terça-feira, outubro 17, 2006

NACIONALISMO A CRESCER NO LESTE TEUTÓNICO

Da EuroNews, via Fórum Nacional:

O partido neo-Nazi, NPD, está desde esta segunda-feira presente no parlamento regional de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental depois do sucesso obtido nas eleições do passado dia 17 de Setembro. O NPD conseguiu 7,3% dos votos e 6 lugares no hemiciclo deste lande onde a chanceler Angela Merkel é deputada.

Há quatro semanas a antiga Alemanha de Leste acabou definitivamente com o tabu de votar na extrema-direita que com o resultado do escrutínio reforçou a sua implantação na ex-RDA.

Vários motivos podem explicar o sucesso do NPD nas eleições regionais, nomeadamente a situação económica na antiga Alemanha de Leste, como explicam os populares:

"É uma expressão do desespero a que as pessoas chegaram. Os partidos pouco fizeram para evitar esta situação e o NPD conseguiu descobrir uma forma de aproveitar isso".

Um cenário que começou a desenhar-se em 2004 no lande da Saxónia e que agora alastra.

O motor económico da Europa caiu nos últimos anos para o meio do pelotão. E no Leste do país a crise é ainda mais grave. Na antiga RDA, o desemprego atinge 16% da população activa. Segundo um estudo recente 20% dos habitantes da antiga Alemanha de Leste leva uma existência precária. Só conseguem sobreviver graças ao lado Ocidental do País. Os neonazis aproveitam esta situação para ganharem terreno.

Alguns analistas apontam o dedo aos partidos que deixam o NPD apresentar-se como a única força política que compreende os problemas dos cidadãos. O NPD explora ao máximo o sentimento de que as pessoas são vítimas dos partidos do sistema.

Nos seus feudos o NPD surge com duas faces. Por um lado coloca-se como um partido burguês recebendo o apoio dos grupos neonazis. Udo Pastors, por exemplo, vem da Baixa-Saxónia. Faz parte dos quadros do NPD provenientes da Alemanha Ocidental e que encontraram um novo terreno de acção a Leste. Dirigentes apoiados por grupos neonazis cujos líderes também vêm do Ocidente. Por outro lado, a maioria dos militantes do NPD são jovens, com poucas habilitações, sem futuro profissional à vista e que são recrutados no terreno.

Apesar de algumas campanhas, os partidos tradicionais estão a perder terreno para os extremistas. Mesmo se os últimos resultados eleitorais possam ter funcionado como o toque a reunir.



Quanto a esta parte em especial,
"É uma expressão do desespero a que as pessoas chegaram. Os partidos pouco fizeram para evitar esta situação e o NPD conseguiu descobrir uma forma de aproveitar isso"

é a costumaz treta politicamente correcta que até alguns «anti-nazis» já desmascaram:
"Não é só um problema da Alemanha oriental. Temos de parar de pôr a culpa no leste e perceber que se trata de uma questão pan-germânica".