refinadas máscaras (cujo potencial erótico e bizarro foi particularmente explorado em «Eyes Wide Shut», ou «Olhos Bem Fechados», de Stanley Kubrick) com o nevoeiro, que, segundo parece, é na cidade dos Vénetos frequente.



Bom seria, digo eu, que o carnaval português, em vez de receber a influência brasileira, tivesse ficado mais parecido com o veneziano. É que Lisboa até tem a sua névoa e o seu ar melancólico, sóbrio, triste segundo alguns, mas que, visto de outro modo, pode esconder mistérios e riquezas insuspeitadas. Tal atmosfera não tem muito a ver com roupagens verde-e-amarelo e com desfiles à maneira rio-de-janeirista, mas combina perfeitamente com o cenário construído pela máscara veneziana. Em Portugal, nos saudosos anos setenta e princípios dos anos oitenta, antes da maciça influência brasileira, as pessoas mascaravam-se a rigor (e tinham ainda menos dinheiro do que têm hoje), encarnando certas e determinadas personagens da realidade ou da fantasia; e eram incontáveis os que, mesmo não usando uniformes, acabavam todavia por ajustar a sua caraça de modo a bem esconder as respectivas ventas. Assim é que era o carnaval português.

Portanto, cambada leitora, vão depressa comprar fatos de super-homens, batmans, homens-aranhas, esqueletos, dráculas, astronautas, políticos, cavaleiros medievais, centuriões romanos, etc.. Olhem que a vida são dois dias e o carnaval são três... e um já passou.

E amanhã ponho aqui mais umas imagens, mas do Carnaval português...


81 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.aordemnegra.blogspot.com

e quem escreve estas palavras é nacionalista?

19 de fevereiro de 2007 às 21:07:00 WET  
Blogger Vera said...

nacionalista afro-inconsciente.



Quanto às imagens do Carnaval, são muito mais bonitas e interessantes que aquela palhaçada a que assistimos nos pseudo-desfiles de samba aí por Portugal... Só revela a falta de imaginação de quem os organiza. Curioso é que depois ainda aparecem uns quantos poplares a dizer que aquilo é o Carnaval mais portuguÊs que há, quando querem é samba. Olhem, mas não precisam de abir a boca para dizer mentiras.

19 de fevereiro de 2007 às 21:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bom Entrudo, Caturo.
Já agora, ainda que a despropósito, tenho uma dúvida para te colocar: quando o PNR chegar ao poder, o que é que a gente faz aos ciganos? Repatraimo-los? Mas para onde? Deixamo-los cá ficar? Mas eles são de cá, porventura?
Agradecia esclarecimento, e desculpa lá qualquer coisa.

19 de fevereiro de 2007 às 23:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

muito bom post.

20 de fevereiro de 2007 às 02:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não relacionado: descobri este artigo que pode ser interessante:


It is time to be honest about black crime

By Janet Daley


http://www.telegraph.co.uk/opinion/main.jhtml?xml=/opinion/2007/02/19/do1901.xml

20 de fevereiro de 2007 às 02:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ó anónimo pá n fales mal do anãozinho, é óbvio que é um deficiente bem-intencionado.

20 de fevereiro de 2007 às 14:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

quê?! nos hammerskin nation tb há cunhas?!

20 de fevereiro de 2007 às 15:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Será isto uma cabala contra os faxos salazarentos, os nazistas, ou cabeças rapadas dos hammersins? e existem seguidores do fascismo italiano em portugal?

se sim o que opinam eles?

mas pera.. terão eles direito a opinar alguma coisa sendo também eles uma ideologia estrangeira?

PFTTTTTTTT.. que isto de ser nacionalista hoje em dia é complicado...

o melhor é alinhar pelo BE ou PCP, ao menos esses não se atraiçoam uns aos outros e os africanos estão sempre nas suas prioridades. E muito bem digo eu, porque como afro-portuguêses que somos, temos mais direito a portugal que todos esses branquelas pseudo-nacionalistas juntos e o futuro é da cor do chocolate! WAHAWHAHWHAHAHWHWAHHAWHAHHAHAWHA...

Fodam-se!!!

20 de fevereiro de 2007 às 16:15:00 WET  
Blogger Vera said...

Obrigada.

20 de fevereiro de 2007 às 19:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Seus Cabrões!

Vou-vos espancar horrivelmente a todos, vou-vos trincar os tomates e mandar-vos caneladas até sangrarem, seus porcos traidores!

Viva o Hitler e o meu dono Mário Machado.

20 de fevereiro de 2007 às 19:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quem escreveu essas palavras está já sob investigação e vai responder em tribunal pelo crime de difamação de pessoa falecida.

20 de fevereiro de 2007 às 21:31:00 WET  
Blogger Vera said...

Já paravas é de esgotar nicks registados.

20 de fevereiro de 2007 às 22:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

hahahaha

o mais engracado foi comparar o carnaval portugues tradicional ao de veneza.

e logico, quanto mais longe da africa, mais chato e sem graca...

ja agora, porque os nacionalistas nao se mudam para a groenlandia?

21 de fevereiro de 2007 às 02:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Utilizaram indevidamente o meu nome novamente, é um dos perigos reais da internet!

Sendo democrático, logo respeito o espaço do "outro", por isso se existirem palavrões na linguagem utilizada por alguém fazendo-se passar por mim - esse alguém não sou eu!

Cumprimentos

21 de fevereiro de 2007 às 06:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

e logico, quanto mais longe da africa, mais chato e sem graca...

Porque não te mudas para África?
Ou, se já aí estás, porque vens a um site europeu?


ja agora, porque os nacionalistas nao se mudam para a groenlandia?

Porque a Europa ainda é dos Nacionalistas Europeus... desde o extremo norte da Noruega ao extremo sul da Grécia ou da Ibéria...

21 de fevereiro de 2007 às 12:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esse bootboy, mais conhecido por anão de peniche já levou uma cabeçada num concerto da Ordem Lusa e nem piou, por isso não passa de um parvo que aí anda, ao fim ao cabo é mais um cãozinho anão.

21 de fevereiro de 2007 às 12:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Um nojo. é a unica palavra que encontro para dizer o que senti quando li as palavras dirigidas a esse rapaz que faleceu. Quem as escreveu não passa de um cobarde.

21 de fevereiro de 2007 às 13:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Zé António, tu realmente revelaste ter personalidade por teres ido ao funeral do Dani e pelo que eu vi no funeral os teus sentimentos foram e são sinceros para com o Dani, também percebi que os Hammer quiseram deixar bem claro que não quiseram se fazer representar no funeral, pois não vieste com as "cores" mas isso não interessa para nada, pois são as atitudes e acções que fazem os homens e não puras mesquinhices de pessoas que não têm personalidade e que cobardemente insultam uma pessoa depois de morta, num blog pessoal. Respeitando-te a ti pela tua atitude e sabendo que pertences a esse grupo de merdosos, apenas queria aqui dizer que ainda bem que os outros merdosos não foram ao funeral, pois não fizeram falta nenhuma e para não falar que já ninguém os suporta no meio nacionalista e estão completamente sozinhos. Julgo que esta afirmação é partilhada por todos aqueles que estiveram presentes no funeral.

Um bem haja para ti Zé António, por essa tua atitude.

21 de fevereiro de 2007 às 13:01:00 WET  
Blogger Vera said...

"Um nojo. é a unica palavra que encontro para dizer o que senti quando li as palavras dirigidas a esse rapaz que faleceu. Quem as escreveu não passa de um cobarde. "

eles vivem a leste da realidade...devem ter um grave problema de auto-estima e fraqueza, escondendo-se sempre atrás deste tipo de atitudes para darem uma impressão de pessoa mais forte e importante do que aquilo que realmente são. Não passa de um complexo escondido atrás destes comportamentos infantis...

21 de fevereiro de 2007 às 13:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, ainda que a despropósito, tenho uma dúvida para te colocar: quando o PNR chegar ao poder, o que é que a gente faz aos ciganos? Repatraimo-los? Mas para onde?

Numa Europa Nacionalista, os Ciganos não teriam cidadania em nenhuma nação europeia. O seu caso seria resolvido com a concessão a este povo dum território no qual pudessem viver, território que se localizaria em local a determinar, ou no norte da Índia ou, talvez, na Europa Central. Ou noutra região.

21 de fevereiro de 2007 às 13:35:00 WET  
Blogger Vera said...

Papua Nova Guiné :)))

21 de fevereiro de 2007 às 13:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu não tou em África sou português como tu, apenas não renego minhas raízes.
Quanto aos nacionalistas europeus vão ter muito trabalho pela frente, alías trabalho impossível, pois quando os turcos começarem à "invadir" Portugal os nacionalistas europeus vão desmaiar e os mais extremistas vão-se esconder nas suas patéticas sedes para definir estratégias de combate - inutilmente!

Cumprimentos

21 de fevereiro de 2007 às 13:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Dani afastou-se daquela gente porque rapidamente percebeu o q eles eram e são. O Zé António mostrou q é um homem com personalidade e não uma imitação do Marado.
Quanto ao Paulinho de peniche vai engolir as palavras q escreveu sobre o dani.

21 de fevereiro de 2007 às 13:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

é verdade que o dani morreu?

21 de fevereiro de 2007 às 14:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

quem é o dani? o que jogava no sporting?

21 de fevereiro de 2007 às 14:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

Eu não tou em África sou português como tu,

Se és africano, não és português como eu.

Além disso, se achas que quanto mais longe da Europa, mais chato e sem graça, porque é que cá estás?



Quanto aos nacionalistas europeus vão ter muito trabalho pela frente, alías trabalho impossível,

Não te preocupes com o nosso trabalho... o problema é nosso, dos Europeus, não é teu...



pois quando os turcos começarem à "invadir" Portugal os nacionalistas europeus vão desmaiar e os mais extremistas vão-se esconder nas suas patéticas sedes para definir estratégias de combate - inutilmente!

A ver vamos.
De qualquer modo, uma coisa é certa - a motivação suprema do combate político não é a sua «utilidade», mas sim o dever para com a Estirpe, qualquer que seja o resultado do confronto.

21 de fevereiro de 2007 às 14:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o que é que o zé tó tem haver com o dani?

21 de fevereiro de 2007 às 14:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quando é que o dani morreu??

21 de fevereiro de 2007 às 15:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

farto me de rir com o politicamente correcto do caturo, de querer ENCARECIDAMENTE o retorno dos ciganos para a india)):)):)):)):))
ó tótó!!! estás com medo de seres tu, a pagar a factura do gáz?

21 de fevereiro de 2007 às 15:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E já agora quais foram as palavras injustas? desculpem estou completamente fora.

21 de fevereiro de 2007 às 15:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente, eu acho que já ninguém liga a esses pseudo-nacionalistas, e devido a esse facto, eles necessitam de criar blogs para difamar os tais "traidores" que por obra da santíssima trindade acabam por designar, e fazendo-se assim parecer mais papistas que o papa. Aquelas pessoas não passam de fachada, o grupo deles são uma ilusão, tudo o que eles criam é show-off, para dar a sensação de que são muito perigosos e que fazem e acontecem, mas não passa disso. Eu aconselho vivamente a quem ainda não deixou de rodea-los, que os deixe agora, pois eles sem ninguém a alimentá-los, tanto a eles e às fantasias deles, eles não são nada.
Imaginemos: eles, como um grupo que necessita de apresentar obra feita aos seus superiores do estrangeiro, eles precisam de criar eventos: concertos, manifs, conferências etc... mas, se ninguém participar em qualquer evento que eles façam, será um completo fracasso. Eu compreendo que existam pessoas que tenham receio de negar qualquer pedido a esses traficantes de meia tigela, mas há mil e uma desculpas para não irem a qualquer evento que eles criem, tudo depende da força de vontade de fazer o que está correcto, o que está correcto é simplesmente não apoiar essa escumalha que tanto tem prejudicado o meio nacionalista e que apenas usa e manipula as pessoas que os rodeiam, como quando eles precisam de encher uma carrinha ou autocarro para ir a Espanha, ou quando precisam de fazer numero para encher um concerto, onde todos são benvindos, pois sempre podem dar o dinheirinho para o bilhete do concerto, ou quando simplesmente se discorda sobre algo a nivel ideológico ou meramente a nivel pessoal, enfim entre imensos outros exemplos como estes que acabei de dar. As pessoas têm que ter capacidade de dizer NÃO ao MM (Menino Mimado) e virar-lhe as costas, pois ele e os seus cãezinhos irão acabar sozinhos tal e qual como eles merecem, pois eles não são amigos de ninguém, e aí quando se virem sozinhos irão acordar para a realidade que este meio nacionalista é de todos, e não exclusividade do Menino Mimado.

21 de fevereiro de 2007 às 15:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já agora quem é o zé tó?

21 de fevereiro de 2007 às 15:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O zé tó é um dos hamer e vocalista da banda ódio.

21 de fevereiro de 2007 às 15:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

È um hammerskin.

21 de fevereiro de 2007 às 15:18:00 WET  
Blogger Caturo said...

farto me de rir com o politicamente correcto do caturo, de querer ENCARECIDAMENTE o retorno dos ciganos para a india)):)):)):)):))
ó tótó!!! estás com medo de seres tu, a pagar a factura do gáz?


Eu acho simplesmente, labroste, que não há razão nem justiça em exterminar um povo inteiro.

Portanto, podes espernear o quanto quiseres, mas não consegues meter todos os nacionalistas no mesmo saco.

21 de fevereiro de 2007 às 15:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos o único com personalidade.

21 de fevereiro de 2007 às 15:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Segundo me disseram, o Zé António foi das pessoas que mais se comoveu no funeral do Dani. É perfeitamente compreensível, visto terem pertencido à mesma banda e terem criado laços de irmandade muito fortes através da banda. Há pessoas que quiseram deixar bem claro que não quiseram ir ao funeral, mas como se custuma dizer, só faz falta quem cá está, quem não está não interessa!

Zé António, essa tua atitude não será esquecida, um bem haja para ti.

21 de fevereiro de 2007 às 15:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver.

Os skins são uma subcultura no meio nacionalista, como também o são os skinheads vermelhos, sharps e merdas semelhelhantes colados a ideologias de extrema-esquerda.

Como é óbvio, não confundo esses mentecaptos com nenhuma ideologia nacionalista e ainda menos à corrente NS que é a que mais tentam-se agarrar.

Por curiosidade, Porque é que eles não gostam desse tal dani?

21 de fevereiro de 2007 às 15:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

no 2 aniversário do forum nacional, observei que o jpc e o baixinho ficaram juntos na mesa de honra.Enfim! isto de querer agradar a gregos e a troianos , nem sempre dá resultado, e hombridade acima de tudo.

21 de fevereiro de 2007 às 15:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esse JPC é apenas mais um cãozinho do MM mais nada.

21 de fevereiro de 2007 às 16:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Realmente é mesmo repugnante, o que escreveram naquele blog. É mesmo digno de um cobardolas. Desta vez esses hamerdas bateram mesmo no fundo, são mesmo despreziveis. Já nem há respeito pelos mortos. É preciso muita paciência para aturar este tipo de baixaria. Que tristeza...

21 de fevereiro de 2007 às 16:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Pinto Coelho até mete dó. Sempre agachado perante os hs , e não é só ele , são também os artolas do Henriques e do Marques. (o Molezas não conta , pois é ele que manda nas tropas)
Caturo , salva lá o partido.

21 de fevereiro de 2007 às 17:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

no 2 aniversário do forum nacional, observei que o jpc e o baixinho ficaram juntos na mesa de honra.Enfim! isto de querer agradar a gregos e a troianos , nem sempre dá resultado, e hombridade acima de tudo.

Alto lá com as observaçõezinhas dos pormenorzinhos «políticos»... isso de estar ao lado ou não num discurso não quer dizer nada. As pessoas não se juntaram ali por serem amigas umas das outras mas apenas por participarem no Fórum Nacional.

21 de fevereiro de 2007 às 17:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Molezas é outro pobre coitado que também já não sabe o que fazer para se livrar do MM.

21 de fevereiro de 2007 às 17:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

aqui em beja comenta-se que o preguiçoso e o superstar já viveram juntos

21 de fevereiro de 2007 às 18:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Preguiçoso??? Superstar???

21 de fevereiro de 2007 às 19:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

as pessoas nao se afastam deles porque sao um bando de merdosos e merdosas e cobardes ate dizer chega, o vosso movimento e uma bela duma merda, viva o bloco de esquerrda!!!

21 de fevereiro de 2007 às 19:23:00 WET  
Blogger Vera said...

"Preguiçoso??? Superstar??? "

Preguiçoso=Molezas (LOL)
Superstar=MMachado


"o vosso movimento e uma bela duma merda, viva o bloco de esquerrda!!!"

E deixam lavar o cabelo? e as mãos, para não ficar com cheiro a ganza?

21 de fevereiro de 2007 às 21:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

"o vosso movimento e uma bela duma merda, viva o bloco de esquerrda!!!"

E deixam lavar o cabelo? e as mãos, para não ficar com cheiro a ganza?

Ahahahahahahahahh

21 de fevereiro de 2007 às 21:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

São os nacionalistas da tanga que alimentam as loucuras do traficante Mário Maluco e da sua pandilha.

Ignorem-nos que eles nada vos fazem, tratem-nos como os cães sarnentos que eles são - distância!

21 de fevereiro de 2007 às 22:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sabes caturo a tua batalha, já está perdida à partida!

Acho e concordo contigo quando dizes que devemos travar a entrada desmedida de imigrates no continete europeu, e que os ilegais devem voltar para os seus países de origem.
Mas o capitalismo selvático assola a europa e patrões querem imigrantes, pois são mais baratos e os governos ficam todos contentes, pois a taxa de natalidade sobe, enfim o descalabro total.

Sou africano e português, pois os teus anscestrais quando invadiram o continente africano, misturaram-se com as populações locais e seus descedetes hoje como eu têm o direito absoluto de participar na luta pelos valores europeus e portuguesesem que acreditam.

Por isso se queres criticar alguém olha prós teus avós!

Cumprimentos

22 de fevereiro de 2007 às 10:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

tanta conversa por causa do pilinha de gato

22 de fevereiro de 2007 às 11:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pilinha de gato! Essa tá boa! AHAHAHAHAHAHAHA

22 de fevereiro de 2007 às 11:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Menino Mimado para alem de traficante tambem é chibo da bófia ou pensam que ele está cá fora à tanto tempo porquê? É claro que a bófia enquanto o puder usar é isso que irá fazer mas quando já não precisar dele para ter informações sobre outros traficantes que lhe são rivais, aí a bófia não terá dó nem piedade com ele e aí é que ele vai voltar a apanhar sabonetes, como já apanhou no caso do Alcindo Monteiro, o preto que marou no Bairro alto. Oh Mario Machado os sabonetes estao a tua espera! AHAHAHAHAHA

22 de fevereiro de 2007 às 12:10:00 WET  
Blogger Vera said...

"Já agora esse anão de peniche não é aquele que tem 33 anos e anda com uma miuda de 17 anos?
Que grande pedófilo que ele saiu! "

Ela deve gostar de se sentir mais alta.

22 de fevereiro de 2007 às 14:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sabes caturo a tua batalha, já está perdida à partida!

Como eu já disse, a ver vamos.

Uma coisa é certa - a batalha é em si um dever (como também já tinha dito).



Acho e concordo contigo quando dizes que devemos travar a entrada desmedida de imigrates no continete europeu, e que os ilegais devem voltar para os seus países de origem.
Mas o capitalismo selvático assola a europa e patrões querem imigrantes, pois são mais baratos e os governos ficam todos contentes, pois a taxa de natalidade sobe, enfim o descalabro total.


Correcto.


Sou africano e português, pois os teus anscestrais quando invadiram o continente africano, misturaram-se com as populações locais e seus descedetes hoje como eu têm o direito absoluto de participar na luta pelos valores europeus e portuguesesem que acreditam.

Lamento que tal tenha acontecido. Dum modo ou doutro, o terem algum sangue europeu não faz de vocês Europeus, tal como o escasso sangue negro que possa existir nas veias de alguns Europeus não faz deles africanos.



Por isso se queres criticar alguém olha prós teus avós!

Eu critico quem anda a alimentar esse estado de coisas. Quanto ao passado que temos, não nos comprometeu - que fique em África o que é africano, isto é, maioritariamente filho de africanos.

Cumprimentos

22 de fevereiro de 2007 às 15:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quando se escreve assim sobre quem morreu só demonstra que não se tem nenhuns valores. é desprezivel.

22 de fevereiro de 2007 às 15:39:00 WET  
Blogger Vera said...

Há quem precise de levar com uns chumbozinhos nas cordas vocais para ver se diz menos asneiras. Havia de ser da minha família...

22 de fevereiro de 2007 às 15:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esse pescador de merda, só vai engolir aquilo que escreveu, juntamente com os dentinhos todos daquela boca nojenta. Isto é uma promessa.

22 de fevereiro de 2007 às 16:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Ela deve gostar de se sentir mais alta."

Essa tá mesmo boa! AHAHAHAHAH

22 de fevereiro de 2007 às 16:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Paulo: apartir de agora não terás perdão. Foste longe de mais. Sei onde moras, conheço os teus passinhos todos. Em breve saberás o que quero dizer e sabes que não digo da boca pra fora.

22 de fevereiro de 2007 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eles no fundo queriam exterminar 95% da população portuguesa :|

22 de fevereiro de 2007 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Paulo: apartir de agora não terás perdão. Foste longe de mais. Sei onde moras, conheço os teus passinhos todos. Em breve saberás o que quero dizer e sabes que não digo da boca pra fora"

Mas olha que tens de ter cuidado porque o gajo pertence aos hammerskins e ouvi dizer que esses gajos são muito maus e são a elite do nacionalismo.E que também gostam de andar com miudas com idade para serem filhas deles.Ui que miedo!

22 de fevereiro de 2007 às 17:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ele está na rua para destruir o movimento nacionalista.

22 de fevereiro de 2007 às 17:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

uma coisa é certa,enquanto esse gajo e os seus amigos andarem pelo pnr eu votarei noutro partido qualquer!

22 de fevereiro de 2007 às 17:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

É com essa mentalidade, «nacionalista», que o Movimento não avança. Enquanto não se perceber que a única cara do PNR é a Chama Azul e Rubra, não se vai a lado nenhum.

E, de facto, o Movimento está realmente na mesma.

22 de fevereiro de 2007 às 18:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vota no pctp/mrpp
é o único partido que defende os trabalhadores

22 de fevereiro de 2007 às 18:05:00 WET  
Blogger Vera said...

LOL...também defende os cerca de 135 milhões assassinados?

22 de fevereiro de 2007 às 18:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O mais certo é votar em branco ou abster-me. Caturo se querem que o movimento avance afastem-se os males primeiro. De certeza que não sou o único que se afastou do pnr por causa das más companhias deste.
Até posso concordar que digas que o pnr não tem a ver com esses skins mas custa-me neste momento a acreditar nisso e não lhes quero dar voz nem motivos de orgulho para depois se andarem a gabar que o movimento cresce por causa deles e só eles é que prestam e morte aos outros todos e essas baboseiras todas.

22 de fevereiro de 2007 às 18:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caturo se querem que o movimento avance afastem-se os males primeiro

Nunca se afastam os males todos porque nada de humano é perfeito. Todo e qualquer movimento nacionalista há-de ter sempre «males». E «bens». Quem quer fazer alguma coisa, contribui para que os males se reduzam tanto quanto possível. Quem não quer fazer nada, usa os «males» como pretextos para justificar a sua inacção e desistência.



. De certeza que não sou o único que se afastou do pnr por causa das más companhias deste.

Pois, por isso é que eu disse que o Movimento continua na mesma.



Até posso concordar que digas que o pnr não tem a ver com esses skins mas custa-me neste momento a acreditar nisso e não lhes quero dar voz nem motivos de orgulho para depois se andarem a gabar que o movimento cresce por causa deles

Lá está, a raivinha. A vontade de destruir o que é comum a todos só para chatear um pequeno grupo.

Assim não se vai mesmo, nunca, a lado nenhum.

22 de fevereiro de 2007 às 18:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo , eu sou outro daqueles que para o PNR , nem mais um voto.
Chega . O partido está nas mãos erradas , tu também não podes fazer nada. Bateu no fundo. Como podes ainda peretencer aos quadros de um partido que se utiliza do forum-nacional para escorraçar nacionalistas que não sejam nazis?
O Pinto Coelho e o Frade lá vão para França , qualquer dia chegam e têm a fechadura da sede fechada. A chave? Talvez o Vasco , o Marques ou o Henriques a tenham , mas estes estão só às ordens de terceiros.

22 de fevereiro de 2007 às 18:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Digo , fechadura trocada.

22 de fevereiro de 2007 às 18:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Pinto Coelho é apenas uma MARIOneta na mão daqueles gajos, um zero à esquerda.

22 de fevereiro de 2007 às 19:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Chega . O partido está nas mãos erradas ,

Tudo muda. O Partido já esteve nas «mãos erradas» muitas vezes e nem por isso deixou de existir.

Os líderes vão e vêem. Os militantes ficam.



Como podes ainda peretencer aos quadros de um partido que se utiliza do forum-nacional para escorraçar nacionalistas que não sejam nazis?

Nem isso é verdade. Andam por lá vários Minho-até-Timor (alguns nem sequer fazem falta nenhuma ao Movimento), tanto no Fórum como até no Partido. E isto eu sei, melhor do que tu, porque estou dentro do PNR e assisto às reuniões, pelo menos a algumas. E, infelizmente, o Partido está como sempre esteve, antes de aparecerem os nazis - com receio até de dizer «abaixo a imigração». Se isto é ser NS, vou ali e já venho. Nem eu sou NS, e acho que isso devia ser bradado pelo PNR todos os dias, com megafone.



Pinto Coelho e o Frade lá vão para França , qualquer dia chegam e têm a fechadura da sede fechada

Especulação tua. Vocês falam, falam, mas isso nunca acontece. Porque será?

22 de fevereiro de 2007 às 19:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

minho timoreneses no pnr só conheço um. O jornalista manuel abrantes. no forum nacional temos vários que até pertencem à frente nacional.
hahahahahahaha isto é de brandar aos céus. enfim é a banalização do nacionalismo.haja coerência meus senhores

22 de fevereiro de 2007 às 22:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

timorenses

22 de fevereiro de 2007 às 22:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"cara do PNR"

a cara do PNR quer queiram quer não neste momento esta no chão e todos que pensam no PNR a 1ª imagem é Mario Machado e os seus cães amestrados.

23 de fevereiro de 2007 às 00:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo já é tempo de deixares de ser politicamente correcto e constatares a triste situação do pnr.O presidente é marionete de um grupo de criminosos que usam o partido para proveito pessoal.
É um partido assim que desejas?
Ou terás medo de tomares uma posição hostil a eles por causa de eventuais represalias e tornares-te num membro do clube dos "traidores" que vai crescendo a cada dia que passa?

23 de fevereiro de 2007 às 00:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma questão.
Quem é o tal iluminado que pelos vistos é um alvo a abater?O que será que esse iluminado fez para isso?Será que é mais um antigo membro do PNR ou da FN?

23 de fevereiro de 2007 às 00:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

tudo o que nao ande por aí a berrar morte aos judeus e não veja o hitler como um deus é um alvo a abater para eles! ou seja dos 10 milhoes de portugues,talvez 100 ou 200 escapem!

23 de fevereiro de 2007 às 01:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Epá esses merdosos do Mário e companhia já estão isolados, não passam de meia duzia de gatos pingados que começam a ver que não têm para onde se virar porque já ninguem os consegue aturar, e como eles estão a ver que já ninguém os rodeia, estão a entrar em desespero, pois ninguém alimenta esse projecto que está condenado ao fracasso, que são esses hamers da treta. Enfim uma palhaçada...

26 de fevereiro de 2007 às 12:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home