terça-feira, novembro 14, 2006

CONTINUA A QUERELA SOBRE OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS NOS CEMITÉRIOS

Duas viúvas, crentes da religião Wicca, levantaram um processo em tribunal contra o Departamento dos Assuntos dos Veteranos pelo facto de não terem podido colocar o seu símbolo religioso nas campas dos seus maridos mortos em combate.

A acção legal foi levada a cabo pela associação «Americans United for Separation of Church and State» (Americanos Unidos pela Separação entre o Estado e a Igreja) e por várias congregações wiccans e a intenção é fazer com que o Departamento de Veteranos aceite o símbolo wiccan (o pentagrama) na sua lista de emblemas religiosos que podem figurar nas campas dos soldados.

Até agora, a Administração Nacional dos Cemitérios dos Veteranos de Guerra reconhece trinta e oito símbolos religiosos (até do Ateísmo...) como podendo estar representados nos cemitérios e nenhum desses símbolos é pagão ocidental.

Há nove anos que está em espera a petição para incluir o símbolo da Wicca no rol dos emblemas passíveis de serem colocados na última morada de cada praticante dessa religião.

De acordo com estatísticas de 2005 reveladas pelo Departamento de Defesa Norte-Americano, há mais de mil e oitocentos membros activos das Forças Armadas que se consideram wiccans.