quarta-feira, janeiro 24, 2007

PAGANISMO - ALGUNS NÚMEROS, DISTINÇÕES E POTENCIAL

Uma das organizações neo-pagãs mais famosas, o The Witche's Voice, afirma que há cerca de um milhão de praticantes do Neo-Paganismo nos EUA, e cerca de três milhões a nível mundial.
A socióloga de religiões Helen Berger, autora de “Voices from the Pagan Census: A National Survey of Witches and Neo-pagans in the United States” (University of South Carolina Press, 2003), considera que tal cifra é exagerada, preferindo estimar o número de neo-pagãos entre os duzentos e os quatrocentos mil, isto nos EUA.


A este respeito é conveniente ter em mente que há um grupo substancial de pagãos, os chamados reconstrucionistas, apostados num rigor de tipo histórico/étnico, que se demarcam cada vez mais dos neo-pagãos do chamado «New Age», que praticam a Wicca ou mais comumente uma salada religiosa com influências daqui e dali, ao sabor do praticante.

Por conseguinte, os números apurados numa ou noutra sondagem devem sempre ter em conta esta complexidade, que se torna por vezes confusa para os menos avisados.

Dum modo ou doutro, a Paganidade Ocidental vai-se desenvolvendo em todo o Ocidente, porque, como diz uma neo-pagã do artigo acima «linkado», «Compreender quem somos geneticamente permite-nos entender o que é que podemos vir a ser.»