domingo, junho 18, 2006

IGREJA ESPANHOLA QUER A PRESERVAÇÃO DO PODER IMPERIAL CASTELHANO

É visível que a padralhada do país irmão está preocupada com a eventual desagregação da Espanha...
Não admira: não quer perder a estrutura mais ou menos imperial que tem sustentado o poder eclesiástico. De resto, a união de todos os povos contra as particularidades nacionais combina bem com a globalização cristã, como bem o expressou Justino:
nós que antes matávamos e nos odiávamos e não compartilharíamos nosso lugar com pessoas de outra tribo devido a seus [diferentes] costumes, agora, depois da vinda de Cristo, vivemos juntos com eles.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

devemos aniquilar o cristianismo na europa, o cristianismo é inimigo da nação e do nacionalismo.
quem não percebe isto, é parvo.

19 de junho de 2006 às 10:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

big parvo, no País BAsco, a igreja local apoia o separatismo. Sei do que falo, já vivi lá. As missas até são em lingua basca e os padres visitam os prisioneiros da E.T.A. e da H. Batassuna

19 de junho de 2006 às 10:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isso só mostra a duplicidade da Igreja, que tenta ter sempre um pé em cada lado, e depois mostrar-se gloriosamente ao lado do vencedor.

De qualquer modo, não creio que a padralhada local, «amigalhaça» do Povo, tenha mais relevância do que o arcebispo.

19 de junho de 2006 às 11:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não é duplicidade caturo,é estar junto dos pobres e oprimidos.Ao longo de 30 anos de democracia , a igreja e o nacionalismo basco, desde o pnv à eta, fizeram uma "concordata" em prol de uma autonomia progressiva e/ou independência. Por alguma razão a igreja basca e catalã foi perseguida no tempo do imperalismo franquista. A realidade basca não é aquilo que vocês observam nos media. Há locais, em cidades, vilas e aldeias que só é permitida a «entrada» a nacionais bascos. o que aparece na tv são espanhois e locais onde estes habitam.
Há dois paises bascos, o da tv e o real.

19 de junho de 2006 às 12:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

não é duplicidade caturo,é estar junto dos pobres e oprimidos.

Não, não é estar ao lado dos pobres e oprimidos. É estar dos dois lados e depois vangloriar-se ao lado dos vencedores, clamando ter protegido sempre os «bons». Se estivessem sempre ao lado dos oprimidos, não poderiam neste caso estar dos dois lados, como é absolutamente lógico.

19 de junho de 2006 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para si, todas as questões se resumem a um simples tabuleiro de xadrez, ou se come ou se é comido, ou se é a vencedor ou vencido.Digo-lhe com toda a sinceridade que nunca conheci um basco nacionalista, que se sentisse traído devido ao seu padre celebrar também uma missa numa paráquia espanhola.

19 de junho de 2006 às 12:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou se está dum lado, ou se está do outro, ou então de nenhum.

Dos dois lados ao mesmo tempo é que não... e tem uma graça irónica que seja a Igreja a dizer, desde há dois mil anos, que não se pode servir dois senhores...:)

19 de junho de 2006 às 12:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Está-se em todo lado, como Deus.
É o universalismo espiritual.
católico significa universal.
A Boa Nova tem que ser partilhada, não é exclusiva para uma Nação, um povo, uma raça.
Não, não se pode servir 2 senhores, não se pode servir Deus e o diabo.

19 de junho de 2006 às 13:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, o intuito universalista é evidente e coerente.
Só que, além de haver o intuito universalista, há também um aproveitamento oportunista, para estar sempre com os vencedores, na medida do possível.

19 de junho de 2006 às 14:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" tem uma graça irónica que seja a Igreja a dizer, desde há dois mil anos, que não se pode servir dois senhores...:) "

Referia-se a Deus e ao dinheiro ...


" Só que, além de haver o intuito universalista, há também um aproveitamento oportunista, para estar sempre com os vencedores, na medida do possível. "

Quem te leia quase imagina que tu leste o interior dos padres bascos e viste logo que ali nada havia de genuino, mas simplesmente uma inteligente e makiavélica estratégia ! Tu falas como se fosse um deus que lê as almas ó amigo Caturo

19 de junho de 2006 às 17:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem te leia quase imagina que tu leste o interior dos padres bascos e viste logo que ali nada havia de genuino,

Limito-me a observar a generalidade das actuações:
- os padrezitos pequenitos, estão sempre «ao lado do povo» (e são uns «porreiros»);
- os padralhões grandes, estão sempre ao lado do poder;
- quando as facções em confronto são igualmente poderosas, o apoio da Igreja raramente é inequívoco... pelo contrário, baila assim, baila assado, de acordo com a música, com um pé aqui e ali...

Enfim, coincidências.

19 de junho de 2006 às 18:39:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home