sábado, maio 27, 2006

A INTOLERÂNCIA INQUISITORIAL QUE AFINAL NÃO MORREU...

Cinema: Arcebispo condena filme de Ron Howard
Vaticano apela ao boicote do Código

Ministério do Interior italiano mandou retirar o poster do filme colocado numa igreja de Roma
O Vaticano quer boicotar ‘O Código Da Vinci’, o novo filme de Ron Howard adaptado a partir do livro de Dan Brown, que se estreia na Europa no próximo dia 18.Angelo Amato, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e colaborador próximo do Papa Bento XVI, diz que o livro e, consequentemente, o filme, inclui “ofensas, calúnias e erros históricos contra Jesus, os Católicos e a Igreja”.
O arcebispo foi mais longe e, numa conferência de Imprensa sobre cultura e meios de Comunicação em Roma, instou os católicos a mobilizarem-se nas ruas para protestarem contra a apresentação de ‘O Código Da Vinci’, como aconteceu aquando da estreia de ‘A Última tentação de Cristo’, de Martin Scorcese, em 1988.
“Se estas ofensas tivessem sido dirigidas ao Corão ou ao Holocausto judeu teriam provocado, justificadamente, uma revolta mundial. Como foram dirigidas à Igreja continuam impunes”, condenou Amato
.(...)


Repare-se no que diz um clérigo cristão da maior importância no seio da Cristandade: umas bocas ficcionais num romance pop deveriam motivar uma «revolta mundial».

Uma revolta mundial... o que queria o senhor Amato que se fizesse?... Então aquilo que a sua instituição tem feito, todo o apelo ao boicote, não é suficiente numa sociedade democrática e tolerante?

A referência ao Islão em particular, a respeito daquilo que «os muçulmanos fariam se fosse com eles!», só me convence mais da simpatia (cada vez menos) secreta que demasiados vultos da actual Cristandade têm pela religião de Mafoma: vêem-na como um credo com «força na guelra», um credo de «homens a sério» que se borrifam para a tolerância e impõem aos infiéis, pela força, um silêncio temeroso a respeito da sua religião... quem se mete com o Islão, leva!, diria um Jorge Coelho mafomético....

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O respeito é mútuo

“As pessoas do Opus Dei ajudam-me a cumprir os meus deveres de muçulmano”
Na sequência do comunicado do Gabinete de Informação de Roma, publicamos uma carta de um membro da Comunidade Islâmica de Lisboa.

2006/05/03
Ao tomar conhecimento de uma nova ofensa ao profeta Mohammad (Que a paz e misericórdia de Deus estejam com ele) numa revista italiana, quero manifestar o meu total repúdio, e uno-me ao que declarou o porta-voz do Opus Dei (ver declaração).

Realmente, não podia esperar essa ofensa de nenhum membro dessa obra católica. Desde há muitos anos tenho trabalhado com pessoas do Opus Dei, e posso testemunhar que, sendo eu muçulmano, nunca delas recebi senão amizade, apoio, respeito, e até estímulo para cumprir os meus deveres religiosos de muçulmano.

Tenho a certeza de que os responsáveis por essa ofensa já terão reconhecido o grave erro que cometeram.


Bubacar Ly
Sócio n.º 3.203 da Comunidade Islâmica de Lisboa

27 de maio de 2006 às 08:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A propósito da caricatura publicada por "Studi Cattolici"
Publicamos uma declaração do Gabinete de Informação do Opus Dei em Roma, a propósito da caricatura publicada por "Studi Cattolici"

2006/04/16 Comunicado do Gabinete de Informação de Roma
“Compreendo perfeitamente que a caricatura publicada pela revista Studi Cattolici tenha ofendido os crentes muçulmanos e que tenha atraído a atenção dos jornalistas e de muitas outras pessoas: fazer humor com base no relato de Dante que coloca Maomé no inferno, parece-me um erro grave. Uma coisa é o apreço que Dante merece como poeta, e a valoração literária do que escreve na sua Divina Comédia; e outra bem diferente é o uso jocoso dessa cena no tempo presente numa revista católica.

A notícia sobre essa caricatura surge no contexto de uma série de episódios penosos destes meses, relacionados com as caricaturas aparecidas inicialmente numa publicação da Dinamarca. Tais actos adquiriram um tom de provocação, embora obviamente não justifiquem nenhuma reacção de violência. E foi trazida para o debate a questão dos limites da liberdade expressão e a sua compatibilidade com o respeito pelas crenças.

Mas além disso, esta caricatura enquadra-se noutro debate actual: o que surgiu nalguns países a propósito do retrato falso e injusto da fé cristã que é feito no Código Da Vinci. Desde há meses, muitos católicos, e outros cristãos, têm vindo a pedir respeito às empresas que publicaram o romance e que vão difundir o filme. Abriu-se, de novo, a questão de saber como se pode tornar compatível a liberdade de expressão, a liberdade de mercado e o respeito pelas crenças religiosas.

Também este Gabinete participou activamente na discussão sobre o Código Da Vinci, mediante declarações e entrevistas, onde procurámos expressar o máximo respeito pelos nossos interlocutores: isto é, procurámos manifestar sinceramente para com os outros a atitude que pedimos se tenha para connosco. Pedir respeito para connosco e não o mostrar para com os outros seria uma incoerência, e até uma forma de hipocrisia.

É conhecido que a Prelatura não é responsável pela revista Studi Cattolici, mas algumas pessoas que trabalham nesse publicação estão vinculadas ao Opus Dei, e esse facto causou perplexidade, e com fundamento. Também porque se sabe que há cooperadores do Opus Dei que são muçulmanos e outros que são de outras confissões religiosas. Este Gabinete tem recebido, como consequência, algumas perguntas que manifestam perplexidade.

Os responsáveis da revista já declararam que não tinham nenhuma intenção de ofender, e pediram desculpas publicamente pela ofensa que possam ter causado.

27 de maio de 2006 às 08:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas existe quem queira repôr a religião católica de volta aos "trilhos" :)

O pensamento de Josemaría Escrivá (fundador Opus Dei ): obediência
«Obedecer... - caminho seguro. Obedecer cegamente ao superior... - caminho de santidade. (...)» (941)
«Obedecei, como nas mãos do artista obedece um instrumento - que não pára a considerar porque faz isto ou aquilo, certos de que nunca vos mandarão fazer nada que não seja bom e para toda a glória de Deus.» (617)
«Director. - Precisas dele. - Para te entregares, para te dares..., obedecendo. - E Director que conheça o teu apostolado, que saiba o que Deus quer;» (62)

O pensamento de Josemaría Escrivá (fundador Opus Dei): humilhação
«- Nega-te a ti mesmo. - É tão belo ser vítima.» (175) «Quando te vires como és, há-de parecer-te natural que te desprezem.» (593) «Não te esqueças de que és... o depósito do lixo. (...) Humilha-te; não sabes que és o caixote do lixo?» (592) «Não és humilde quando te humilhas, mas quando te humilham e o aceitas por Cristo.» (594)
«No dia em que te levantares da mesa sem teres feito uma pequena mortificação, comeste como um pagão.» (681)

27 de maio de 2006 às 08:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu admiro como homem e como ser humano quem :

1 - Se lhe ofenderem os Pais : Lhes arrebente com os cornos
2 - Se lhes ofenderem a Patria : Lhes arrebente os cornos
3 - Se lhes ofenderem a Nação : Lhes arrebente os cornos
4 - Se lhes ofenderem alguma coisa sagrada : Lhes arrebente os cornos
5 - Se lhes ofenderem o seu Deus : Lhes arrebente os cornos

Admiro todas estas pessoas e respeito como seres humanos dignos de tal condição

Eu abomino como homem e como ser humano quem :

1 - Se lhe ofenderem os Pais : Se fique democraticamente indignado e diga apenas, Olha que a minha mãe até é séria ! Não é justo que lhes chames isso !
2 - Se lhes ofenderem a Patria :Se fiquem numa insuportavel indiferença, ou numa pacífica indignação .
3 - Se lhes ofenderem a Nação : Se fiquem numa insuportavel indiferença, ou numa pacífica indignação .


4 - Se lhes ofenderem alguma coisa sagrada : Se fiquem numa insuportavel indiferença, ou numa pacífica indignação .

5 - Se lhes ofenderem o seu Deus, e a sua religião : Se fiquem numa insuportavel indiferença, ou numa pacífica indignação .

Por mais que me esforce não consigo entender quem se espante com as atitudes Islamicas : Ofendem gravemente os valores deles, e eles a seguir reagem com força ! Admiro isso neles ! O que eu nao entendo é qundo eles muculmanos nos ofendem, nós o "Superior Ocidental", não lhes paguemos na mesma moeda ou pior ainda ! Isso é que para mim é nojento !

E é exactamente a Religião Católica que se indigna quando ofendem o meu Deus, na pessoas de Jesus, que eu preconizo ! Quando ofenderem Jesus ... Porrada neles ! Porrada sem Odio ... Mas porrada a valer !

Se o Dan Brown ofende a pessoa de Jesus, está no seu direito democrático, e eu estou no meu direito de se o vir lhe foder os cornos todos !!!!

Se um cabrão de um muçulmano ofender a pessoa de Jesus, far-lhe-ei o mesmo que faria ao cabrão do Dan Brown se o apanhasse à mão !

Faria tudo isto se pudesse a um ofensor de Jesus, como já antes fiz a quem ofende a minha Pátria ! Já corri a pontapé do meu gabinete de trabalho um filho de puta que lá entrou a defender a união de Portugal com a espanha !

Há ofensas que não merecem outra resposta !

Eu considero os muçulmanos os maiores Inimigos do Ocidente, tenho a noção de que eles nos querem submeter, e cá estarei para os combater e por os meus filhos ao meu lado se for preciso ! Agora os gajos são Inimigos , mas não são vermes !

VERMES SÃO OS TRAIDORES !

Os muçulmanos que nos combatem não são traidores às suas coisas !

EU ABOMINO UM OBJECTOR DE CONSCIENCIA ! EU ADMIRO UM VALENTE COMBATENTE MESMO QUE SEJA MEU INIMIGIO ! EU ACREDITO QUE SE PODE AMAR UM INIMIGO !

27 de maio de 2006 às 12:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não podemos confundir erradamente o Cristianismo e a mensagem de Cristo, com os interesses da maçonaria e de grupos elitistas.
As pessoas colocam a religião ao serviço dos seus próprios interesses, quer sociais quer económicos. Sermos contra o Cristianismo é sermos anti-patriotas, é sermos contra a Nação.

28 de maio de 2006 às 13:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado homem, de tanto arrebentares os cornos ainda vais parar ao "xadrez", o lugar mais aconselhado para gajos como tu....

29 de maio de 2006 às 09:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" Cuidado homem, de tanto arrebentares os cornos ainda vais parar ao "xadrez", o lugar mais aconselhado para gajos como tu.... "

Quem és tu anónimo ? Tens nome ?

29 de maio de 2006 às 15:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Se lhes ofenderem o seu Deus, e a sua religião : Se fiquem numa insuportavel indiferença, ou numa pacífica indignação

É preciso é determinar o que é que se considera ofensa... se fazer desenhos dum profeta ou sugerir que o auto-proclamado Filho de Deus foi casado, é considerado como ofensa justificadora de homicídio, então tem-se aí uma incompatibilidade de cristãos e muçulmanos com a vida democrática - com a mais elementar liberdade de expressão.



Por mais que me esforce não consigo entender quem se espante com as atitudes Islamicas : Ofendem gravemente os valores deles,

O problema é deles. Que façam o que quiserem lá nas suas terras - não têm é o direito de vir às nossas terras impor os seus valores ou proibir-nos de falarmos livremente sobre os seus valores na nossa própria casa.



Se o Dan Brown ofende a pessoa de Jesus, está no seu direito democrático, e eu estou no meu direito de se o vir lhe foder os cornos todos !!!!

Não. Nesse caso, estás a atentar contra ele de um modo irreversível, coisa que ele nunca fez contra ti.
De resto, o que dizes leva a que qualquer comunista se sinta no direito de te fazer o mesmo se falares mal dos valores comunistas; e o mesmo se aplica a um homossexual que fosse por ti considerado como animal abjecto.



Os muçulmanos que nos combatem não são traidores às suas coisas !

Imagina que um português se converte ao Islão e se vira contra Portugal. Não é para ti um traidor?

29 de maio de 2006 às 16:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" É preciso é determinar o que é que se considera ofensa... se fazer desenhos dum profeta ou sugerir que o auto-proclamado Filho de Deus foi casado, é considerado como ofensa justificadora de homicídio,... "

Homicídio não ! Mas enfiar-lhe um murro bem assente na cornadura, para ver se as ideias lhe assentam isso sem dúvida !

" ... então tem-se aí uma incompatibilidade de cristãos e muçulmanos com a vida democrática - com a mais elementar liberdade de expressão."

Em democracia se me ofenderem deliberada e conscientemente, apenas para me picar ... um murro bem assente tem um efeito pedagógico !

Mas de qualquer maneira Caturo, no caso de " O Código da vinci", a única coisa que alguns bispos da Igreja fizeram foi apelar a que os Católicos castigassem o autor não vendo o filme ! Parece-me uma atitude mais do que Democrática, e que contrasta bem com a resposta dos muçulmanos no caso das gravuras ! Eu cá por mim, é como te digo, como me parece que o Dan Brown escreveu aquela pobreza de livro, com o intuito deliberado de chatear, e não para fazer a polémica vender mais livros, então dizia eu, se o gajo o que queria mesmo é chatear a malta, então um murro bem assente naquelas ventas era muito bem dado ! Ia ser bonito ver aquela carinha de atrazado mental tipo porky pig, vermelhinho de raiva e a chamar-me de intolerante e nazi e fascista e inquisidor mor e o caraças ! Ai ia dar-me gozo ia !

Faz-me lembrar quando no Parlamento Europeu um comuna qualquer acusou o deputado europeu Português do CDS de estar metido no loby do tabaco, o deputado em causa ter dado democráticamente a volta ao hemiciclo só para lhe assentar um banano ! Foi delicioso ver o comuna a mostrar para a televisão as marcas vermelhas nos cornos !

"
Se o Dan Brown ofende a pessoa de Jesus, está no seu direito democrático, e eu estou no meu direito de se o vir lhe foder os cornos todos !!!!

Não. Nesse caso, estás a atentar contra ele de um modo irreversível, coisa que ele nunca fez contra ti. "

Ah ok ... então batia-se mais devagarinho por forma a deixar mazelas com cura ! Ah ... e enfiar-lhe um bolo com chantily na cara, a frente da televisão, para deixar o gajo humilhadinho, também podia ser !

Sabes Caturo, eu também defendo que o melhor sistema político é a democracia, mas isso não me obriga a ter de aceitar tudo ! E tu também não aceitas tudo Caturo ! Aliás ... se tocam nos teus Deuses ou nos teus valores, tu repondes ofensivamente e bem ! Nunca te vi clamar pelo Estado de Direito Democratico, nem pela Tolerancia, quando a rapaziada "Skin" entra à bordoada nas casas ocupadas pelos Okupas a expulsar os gajos à porrada !

Há coisas onde a Tolerancia não cabe, e as coisas Sagradas são uma delas. Tal como a Honra a Vida a Família a Pátria a Propriedade etc ... ! Podem vir cá clamar com a tolerância e a Democracia que eu lhes cago bem em cima se me ofenderem as coisas sagradas ! Isto faço eu e fazem todas as pessoas o que muda é aquilo que indigna cada pessoa ! A mim indignam umas coisas , a ti indignam outras ( algumas são coicidentes com as minhas ... ), aos Bloquistas de Esterco indignam outras ... aos PSDistas outras e aos CDSistas outras ! Eu costumo dizer que aquilo que um homem é, é essencialmente aquilo que o indigna e o torna menos tolerante e menos democrático !

" Imagina que um português se converte ao Islão e se vira contra Portugal. Não é para ti um traidor? "


Se se converte ao Islão não é um Traidor a Portugal

Se se vira contra Portugal é !

29 de maio de 2006 às 19:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

" De resto, o que dizes leva a que qualquer comunista se sinta no direito de te fazer o mesmo se falares mal dos valores comunistas; e o mesmo se aplica a um homossexual que fosse por ti considerado como animal abjecto."

Eu não acho um homosexual um animal abjecto, acho sim o comportamento homosexual vicioso ! Se chama-se animal abjecto a um homosexual, o gajo estava sim no direito de me tentar bater ! :-)) Mas não chamaria !

O Comunismo combate-se porque é mau mesmo ! Se um Comuna ficar ofendido por eu dizer mal do comunismo, está no seu direito e que venha ele ... ! Se eu fizesse um filme aldrabão a dizer que o Lenin era Fascista ... tinha de sugeitar-me às possíveis consequencias dos meus actos

29 de maio de 2006 às 20:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home