quarta-feira, novembro 29, 2006

APESAR DO SUPOSTO APOIO DO PAPA, A TURQUIA CONTINUARÁ FORA DA EUROPA (?)

O primeiro-ministro turco, Tayyp Erdogan, afirmou que o papa disse desejar ver a Turquia na U.E.. O Estado Papal, entretanto, ainda não confirmou qualquer comentário de Bento XVI a respeito do assunto.

De acordo com uma sondagem publicada em Julho pela Comissão Europeia, só trinta e nove por cento (39%) dos Europeus apoia o ingresso da Turquia na União Europeia, ingresso este que, a efectuar-se, faria aumentar a população islâmica na U.E. para oitenta e seis milhões de pessoas.


E, aparentemente, qualquer que seja a postura papal, a União Europeia prepara-se para fechar as portas ao Turcalhame: A Comissão Europeia vai recomendar a suspensão parcial das negociações de adesão com a Turquia, decisão esta quarta-feira tomada na reunião do colégio de comissários e que vai ser anunciada formalmente pelo comissário Olli Rehn, avança a agência Lusa.
A conferência de imprensa do comissário responsável pelo Alargamento terá lugar ao meio-dia em Bruxelas (11 horas em Lisboa).
«O comboio irá abrandar, mas não parar», disse o comissário, citado pela AP.
Na origem desta decisão está a persistência do Governo de Ancara no encerramento de portos e aeroportos da Turquia a navios e aviões cipriotas.
A União Europeia (UE) ameaça há meses a Turquia com uma suspensão das negociações de adesão porque este país se recusa a aplicar ao Chipre o chamado protocolo de Ancara, que estende o acordo aduaneiro aos dez estados-membros que aderiram à UE em 2004.
Pela sua parte, a Turquia exige o levantamento do embargo à república turca do Chipre do Norte, reclamada unilateralmente e reconhecida apenas por Ancara
.



A ver vamos se a boa notícia se confirma... é ainda cedo para celebrar.