segunda-feira, agosto 14, 2006

BATALHA DE ALJUBARROTA





No dia 14 de Agosto de 1385, as forças portuguesas lideradas no terreno por D. Nuno Álvares Pereira e D. João I derrotaram pesadamente as tropas castelhanas de D. Juan I. Estas, traziam consigo cavaleiros franceses; do lado de Portugal, estava um contingente de arqueiros ingleses, com os seus então temidos «longbow», ou arco longo, terror dos inimigos de Inglaterra.

Nesta ocasião, todo o povo se levantou pela causa nacional, tendo na quase lendária padeira de Aljubarrota, um símbolo assaz interessante: mulher forte, guerreira, lutando ao lado dos homens, como as mulheres celtas. Coincidentemente, até o seu nome próprio, Brites, evoca a antiga celticidade.

Pode ler-se mais sobre a batalha aqui

Viva sempre este momento na memória da Nação, como exemplo da coragem de quem não tem medo de enfrentar forças maiores quando está em causa a independência da Pátria.


Devido ao facto de o site que eu consultava diariamente para depois apontar aqui os dias comemorativos de batalhas portuguesas ter sido desactivado, não pude este ano assinalar outras gloriosas vitórias militares de Portugal, a tomada de Santarém aos Mouros, a 24 de Junho de 1158 e a batalha de Navas de Tolosa, na qual as forças de Portugal, lideradas pelo rei D. Afonso II, o Gordo, se juntaram às hostes de Leão, de Navarra, de Aragão e de Castela, comandadas por Afonso VIII, num embate brutal contra a Moirama, ocorrido a 16 de Julho de 1212. A derrota dos muçulmanos foi total e constituiu o ponto de viragem decisivo na História da Reconquista - a partir daí, os Hispano-Romano-Germânicos não mais seriam detidos e acabariam por reconquistar toda a Ibéria, daí expulsando os invasores norte-africanos.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parabéns! ao fim de 3 anos de blogsfera, é a primeira vez que colocas um texto interessante.

14 de agosto de 2006 às 19:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É porque não estás atento... este texto já é de há dois anos... e no ano passado foi repetido...

14 de agosto de 2006 às 19:37:00 WEST  
Blogger Vera said...

uma vez estive numa aula de história, a assistir, sem ser aluna...Nenhum dos alunos sabia em que ano foia batalha de Aljubarrota (e aidan por cima tinham dado no ano anterior)... Às vezes fico incrédula... Aquelas pessoas que aparecem na tv e acham que o primeiro rei de portugal foi D. João I, dizem que Camõs foi um rei..é de esquercer..agora alunos de história do secundário, que já tinham dado a matéria...daasss é preciso andar lá só para passear piolhos...

14 de agosto de 2006 às 19:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pena que na actualidade se vivamos outra vez uma situação em que, como diz Fernão Lopes nas suas crónicas, "o Rei fraco faz fraca a forte Gente"!

"A nacionalidade não se compra; herda-se!"

14 de agosto de 2006 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"acabariam por reconquistar toda a Ibéria, daí expulsando os invasores norte-africanos."

expulsaram mesmo? nao é o que a historia diz. Muitos ficaram cá.
Ja vi aqui discussoes que muitos ficaram em Lisboa (bairros mouros) e muitos ficaram no Algarve. Alias no Algarve haviam cidades inteiras cheias de mouros.

Bleh

14 de agosto de 2006 às 23:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e muitos ficaram no Algarve. Alias no Algarve haviam cidades inteiras cheias de mouros."

Anónimo, diz-me uma CIDADE Algarvia do séc.XIII, de quantos habitantes estás a falar?

Algarvio

15 de agosto de 2006 às 00:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma mostra da tolerância islâmica aqui.

15 de agosto de 2006 às 11:58:00 WEST  
Blogger Vera said...

não havia de estar consciênte e tranquilo..foi essa a cultura que recebeu...

15 de agosto de 2006 às 12:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma pequena correcção: as tropas prtuguesas na batalha de Navas de Tolosa eram lideradas pelo príncipe D. Sancho e não pelo rei, que, por essa altura, estava já gravemente doente com lepra.

26 de agosto de 2006 às 00:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

que trabalho mais giro

20 de abril de 2011 às 10:33:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home