domingo, abril 30, 2006

CONSCIÊNCIA RACIAL EM ANGOLA

A actual Miss Angola, Stiviandra Oliveira, poderá não representar o seu país no concurso Miss Universo, que se realiza a 23 de Julho em Los Angeles, por razões raciais, segundo avançou o jornal ‘Angolense’ na sua última edição.
Ao que parece, a Comissão do concurso Miss Angola terá inviabilizado a participação de Stiviandra de Oliveira porque “é muito clara para os gostos da maioria negra”. Mas, ainda de acordo com aquele jornal angolano, a dita comissão vai avançar como argumento oficial para não enviar Stiviandra ao concurso Miss Universo eventuais problemas relacionados com a sua idade, que não respeitarão o regulamento.
Stiviandra Oliveira, de 18 anos e um 1,73 m, é natural da província de Huila e foi eleita Miss Angola em Cabinda em Dezembro passado por um júri presidido pelo hoteleiro José Maria. Como prémio Stiviandra recebeu nomeadamente jóias, uma viatura Volkswagen. A primeira e segunda Damas de Honor eleitas este ano foram Isménia Júnior, de Cabinda, e Djamila Fortes, da província de Luanda. Refira-se que Djamila foi ainda eleita Miss Movicel pelo público.


É assim mesmo - cada País deve eleger símbolos de beleza de acordo com a sua própria identidade racial.

Agora imagine-se que se passava o mesmo em Portugal... ou em qualquer outro país do mundo branco ocidental... era o horror dos horrores para a súcia «anti-racista», que parece muito caladinha sobre este caso que em Angola se passa...