terça-feira, maio 23, 2006

NASCEU UMA NOVA ESTRELA NA CONSTELAÇÃO DA EUROPA




Do Euronews, via Fórum Nacional:

Mais de 55% dos montenegrinos votaram a favor da independência, no referendo realizado este domingo. Num momento em que estavam escrutinados 99% dos votos, o presidente da comissão eleitoral, Frantisek Lipka, confirmou os resultados preliminares anunciados: 55,4% dos votos expressos são pela independência da república.
Os montenegrinos mobilizaram-se fortemente neste referendo tendo comparecido nas urnas cerca de 87% do eleitorado. A Comissão Europeia tinha estabelecido como limites para validar o referendo, 50% de participação e 55% de votos expressos.
O Montenegro tem 670 mil habitantes, uma pequena república, 15 vezes menor do que a Sérvia, um desfazamento que dificulta a coexistência das duas repúblicas no mesmo Estado. Os montenegrinos não escondiam o contentamento, ontem à noite, nas ruas de Podgorica.

A festa da vitória encheu as rua de Podgorica
O anúncio da vitória da independência transformou-se numa explosão de alegria nas ruas de Podgorica, a capital do Montenegro, onde não faltaram o fogo de artifício, as caravanas multicolores e as bandeiras vermelhas. Os montenegrinos responderam massivamente ao apelo ao voto o que justifica uma taxa de participação de 90% muito além das expectativas.
O escrutínio decorreu sem incidentes segundo o relato dos três mil observadores locais e internacionais que foram mobilizados pela União Europeia. Bruxelas fixou 55 por cento de respostas positivas como referência para validar a resposta a este referendo desde que a participação fosse superior a 50 por cento dos cerca de 485 mil eleitores inscritos. Os resultados serão oficialmente confirmados esta segunda-feira. A euforia dos defensores da independência contrasta com o silêncio das autoridades de Belgrado.



Mais uma Nação com Estado - mais um Estado que é verdadeiramente Nação.
Mais uma vitória do Nacionalismo na Europa - a verdade vem sempre ao de cima e a força emergente das Nações europeias não pode continuar eternamente submersa.