sexta-feira, julho 21, 2006

ARROGÂNCIA OSTENSIVA

Num centro de peregrinação cristã na Índia, são exibidas estátuas de brâmanes numa posição servil perante São Tomé, santo que, alegadamente, evangelizou parte dessa região, embora não haja provas históricas que o indiquem com um mínimo de credibilidade.

Acto contínuo, organizações hindus preparam já uma campanha de protestos contra tão arrogante atitude dos arautos do Crucificado.



A arrogância imperialista de alguns cristãos permanece bem viva, após quase dois milénios de existência da sua fé.

Este episódio em particular, faz-me lembrar o que certo padre me disse - que os lendários «três reis magos» constituíam uma prova de que os fiéis da religião de Zoroastro tinham reconhecido Jesus como filho de Deus (único). Passado um bocado, já estava a afirmar que os cristãos não queriam ter nada que ver com os actuais praticantes da religião zoroástrica...

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O essencial das relações entre o Cristianismo e o Hinduismo são muito boas ! Ambos se respeitam . No Colegio Planalto, que é um colégio católico gerido pelo Opus Dei, estão como alunos filhos de destacados Hindus em Portugal ! No ultimo Natal, foram convidados a fazer as suas Orações a par das orações Cristãs. Um exemplo de Sã convivencia entre Religiões .

No entanto apesar de gostar de ver essa Sã convivencia eu acho que as pessoas devem ser livres de manifestar aquilo em que acreditam, desde que não sejam ofensivos de uma forma baixa.

Defendo o Proselitismo, mas as Religiões devem ser propostas pelo que têm de positivo, e não pela agressão facil a outra Religião .

21 de julho de 2006 às 21:00:00 WEST  
Blogger João said...

São Tomás não andou pela Índia, de certeza. Neste caso, deve tratar-se de S.Tomé, o apóstolo, que supostamente andou pelo subcontinente indiano.

21 de julho de 2006 às 23:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" São Tomás não andou pela Índia, de certeza. Neste caso, deve tratar-se de S.Tomé, o apóstolo, que supostamente andou pelo subcontinente indiano. "

Tens razão .... mas não é nada suposição, realmente aliás os Portugueses quando chegaram à India encontraram Cristãos que tinham sido evangelizados por S. Tomé.

Esses Cristãos tinham rituais extremamente influenciados pelo Hinduísmo, tendo sido estúpidamente perseguidos pela Inquisição ( julgo que durante o período Filipino ) por isso mesmo.

22 de julho de 2006 às 10:58:00 WEST  
Blogger Sefodeu said...

à partida não vejo nada de mal nesta notícia. Se aquilo é um centro cristão, é natural que o templo mostre isso.

a questao é a seguinte:
'ou se permite ou não se permite centros de peregrinaçao cristã na india'. Mas, se tal é permitido, não entendo qual é o espanto. Com certeza que num centro cristão não se vai por Cristo a venerar Shiva mas Shiva a venerar Cristo.

Reparemos na quinta da regaleira em Sintra; é um centro de influência maçónica e que, naturalmente se mostra como tal. Cristo é representado em pé de igualdade com Avatares e Demiurgos (e inferior ao Pai, ao Sol, etc...). Não vejo mal nenhum nisso.

A partir do momento em que permitimos um espaço privado de culto (o que acho bem, desde que estes não ponham em causa a identidade religiosa nacional); não vejo mal nenhum nisso.

23 de julho de 2006 às 04:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se as estátuas podem ser vistas do lado de fora por toda a gente, o aspecto daquilo é claramente provocador.

Claro que estão no seu direito de terem as estátuas que quiserem - mas depois não se queixem se atraem hostilidade. Seria como os Castelhanos a colocarem na embaixada de Espanha em Portugal uma estátua de D. Sebastião de joelhos perante D. Filipe II de Espanha, alegando que tal cena aconteceu mesmo e que até D. Sebastião queria a união ibérica, antes de partir para a trágica aventura norte-africana.


não se vai por Cristo a venerar Shiva mas Shiva a venerar Cristo.

Mas para que é que preciso falar nos dois ao mesmo tempo? Porque é que os cristãos não aceitem que fique cada qual no seu próprio canto?

Depois fazem-se de vítimas...

23 de julho de 2006 às 19:07:00 WEST  
Blogger Sefodeu said...

1 - Pois, não sabia que isso estava com esse aspecto; (o exemplo de D.Sebastião foi esclarecedor). é claro que o aspecto para o exterior conta, nem que seja por uma questão de prudência e boa educação. Enfim, como cristão, lamento que assim seja.

2 - Quanto ao segundo ponto; bom, a identidade de uma religiao é a que é. Para a´lém disso, o ser é múltiplo e uno, ja o dizia heraclito.

24 de julho de 2006 às 04:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Claro que estão no seu direito de terem as estátuas que quiserem - mas depois não se queixem se atraem hostilidade. "

Estás muito tolerante perante uma eventual hostilidade hindu perante tal afronta Cristã ... Gostava de saber se serias tão compreensivo caso se tratasse de hostilidade muçulmana a uma ofensa a Maomé .

Eu cá para mim entendo que quando se ofende gravemente os valores de alguém, esse alguém tem mais é de lhe rebentar com as fuças . E por isso que eu entendo as reacções de carácter religioso a uma ofensa Religiosa .

Aliás é à cacetada que se reage a ofensas à Família à Pátria e a Deus .

cumprimentos

24 de julho de 2006 às 13:31:00 WEST  
Blogger Sefodeu said...

Ou não entendi, ou tu irritas-te com facilidade.

24 de julho de 2006 às 14:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu cá para mim entendo que quando se ofende gravemente os valores de alguém, esse alguém tem mais é de lhe rebentar com as fuças .

Então achas que os Hindus têm razão em rebentar com as fuças a estes cristãos em concreto?

24 de julho de 2006 às 14:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Então achas que os Hindus têm razão em rebentar com as fuças a estes cristãos em concreto? "

Acho ... se eles foram ofensivos deliberadamente acho ! No entanto sublinho que não percebi se foram verdadeiramente ofensivos ou não ! Um coisa é o Apostolado, o procurar adeptos e promover conversões ! A Madre Teresa de Calcutá fazia-o e fazem as suas seguidoras Irmãs da Caridade e no seu funeral estiveram presentes 1 milhão de Hindus ! Outra coisa bem diferente é a ofensa primária e sem respeito pelo Sagrado do outro ! Essa ... só mesmo à porrada ! E um pouco como eu digo em relação a nomes que se chamam a uma mãe ! A resposta nunca será " Não não ... isso é injusto porque a minha mãe até é sériazinha !!! " ! Perante uma ofensa à mãe é um murro na cornadura e mais nada ! Aliás ... como fez o Argelino Zinedine Zidane, uma cabeçada no Italiano e não se fala mais nisso !

24 de julho de 2006 às 14:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Ou não entendi, ou tu irritas-te com facilidade. "

Não ! não me irrito com facilidade ! Agora há coisas que me irritam e muito ! Eu costumo dizer que aquilo que um homem é, é essencialmente visivel atrávés daquilo que o irrita profundamente !

A mim irritam-me ofensas ao meu Deus, à minha Nacão e à minha Familia !

Há gajos que se irritam mais com ofensas ao Benfica, ao BE ... e a outras vermelhices ....

Também há gajos que nada os irrita .... essas são os merdas ...

24 de julho de 2006 às 14:53:00 WEST  
Blogger Sefodeu said...

A ver pela resposta, afinal entendi bem. Pessoalmente, só as coisas menores me irritam, as grandes merecem-me um pouco mais de consideração, discernimento e sentido de responsabilidade.
Quanto à última insinuação, ou muito me engano ou estás a levar a coisa para um nível em que eu não entro. Era o que me faltava estar para aqui a gastar energias numa troca de insultos.

24 de julho de 2006 às 15:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo: não há nada no artigo em questão que diga que as estátuas são visíveis do exterior do local de culto.

24 de julho de 2006 às 16:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso aliás seria permitido na Europa, sempre com a sua mania de se deixar enrabar pelos não europeus, mas na Índia nunca o seria.

24 de julho de 2006 às 16:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" A ver pela resposta, afinal entendi bem. Pessoalmente, só as coisas menores me irritam, as grandes merecem-me um pouco mais de consideração, discernimento e sentido de responsabilidade.
Quanto à última insinuação, ou muito me engano ou estás a levar a coisa para um nível em que eu não entro. Era o que me faltava estar para aqui a gastar energias numa troca de insultos. "

Oh Isento .... asseguro-te que não era nada de pessoal, nem contra ti, nem contra o Caturo com quem simpatizo ! Aliás gosto sempre de ler os teus Posts !

Desculpa se pareci ofensivo

24 de julho de 2006 às 16:51:00 WEST  
Blogger Sefodeu said...

Estás desculpadíssimo. Aliás, eu pus a ressalva - 'ou muito me engano' - pelos vistos, enganei-me. De qualquer modo, não cheguei a sentir-me ofendido.

Saudações

Isento

24 de julho de 2006 às 17:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"não entendo qual é o espanto. Com certeza que num centro cristão não se vai por Cristo a venerar Shiva mas Shiva a venerar Cristo." Sim, já agr mete jesus a lamber as botas a maomé em Meca..para ver se é giro.

1 de agosto de 2006 às 18:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo: "Caturo: não há nada no artigo em questão que diga que as estátuas são visíveis do exterior do local de culto. " Deduze-se! Os hindus não ficam cegos qd entram num templo cristão...qualquer pessoa vê a provocação!

1 de agosto de 2006 às 18:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home