sexta-feira, abril 21, 2006

O NACIONALISMO CRESCE EM FRANÇA

França:Mais 1/3 franceses consideram extrema-direita "próxima das suas preocupações"

Paris, 20 Abr (Lusa) - Mais de um terço dos franceses pensam que a extrema-direita "enriquece o debate político" e que ela "está próxima das suas preocupações", segundo uma sondagem do instituto IFOP/Acteurs publics a publicar sexta-feira.
No total 35 por cento das pessoas interrogadas respondem "Sim, bastante" à pergunta sobre se a extrema-direita enriquece o debate político (65 por cento é de opinião contrária).
As proporções são respectivamente de 34 e 66 por cento à pergunta para dizer se a extrema-direita está próxima das preocupações dos franceses.
Frederic Dabui, o director do departamento de opinião pública do IFOP, comentou: "Distúrbios nas periferias no Outono de 2005, movimentos sociais consecutivos no Contrato do primeiro emprego (CPE) em 2006, são outras tantas crises que (Ó) parecem reforçar a extrema- direita".
Aqueles que acham que a extrema-direita enriquece o debate político estimam que a sua contribuição é mais útil em matéria de imigração (43 por cento das respostas) e de segurança (31 por cento).
Vêm depois, muito longe, o desemprego (14 por cento), a educação (sete por cento) e a protecção social (cinco por cento).
Convidadas a designar a personalidade que melhor encarna a extrema-direita, quase 48 por cento das pessoas interrogadas põem à cabeça Jean-Marie Le Pen, o presidente da Frente Nacional, que disputou a segunda volta da eleição presidencial em 2002.
Jean-Marie Le Pen, em declarações hoje à cadeia de televisão pública France 2, declarou que o seu objectivo era "ganhar" a eleição presidencial em 2007.
A sondagem foi realizada junto de uma amostragem de 1.009 pessoas interrogadas por telefone de 06 a 07 de Abril, representativa da população francesa de 18 anos e mais e utilizou o método de quotas.


E recrudesce o espírito franco que infligiu pesada derrota à Moirama em Poitiers, expulsando assim os invasores norte-africanos...

Novamente, mais um sinal de que

A Europa desperta

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

França es nacionalisme, es imperial-nacionalisme, es lo bonapartisme.

7 de maio de 2006 às 18:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home