quarta-feira, abril 05, 2006

NOVO(S) TEMPLO(S) NA ISLÂNDIA


O Mjollnir, Martelo de Thor, símbolo da Asatru, religião germânica.

Nos próximos anos, construir-se-á em Reykjavik, capital da Islândia, um templo Asatru, isto é, um local de culto dedicado aos antigos Deuses germânicos, que terá cerca de setecentos metros quadrados, construído num lote de terra entre os mil e quinhentos e dois mil metros quadrados. Este templo irá conter várias instalações para os adoradores, bem como uma área florestal contígua.

Para quem não sabe, a Asatru é a religião que restaura o culto aos antigos Aesires e Vanires, ou seja, aos antigos Deuses nórdicos, tais como Tyr, Odin, Thor, Freya, Friga, entre Outros - aliás, Asatru significa precisamente «Lealdade aos Ases» (Asa + Tru). Na Islândia, esta religião recebeu reconhecimento oficial por parte do governo em 1973, alcançando o mesmo na Noruega em 1993 e na Dinamarca em 2003.


Não deixa entretanto de ser preocupante o facto de também a Igreja Ortodoxa Russa ter arranjado uma autorização para construir uma igreja (de seiscentos metros quadrados) nesse país de escassa população.

Mais preocupante ainda é os muçulmanos também terem recebido a promessa de lhes ser oferecido um lote de terra de quatro a cinco mil metros quadrados para aí edificarem uma mesquita (com cerca de dois mil metros quadrados). Já há muçulmanos nesse álgido paraíso setentrional (a Islândia tem o segundo melhor nível de vida do mundo)? Ou será que os mafométicos querem simplesmente marcar presença no extremo norte europeu?


Desenho Olaus Magnus na obra «Historia de Gentibus Septentrionalibus» (1555), representando o antigo templo de Uppsala, destruído pelos cristãos.


O sacerdote (gothi) Sveinbjörn Beinteinsson (1924-1993), um dos grandes europeus do século XX, liderou o movimento asatruar islandês e conseguiu o seu reconhecimento como uma das religiões oficiais do país.

6 Comments:

Blogger João said...

Mas esses merdas já chegaram à Islândia? Construir mesquitas em Reiquejavique? A seguir vão querer colonizar a Gronelândia.

7 de abril de 2006 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Templo Asatru = Com muito valor.
Templo Muçulmano = Com anti-valor (ou sem valor algum).

Se cristãos destruíram o templo Asatru de Upsalla, erraram por excesso de zelo, não vale a pena "branquear".

8 de abril de 2006 às 03:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É claro que estava a referir-me a templos muçulmanos na Europa; Em África (ou na Ásia), já não questiono o seu valor, por ser prejuízo secundário.

Não é de "branquear" (a destruição do antigo templo), porque resta apenas lamentar.

9 de abril de 2006 às 03:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Felizmente, ao menos a Religião Asatru é oficial na Islândia.

9 de abril de 2006 às 03:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É um Estado laico, mas as religiões têm um reconhecimento oficial, por motivos que de momento não me recordo (eheh).

10 de abril de 2006 às 18:28:00 WEST  
Anonymous Kléber Moreira said...

Odin está vendo asatruares que estão de preconceitos com outras religiões. Larguem de serem manés ou bitolados, nós asatruares não competimos com nenhuma religião. Acreditamos que cada um tem direito a ter sua religião. Se vocês estão falando essas besteiras não sabem o que é de fato ser um asatruar.

22 de julho de 2015 às 01:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home