terça-feira, março 14, 2006

NACIONALISMO CATALÃO EM MARCHA

60 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se isso vier acontecer será o Fim da Espanha.
Porque atrás desses viram outros.
Apesar de não simpatizar muito com os catalães...
Será que Madrid vai aceitar de animo leve o desmembramento de Espanha?
Ou teremos uma guerra tipo ex-Juguslávia aqui à porta?

Celta 88

14 de março de 2006 às 15:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Duvido que a maioria dos Espanhóis, tão aburguesados como os outros Europeus ocidentais, estejam dispostos a guerras...

Se tudo correr bem, a independência da Catalunha, e doutras nações ibéricas debaixo do poder castelhano (Euskadi, Galiza e talvez Astúrias) decorrerá lenta mas progressivamente...

14 de março de 2006 às 15:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Detesto a esquerdalha, mas gosto de os ver a governar a "espanha" ! loooooool ! Como são sempre uns dadores de cu, agacham-se e lá estão eles a fazer concessões aos Nacionalismos Ibericos ! VIVA o PSOE !!!! Por mim podem lá ficar para sempre !

14 de março de 2006 às 16:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O pior caro Pedro é que eles já nôs governam indirectamente.
Por isso um mau governo em Espanha trás consequêcias para Portugal.
Em Espanha um sapateiro em Portugal um p...

Celta 88

14 de março de 2006 às 16:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que será pessimo nao so para Espanha como tambem para Portugal. Nao se esquecam que quando a Galiza ficar independente, eles vão tentar a todo o custo recuperar o norte de Portugal.
Portanto esperemos que não aconteca nada la por Espanha, ou a acontecer que pelo menos a Galiza e Asturias não fiquem independentes.
Viva Portugal

14 de março de 2006 às 17:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois é Celta88 ... os Sapaterios e os p .... são uma merda mesmo !
Agora que Politicamente no futuro é vantajoso para Portugal aquilo tudo Partido em bocados, ai isso sem duvida que é ! é justo para as Naçoes Ibericas e bom para nós . A seguir podemos fazer as parcerias economicas com quem quisermos da península sem que isso ameaçe demasiado a nossa soberania .

Saudaçoes

14 de março de 2006 às 18:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

Precisamente, caro Pedro Dias. Em escassas linhas, disseste tudo.

14 de março de 2006 às 18:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não me parece que seja verdade que as Independências sejam apenas defendidas apenas por Comunas . No país basco por exemplo, os partidos espanholistas julgo que mal têm 30 por cento todos somados, e porque isso são os votos de Castelhanos, ou descendentes !

Agora é verdade que os comunas desses países estão do lado que sempre estiveram que é o destruir tudo ! Têm realmente uma capacidade fantastica de destruir . Por isso serão úteis para ajudar a destruir a unidade da "espanha", e recuperar as Soberanias ibericas . Mas após as independências, seriam escorraçados para os 5 % que cada vez mais é o que têm na Europa !

Saudações

15 de março de 2006 às 14:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

Mais uma vez, o Pedro Dias antecipou-se-me bem.

15 de março de 2006 às 16:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E o PNV, que eu saiba é de Direita mole

15 de março de 2006 às 17:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

eu so sei é que tenho medo destas independencias na Espanha. Ainda se lembram e começam a fazer o mesmo em Portugal

15 de março de 2006 às 17:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Percebo isso mas ...

Em Portugal não há Naçoes ! Só 3 Gajos malucos no norte a precisar de atenção !

15 de março de 2006 às 17:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

E eu aliás suspeito que um deles é algum palhaço esquerdista, a querer dizer «Estão a ver, se fossemos todos racialistas então até o vosso país ficava dividido», numa atitude de filosofia da treta pretensamente pedagógica e imbecilmente demagógica, em estilo pimba-moralista.

15 de março de 2006 às 18:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas o Suevo não é Sucia ...

15 de março de 2006 às 18:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Um deles tambem desconfio que seja um cromo pseudo pedagogico a fazer valer um ponto ... mas o Suevo ....

15 de março de 2006 às 18:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Mas o Suevo não é Sucia ... "

Pois não, caro Pedro. É produto da vossa ideologia de exclusão baseada na raça. Ora só uma pessoa desonesta diz não ver que existem diferenças físicas/raciais entre os nortenhos e os do Sul. E o Suevo apenas está a ser um ... ehem... "purista" no sentido máximo da palavra.

15 de março de 2006 às 23:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que o suevo nem ele sabe o que é.
Anda muito confuso.
"purista"
Deixa-me rir.
AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!

Celta 88

16 de março de 2006 às 09:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Claro que existem diferenças entre os do norte e os do sul .
Os do norte são todos uma cambada de anormais que nem falar sabem.
Autênticos homens das cavernas.
Já repararam naquele aspecto porco dos nortenhos?
Nunca ví gente que tivesse tanta alergia à água.
Cambada de mongoloides.

Vikingson

16 de março de 2006 às 13:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ia juntem-se aos merdas dos galegos.
A miséria fica bem junta.
Morram juntos seus merdas.
Galegos e tripeiros.

ULTRA SUL 88

16 de março de 2006 às 13:52:00 WET  
Blogger Suevo said...

Como já num tópico abaixo o Caçorino me perguntou aquilo que eu “defendia” , e como não pretendo andar a repetir sempre as mesmas coisas, nem sequer tenho muito tempo disponivel para isso, cá vai:

Vou dizer o que “defendo” e meto aspas porque considero que não existem condições para isto ocorrer a breve prazo, nem sequer que assumir-se isto seja o caminho a seguir, no entanto vou deixar umas pequnas notas para o Caçorino ver o que me distancia de si.

Eu defendo uma Grande Europa, assente num modelo federativo, no qual as regiões e as pátrias carnais veriam a sua identidade específica protegida e preservada, tendo total autonomia. Essa grande Europa teria quase um bilião de brancos.
Resumindo um único estado chamado Europa dividido em regiões e etnias com autonomia interna mas com a mesma politica externa.
Considero indispensável a unidade da Europa para que a raça branca escape do genocídio.
E aqui é importante não confundir pátrias carnais com estados nações artificiais como são praticamente todos os actuais estados multirracialistas europeus (França,Espanha,etc)
No caso português, e como me perguntas a minha opinião pessoal, considero que existem três etnias, mas no mínimo dos mínimos duas, no caso de serem três, uma delas a norte do douro, outra entre douro e Tejo, e uma terceira com o Alentejo e o Algarve. No caso de serem duas (prefiro o modelo de três) o norte iria até Coimbra.

Já sei que o Caçorino defende o oposto, concebe os Estados-Nações como entidades a manter independentes e é hostil a qualquer ideia de unidade europeia.

Aqueles que pensam que a desintegração da Espanha não vai afectar Portugal demonstram uma ingenuidade gritante.




Quanto a dizerem que eu sou “purista” isso é errado, eu admito que nas linhagens masculinas no norte de Portugal existem 7 haplogrupos, sendo que um deles é de origem norte-africana e representa 10% da linhagem masculina no norte de Portugal/Galiza, e não confundam isto com “10% por cento da população do norte tem um gene mouro”. No sul apenas foram encontrados nesse estudo quatro haplogrupos, ou seja terão existido povos europeus que deixaram a sua marca geneticamente a norte e não deixaram a sul, e quanto aos genes “mouros” no sul de Portugal representam 24% das linhagens masculinas, ou seja aproximadamente um quarto.
Portanto a existir algum purista não sou eu, puristas são aqueles que vivem numa realidade alternativa e que negam todas as evidencias históricas,genéticas e culturais, ou seja puristas são aqueles que se tentam enganar a eles próprios dizendo que os mouros foram todos mortos,expulsos e que os povos caucasianos do norte de africa não deixaram qualquer marca, para além de acharem que essas marcas foram iguais em todo o território, esses é que são os puristas, e eu não faço parte desse grupo.

Em relação à ingenuidade demonstrada por aqueles que acham que a desintegração da Espanha não afectará Portugal reparem no comunicado oficial do partido independentista galego mais representativo no dia 9 de Janeiro deste ano:

“(…) van dende a consideración de Galicia como nación até a petición dun ensino público e en galego, o saneamento político e administrativo, unha nova orde informativa, unha política social que fomente a propiedade pública ou a restitución da Gallaecia integrando cultural e economicamente os territorios agora limítrofes.”

Eu não simpatizo com estes partidos porque são esquerdistas, mas já que falam nisso vejam o programa da “frente popular Galega” no seu ponto 14, vou transcrever, e repito que não estou a dizer que me revejo nisto ou neste partido, mas o facto é que este partido independentista galego defende abertamente o seguinte:

“13.- Restitución da Gallaecia
(…)
Por outra banda, debe haber unha constante chamada diplomática e cultural ao Portugal de Entre-Douro-e-Miño, no sentido de recuperarmos conxuntamente, eles e nós, a entidade, rompida no século XII, da Gallaecia. É natural e con raíces históricas, antropolóxicas, e hoxe económicas, esta restitución do norte e do sur do Miño e do Xurés.
Hogano, o Eixo Atlántico, como eurorrexión, non está a ser usado debidamente e deberá ser reorientado como prioridade de toda Galicia e non só de Vigo e Porto. Pensamos que mudarlle o nome de Eixo Atlántico polo de Gallaecia podería ser de utilidade e o obxectivo dun grande espazo económico e cultural deste tipo non faría senón afianzarnos no camiño da nosa soberanía nacional.”

Também podem ler a opinião do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N), Carlos Lage publicada ontem no Jornal de notícias.

http://jn.sapo.pt/2006/03/15/primeiro_plano/milhoes_europa_efeito_regiao_norte.html

“A parceria entre o Norte e a Galiza é também apontada como estratégica. Segundo Carlos Lage, "diferente das outras", é de importância extensível às esferas políticas e culturais. Juntas, as duas regiões agregam um mercado de mais de 6 milhões pessoas. As ligações com a região galega (especialmente através do interior nortenho, na auto-estrada que passará por Chaves) são apontadas como uma das oportunidades a serem aproveitadas.
Este estudo é fruto de um debate que envolveu nomes do mundo académico, científico, cultural e empresarial.”

Para finalizar quero dizer que estou 100% de acordo com o Pedro Caçorino quando diz o seguinte sobre os esquerdistas:

“Por isso serão úteis para ajudar a destruir a unidade da "espanha", e recuperar as Soberanias ibericas . Mas após as independências, seriam escorraçados para os 5 % que cada vez mais é o que têm na Europa !”

16 de março de 2006 às 14:08:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois não, caro Pedro. É produto da vossa ideologia de exclusão baseada na raça

Cá está, a imbecilidade antifa que eu previa... sou realmente bruxo, como o John Locke.


Ora só uma pessoa desonesta diz não ver que existem diferenças físicas/raciais entre os nortenhos e os do Sul

Mais imbecilidade. A verdade é que existe imensa gente loira e morena dos dois lados do Douro e até no Algarve.

16 de março de 2006 às 15:09:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto a dizerem que eu sou “purista” isso é errado, eu admito que nas linhagens masculinas no norte de Portugal existem 7 haplogrupos, sendo que um deles é de origem norte-africana e representa 10% da linhagem masculina no norte de Portugal/Galiza, e não confundam isto com “10% por cento da população do norte tem um gene mouro”.

Volto a perguntar, porque não me responderam antes: quem é que disse que todo o nortenho tem 10% de sangue norte-africano?

Porque é que no caso do sangue negro, optam por dizer que «só 1% é que tem»?

16 de março de 2006 às 15:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já agora gostava de perguntar ao suevo quanto é que ele tem de genes negros ou mouros?
Ou será que ele sabe mesmo aquilo que é?
Pensas que és 100%galaico, mas se calhar até és tão mouro como aqueles que tu tanto criticas.

Celta 88

16 de março de 2006 às 15:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, uma pergunta à laia de curiosidade: se o Suevo se considera galaico, porque é que usa um nick de um povo invasor de outra etnia (os Suevos eram germânicos, os Galaicos eram célticos)?

16 de março de 2006 às 16:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Ora só uma pessoa desonesta diz não ver que existem diferenças físicas/raciais entre os nortenhos e os do Sul."
Concordo, realmente tem de ser muito desonestos ou vivem numa realidade alternativa, não lhes permitindo ver a realidade.

"no caso de serem três, uma delas a norte do douro, outra entre douro e Tejo, e uma terceira com o Alentejo e o Algarve. No caso de serem duas (prefiro o modelo de três) o norte iria até Coimbra."
Suevo calma ai, no caso de serem três não queiras meter o povo do Douro a Coimbra no mesmo barco até ao Tejo. Essa cena que dizes de Douro a Tejo uma etnia não tem ponta por onde se lhe pegue.
Ou fica como disses-te norte até coimbra, ou então Norte até Douro e Douro até Mondego, Depois la pa Sul que se entendam, se quiserem ficar com mais sangue mouro que fiquem, que se misturem à vontade com os Algarvios, que fiquem juntos para ser um grande território como eles querem.
Agora coitado do povo "Entre Douro e Mondego" se vão ficar juntos com o povo a Sul até ao Tejo. Mais uma vez repito, não os queiras meter no mesmo barco, irias destruir um dos melhores povos na ibéria.
Faz umas visitas a Aveiro e arredores e vês logo que é um erro meter essa gente no mesmo barco que os outros.
88

16 de março de 2006 às 16:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em poucas palavras disseste tudo camarada caturo.
Um suevo muita confuso...

Celta 88

16 de março de 2006 às 16:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Alias ja o mapa das SS separava Portugal em Coimbra. o povo a norte do mondego nada tem a ver com o povo a Sul do mondego, mas nada mesmo.

16 de março de 2006 às 16:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Já agora, uma pergunta à laia de curiosidade: se o Suevo se considera galaico, porque é que usa um nick de um povo invasor de outra etnia (os Suevos eram germânicos, os Galaicos eram célticos)? "
Eu não sou o Suevo, mas parece-me tão obvio. Caturo às vezes deves ter uns bloqueios no cérebro, a sério vai ver isso ao médico que pode ser grave.
Ora os Suevos são arianos, um grande povo ariano.
Claro que nós podemo-nos gabar de termos alguma mistura com Suevos, ja voces se forem a gabar-se... lol sera de que? de terem muita mistura moura? haha nem são arianos, são um povo de merda, atrasadinhos.
O equivalente à invasao Sueva no Algarve sera a invasão moura. Poucos se orgulham disso. Já eu orgulho-me das invasões Suevas.
Presumo que será o mesmo para o Suevo.
Se vocês ai a Sul do Mondego em vez de sangue mouro tivessem sangue de outros povos arianos como Suevos, acho que já não havia tanta gente a querer ver-se livre de vocês aqui no norte.

Saudações raciais \o

16 de março de 2006 às 16:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Continuo a nao conseguir contar mais do que dois ou tres alucinados !!!

16 de março de 2006 às 17:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Olha o palhaço que foi escorraçado do blog JNSN(pelos próprios nortenhos).
O Caturo não tem bloqueios,tu é que não tens cérebro.
Como te diseram, tu não és digno de usar este nick(88).
Falas, falas mas nem os gajos do norte te ligam nenhuma.
Suevos no norte.
Esmagados depois pelos Visigodos(olha os Visigodos ocupavam toda a península Ibérica).
Sabias ó pseudo"88"?
Não passas de um merdas ignorante.

Celta 88

16 de março de 2006 às 17:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Suevo,

isso é errado, eu admito que nas linhagens masculinas no norte de Portugal existem 7 haplogrupos, sendo que um deles é de origem norte-africana e representa 10% da linhagem masculina no norte de Portugal/Galiza, e não confundam isto com “10% por cento da população do norte tem um gene mouro”. No sul apenas foram encontrados nesse estudo quatro haplogrupos

De que é que estás a falar, se no próprio mapa genético que mostraste se vêem precisamente as mesmas componentes da Galiza ao Algarve, embora em proporções diferentes?

16 de março de 2006 às 17:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

o povo a norte do mondego nada tem a ver com o povo a Sul do mondego, mas nada mesmo.

Imbecilidade. Não há nenhuma diferença entre o povo da Beira Alta e o da Beira Baixa.

16 de março de 2006 às 17:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Eu não sou o Suevo, mas parece-me tão obvio. Caturo às vezes deves ter uns bloqueios no cérebro, a sério vai ver isso ao médico que pode ser grave.
Ora os Suevos são arianos, um grande povo ariano.
Claro que nós podemo-nos gabar de termos alguma mistura com Suevos, ja voces se forem a gabar-se... lol sera de que? de terem muita mistura moura? haha nem são arianos,


O camarada Celta 88 já te mandou ao focinho a importância dos Visigodos; de resto, em todo o território actualmente português houve arianos, sim, mesmo no Algarve, onde estiveram Celtas e outros povos eventualmente indo-europeus, além, claro, dos Romanos e dos Visigodos.


O equivalente à invasao Sueva no Algarve sera a invasão moura.

Esqueces-te que os Mouros também invadiram a região que é hoje o Minho...


Poucos se orgulham disso. Já eu orgulho-me das invasões Suevas.

E também te orgulhas das invasões dos Romanos?

16 de março de 2006 às 17:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vês Caturo, eu bem te disse que isto é prejudicial para Portugal.
Ultimamente que o regionalismo em Espanha tem sido mais forte, nota-se que os movimentos independentistas em Portugal têm crescido também. (E não tenho visto so no Norte, mas tambem no Algarve e Beira Alta)
Isto é como um barril de polvora pronto a explodir em todas as direções, é muito mau para Portugal, por isso repito, espero que ninguem se torne independente la por Espanha.
Viva Portugal

16 de março de 2006 às 18:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

vês Caturo, eu bem te disse que isto é prejudicial para Portugal.
Ultimamente que o regionalismo em Espanha tem sido mais forte, nota-se que os movimentos independentistas em Portugal têm crescido também.


Não têm crescido nada. Um ou dois gajos não fazem um movimento a crescer.

Além do mais, em Espanha há línguas nacionais, há nações propriamente ditas. Em Portugal, há uma só nação, de norte a sul, sem apelo nem agravo. E quem não concorda com isso... o que é que tem a dizer?...

Percentagens de estatísticas sobre as diferenças de haplogrupos... coisa ridícula.

16 de março de 2006 às 18:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Como te diseram, tu não és digno de usar este nick(88).
Sabias ó pseudo"88"?
Não passas de um merdas ignorante."

Tu é que és um pseudo 88, um pseudo Celta, um pseudo nacionalista e um pseudo defensor da raça, tu e Caturo e companhia.
Se fosses um verdadeiro Celta 88 para já respeitavas as nações Celtas, Galécia incluida. Depois respeitavas o mapa das SS, respeitavas o direito à independência e preservação de cada povo europeu.
Tu sim és um pseudo...

E não foi escurraçado do blog, simplesmente não paro lá, não gosto de perder o meu tempo com pseudo nazis, pseudo nacionalistas, pseudo defensores da raça como os da JNSN e vocês.
Entre um esquerdista e um gajo como vocês prefiro um esquerdista, esse ao menos tem consciência que está a foder a raça, já vocês... não têm consciência nenhuma, como muitos têm dito aqui vocês vivem no vosso mundo da fantasia e como tal não vale a pena falar.
Xau, quero é que se fodam vocês e Portugal
Este "nacionalismo" genocida do PNR não tem futuro nenhum

16 de março de 2006 às 19:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

88
Tu é que se não mudas, nunca contribuirás com nada de bom .. nem para Portugal, tua Pátria que vilmente trais no discurso, nem para as tuas inexistentes e hilariantes Nações , nem para nada ! E é uma pena que assim seja ! Porque apesar de tudo até se vê que podias ser um bom Portugês ! Tu, o outro gajo maluco do Norte, e o Suevo ! Mas não .... andam carregadinhos de Raivas mal resolvidas a lutar contra os seus ! E já somos tão poucos dispostos a lutar !

17 de março de 2006 às 00:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois para mim esta questão é mais simples: Na Península Ibérica apenas devem (continuar a) existir duas Nações - Portugal e Espanha, Espanha e Portugal.
Mas lá que eu gostava que a Galiza e Olivença ficassem integradas em Portugal, ai isso gostava! Desde que sucedesse de forma pacífica...
Viva Portugal, Viva Espanha, Vivam todas as Nações da Europa!

17 de março de 2006 às 03:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

hahahaha e eu k pensava k ja tinha visto de tudo na vida hahahahahaha voces sao demais

17 de março de 2006 às 03:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pseudo 88

"Tu é que és um pseudo 88,um pseudo Celta,pseudo nacionalista e um pseudo defensor da raça, tu e o Caturo e Companhia."

Quando dizes que sou um pseudo 88, o que eu não sou é parvo.
Sabes é que já passei essa fase da adolegência à muito tempo.
Porque se quiseres ser um 88 como tu pensas, tu não fazes parte desses 88.
Porque, que eu saiba os galaicos não são nórdicos.
Percebeste miudo?
Quando dizes que sou um pseudo Celta enganas-te pois como descendente de irlandeses, um dos verdadeiros povos Celtas.
Conheces Povo mais Celta que eles?

"Se fosses um verdadeiro Celta 88 para já respeitavas as nações Celtas, Galécia incluida".

Mais um engano teu pois respeito as nações Celtas(Irlanda, Escócia,Pais de Gales)e também as regiões Celtas Cornoária a Bretanha).
Respeito a Galécia sim, só não respeito é anormais como tu.
Pois é que sempre admirei os irmãos Galegos,que nada tem haver com gajos pseudo Galaicos como alguns do porto.
Por vezes sou um bocado injusto com os Galegos mas isso graças a vocês pseudo-galaicos.
Já agora deixo-te aqui uma pergunta:que língua é que tu falas? Porque os galegos(ou Galáicos se preferires)não falam nenhuma língua gaélica.
Se não gostas do blog do camarada Caturo porque é que o lês?
É que ninguém te obriga.
Não faças confusão entre ser Ariano e ser Nórdico.

Celta 88

17 de março de 2006 às 10:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Suevo :

Percebi o que defendes ! Desvalorizas as Soberanias Nacionais ... !

Saudações

17 de março de 2006 às 16:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

E não foi escurraçado do blog, simplesmente não paro lá, não gosto de perder o meu tempo com pseudo nazis, pseudo nacionalistas, pseudo defensores da raça como os da JNSN e vocês.

Faz lembrar aquela história da mãe babosa que, assistindo à parada militar na qual marchava o seu filho, exclamou, ao vê-lo: «Sempre foi muito inteligente! Em tantos rapazes, é o único que vai no passo certo!»

;)

17 de março de 2006 às 16:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora deixo-te aqui uma pergunta:que língua é que tu falas? Porque os galegos(ou Galáicos se preferires)não falam nenhuma língua gaélica.

Isso será eventualmente um problema para enquadrar a Galiza num determinado contexto étnico europeu. De facto, a Galiza não tem qualquer idioma de raiz céltica, por conseguinte duvido que os Bretões por exemplo aceitem os Galaicos na comunidade das nações célticas, porque se a língua não for barreira então também a França poderá ingressar no grupo dos Celtas.

E porquê?

Como se sabe, o Francês é uma língua latina, mas o Bretão, falado por escassos milhares de pessoas que vivem na Bretanha (extremo noroeste do Estado Francês), é celta.
Ora os Franceses submeteram e continuam a submeter os Bretões. No passado, a língua bretã foi até censurada pelas autoridades francesas.
Por conseguinte, a afirmação da identidade e da possível independência dos Bretões, passa obrigatoriamente pela salvaguarda e promoção da língua bretã (tal como os Catalães precisam da língua catalã, os Bascos precisam do idioma basco e os Galegos precisam da língua galega, os três contra o domínio imperial da língua castelhana).

Entretanto, os Franceses gostam de dizer que são descendentes dos Gauleses, que eram celtas. Mas a língua francesa não descende directamente do Gaulês e sim do Latim.

O caso dos Portugueses-Galegos é similar – pode dizer-se que descendem dos Lusitanos e dos Galaicos, mas a verdade é que as línguas desses povos pré-romanos desapareceram da História, sendo substituídas por falas de raiz latina.

Talvez o folclore galaico seja mais celta do que o francês, mas aí está-se no campo da relatividade, do critério meramente quantitativo – quantos elementos celtas tem uma cultura de possuir para se poder considerar uma cultura céltica? E quem define esse número?

Com o idioma, não há evidentemente esse problema, porque, na actualidade, uma língua ou é celta ou não é, não há meio-termo. E nem o Francês nem o Galaico-português se confundem com qualquer idioma céltico; tanto um como outro, apresentam um claro parentesco com as outras línguas latinas, nomeadamente o Romeno e o Italiano.

Quando muito, podia-se criar uma comunidade das nações latinas com fortes raízes célticas, para lá meter a Portugaliza, as Astúrias, a França, a Suíça, a parte francesa da Bélgica… e, claro, Castela, dado que, se os da Cantábria (zona entre Astúrias e País Basco) podem dizer que são Cântabros, se os Asturianos podem dizer que são Ástures e Vaqueus, se os Galegos podem dizer que são Galaicos e se os Portugueses podem dizer que são Lusitanos e Celtici, também os Castelhanos podem dizer que são Vetões e Celtiberos.

17 de março de 2006 às 16:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

As Nações Celtas, ou seja, os países com idioma nacional céltico, são:
- Escócia ou Alba (Goidélica);
- Irlanda ou Eire (Goidélica);
- Ilha de Man ou Ellen Vannin (ou Mannin) (Goidélica);
- Gales ou Cymru (Britónica);
- Cornualha ou Kernow (Britónica);
- Bretanha ou Breizh (Britónica).

* Goidélico ou Gaélico é a mesma coisa.
«Gaélico» é o termo mais conhecido, mas o mais puramente céltico é «Goidélico» («Gael» é anglicização de «Goidel», que vem da palavra galesa «Gwydeliod», que era o termo que os missionários galeses aplicavam aos Irlandeses).
O Goidélico é também conhecido como «Céltico Q».

O outro grupo de línguas célticas é o Britónico, também chamado «Céltico P», porque o que em Goidélico é «q», em Britónico é «p».

Por exemplo, «Filho» diz-se «Mac» em Irlandês (Goidélico) e «Map» em Galês (Britónico); «Cabeça», é «Cenn» em Irlandês e «Pen» em Galês e em Bretão.


Site com as bandeiras de todos os países célticos:

http://www.manxman.co.im/cleague/

17 de março de 2006 às 17:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Execelente resposta Camarada Caturo.
Porque a Galiza não é uma verdadeira nação Celta.
Falta-lhes a língua celtica (gaélica).
Que não tem nada haver com o Galaico-Português.

Celta 88

17 de março de 2006 às 17:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado, camarada (verdadeiramente;)) Celta.

E aqui um curto mas rigoroso artigo sobre a problemática da Celticidade:

http://en.wikipedia.org/wiki/Celtic_nations

17 de março de 2006 às 17:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quando muito, podia-se criar uma comunidade das nações latinas com fortes raízes célticas, para lá meter a Portugaliza,"
lolol ganda lol

17 de março de 2006 às 17:42:00 WET  
Blogger Suevo said...

Celta 88 tu no outro tópico disseste cada atrocidade que nem devia responder-te, mas cá vai.

“Já agora gostava de perguntar ao suevo quanto é que ele tem de genes negros ou mouros?”

Nunca fiz um exame genético.

“mas se calhar até és tão mouro como aqueles que tu tanto criticas.”
Eu não critico os mouros

Passando agora ao Caturo
“Volto a perguntar, porque não me responderam antes: quem é que disse que todo o nortenho tem 10% de sangue norte-africano?”

Eu não sou especialista em genética, tal como tu não és (apesar de negares de forma fanática e obcecada aquilo que a genética demonstra) , ninguém diz que TODO o nortenho tem 10% de sangue norte-africano, poderão até existir nortenhos com 0% de sangue norte africano, não sei, sei que António Amorim ,especialista em genética e responsavel pelo IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) diz o seguinte sobre este haplogrupo H21 :

“há um gradiente claro sul-norte da frequência do grupo de linhagens a que
atribuímos aquela origem (24% no sul de Portugal, 16% no centro,
11% no norte e 9% na Galiza). Este gradiente está, pois, de
acordo com os registos históricos sobre a importância da presença
Islâmica (maior e mais duradoura a Sul que a Norte).”

Podes tentar entrar em contacto com este professor universitário, eu não tenho conhecimentos de genética para contestar o trabalho dele. Podes também procurar informação sobre o haplogrupo 21, o tal que constitui 24% das linhagens masculinas no sul de Portugal.

“Já agora, uma pergunta à laia de curiosidade: se o Suevo se considera galaico, porque é que usa um nick de um povo invasor de outra etnia (os Suevos eram germânicos, os Galaicos eram célticos)?”
Essa pergunta é mais à laia da provocação. Deves saber que os suevos criaram no noroeste peninsular o primeiro reino medieval da Europa, esse povo germânico veio dos territórios da actual Alemanha para a Gallaecia, o primeiro rei suevo, Hermenerico fundou um castelo no morro da Pena Ventosa (onde actualmente se ergue a Sé), edificando à sua volta casas para as tropas. A este burgo foi dado o nome de Cale Castrum Novum (castelo novo de Cale) adquirindo a denominação de civitas. Ao fundo desse morro existia o Portus Cale (porto de Cale, actual Ribeira), que deu origem ao nome Portucale, nome esse dado ao castelo novo, e que ficaria a designar a cidade a partir dos finais do Séc. IV., da destruição desse castelo falarei mais adiante.
Da muralha sueva também já pouco restará, mas ao contrario doutros povos germânicos que foram para o norte de Africa depois de terem estado na Península Ibéria, o próprio Hermerico fez a paz com os povos Galaicos, e os Suevos ficaram no sul da Gallaecia de forma definitiva, os seus governantes ficavam em Braga e no Porto e daí saqueavam frequentemente o resto da península (principalmente a Lusitânia incluindo a sua capital Merida), é importante referir que os galaicos participavam nas invasões ao lado dos suevos. Obviamente os galaicos eram em muito maior numero que os suevos, pelo que em termos étnicos os teutónicos é que foram assimilados pelos galaicos, e não o contrario. Podes encontrar uma grande incidência de nomes germânicos na toponímia do norte de Portugal e da Galiza. Em 456 Requiario prossegue com as invasões chegando a invadir a Tarraconense, mas é perseguido pelos Visigodos que o assassinam no Porto, o seu substituto foi escolhido pelos visigodos, logo não foi aceite e foi também ele assassinado aqui no Porto, passando o rei Suevo a ser Frantão, mas aqui o reino Suevo estava reduzido aos territórios da Gallaecia Bracarense apenas, o mesmo acontecendo no reinado de Frumario, a ele segui-se Remismundo, que reunificou os territórios da Gallaecia e que nomeou Ajax para bispo de Braga, convertendo novamente a Gallaecia ao arianismo, isto apesar de grande parte da população galaica continuar a ser priscilianista, alias ainda hoje muitos galaicos acreditam que é Prisciliano que está enterrado em Compostela e não Santiago.
O castelo suevo do Porto foi completamente arrasado mais tarde pelo mouro Almançor (talvez em 997?) como vingança da humilhante derrota que sofrera Abderraman, quando um grande exército atravessou o Rio Douro em Campanha e foi confrontado com uma heróica resistência que venceu os mouros e onde o próprio líder árabe foi morto.




Caturo tu insistes nestes assuntos, nas perguntas e isso, e eu como já te disse acho que é melhor não discutir estes assuntos contigo aqui , porque tenho uma opinião muito diferente da tua, e muito diferente da opinião pró-Palop do Caçorino. Ficas com a tua opinião eu fico com a minha, se queres defender Portugalizas defende, a mim tanto me faz, se queres entrar em picardias com comentadores anónimos é contigo, eu não tenho nada a ver com isso, nem alinho nisso. Para alem da historia podia falar-te em fados,touradas e afins, mas que ganho eu com isso? Nada!

Depois Pedro Caçorino, tu és africanista (por muito que tentes disfarçar), eu sou europeísta, essa será a diferença principal, depois tu defendes um modelo centralista, eu não, e para alem de mim existem milhares de Nortenhos, algarvios e de Alentejanos que defendem uma regionalização, não são dois ou três malucos como tu referes, mas já estamos mais que conversados sobre esse assunto. Eu não tenho raiva contra qualquer região europeia, bem pelo contrário.

Por ultimo quero chamar à atenção do Celta88, que insiste em dizer barbaridades sempre que fala de raça e principalmente de celtas.
Celta 88, sem ofensa, tu insistes baseado não se sabe muito bem em que (talvez num dos famosos artigos wikipedia sem sentido, quem sabe), que os celtas são nórdicos, isso é uma asneira de todo o tamanho, talvez seja o teu desejo, mas a realidade não é essa. Talvez o vosso problema seja a fonte, ou então é a tua imaginação a funcionar, porque ao que parece até na wikipedia não ligam a cultura céltica atlântica à “Portugaliza” mas sim apenas ao Norte de Portugal, à Galiza e às Astúrias, todos os investigadores sabem que a faixa atlântica a sul do Douro era dos Turdulos como já tentei em vão explicar, e nunca ouvi ninguém dizer que os Turdulos eram Celtas.
Por qualquer razão obscura incomoda-te que o noroeste peninsular esteja ligado às nações celtas geneticamente, mas tens primeiro que entender o seguinte:

A propria mitologia irlandesa fala dos mitos do milesian, que partiu da gallaecia e terá sido segundo essa mitologia irlandesa o povoador celta da Irlanda, do qual todos os celtas irlandeses descendem. Eu não digo que o mito é verdade, não me oriento por mitos. Mesmo esquecendo os mitos é aceite internacionalmente que a área que fazia parte da cultura céltica atlântica era a Galiza, as Astúrias e o norte de Portugal. Este mito está ligado ao de Breogan ,que os irlandeses e escoceses associam à Gallaecia, e não são os minhotos que lhes andam a pedir para espalharem estes ancestrais mitos da tradição oral gaélica. Milesian é o filho de Breogan, mítico líder celta do noroeste peninsular, e é mítico porque estes mitos datam de muito antes da escrita, foram transmitidos oralmente, por isso podem de facto ser “demagogia” irlandesa, não existem provas históricas, nem poderiam existir. Agora para tua infelicidade, as analises genéticas apontam precisamente para a confirmação do mito, vou-te fazer um “copy paste” sobre a Bretanha, como sabes é uma das nações celtas, actualmente oprimida pelo estado francês, sobre os bretões tens isto (fonte: racial reality) se desejares meto quais foram os especialistas em concreto:

“Considered ideals of Northern European, or "Nordish," racial types, the populations of Britain, especially in the Celtic fringes, in fact have racial elements that distinguish them from their more Nordic Scandinavian neighbors, and link them to Southern Europe and the Mediterranean Basin.”

A região onde a população é mais “escura” ou seja mais morena de toda a Inglaterra é a… Cornualha, ora a Cornualha é um local onde ainda hoje existem línguas célticas. Isto pode desagradar muito aos nordicistas, mas as provas genéticas ligam as nações célticas atlânticas aos territórios do norte da Ibéria, derivadas de invasões muito antigas da idade do bronze, como as pedras dos nossos castros galaicos não falam as únicas ligações que tens são as genéticas.

Depois também não entendes que a região a norte do Douro fazia parte da “Gallaecia antiga” sendo até a “Bracarense” a parte mais povoada e importante de toda a Gallaecia muito antes dos romanos chegarem à península. A região do Porto, desde a Foz do Douro até à citania de Sanfins era habitada pela tribo dos Callaeci propriamente ditos. Quanto à língua obviamente o romance galego surgiu do latim, o que tu deverias saber é que só se falou latim depois da chegada dos romanos, ou seja não digo que a língua da Bretanha fosse igual à dos galaicos, digo é que na Bretanha preservaram a língua e aqui adoptaram o latim.

A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima, eu não estou nada preocupado com a inclusão da Gallaecia nos países celtas, se o critério é a língua boa sorte para eles.

Não tarda aparece por aí alguem a defender a adesão dos paises da CPLP às nações celtas também, a mim isso nem me espantava muito diga-se.

Eu é que não tenho paciencia para estar sempre a dizer a mesma coisa, defendam lá aquilo que vos apetecer.

17 de março de 2006 às 20:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

hehe Suevo em grande como habitual
faz falta mais nortenhos destes para desmascararem a falsidade dos portuguesistas não respeitadores de povos.
O Celta88 diz que respeita todas as nações celtas menos a Galécia, esta tem de continuar a ser ocupada por Portugal.
Até a Bretanha ele respeita, mas claro é facil de imaginar que se ele fosse francês não respeitaria nem apoiaria a sua independência mas quanto à Galécia se fosse francês já apoiaria.

como diz o ditado ou talvez não "Não toquem nas minhas terras mas toquem na dos outros.."

18 de março de 2006 às 00:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Suevo
Mas onde é que eu disse que os Celtas eram Nórdicos?
Confundes tudo o que eu digo.
O que eu quis dizer ao 88 é que ele como "Nacional-Socialista" confunde a idologia actual com a antiga.
Pois antigamente(na Alemanha) defendia-se que o povo Ariano era exclussivamente os Nórdicos.
Foi só isso que eu quis lhe fazer ver, percebes-te ou queres que te faça um desenho?
Os Celtas foram um povo originário do sudoeste da Alemanha.
E não da Galaecia como queres fazer crer.
Agora não inventes que eu disse que os Celtas eram nórdicos.
Eu nunca disse que galiza não fazia parte dos povos Celtas.
Que eu saiba a Galiza não é nenhum pais!
Quanto ao mito dos celtas Irlandeses virem da galiza isso é pura demagogia.
Já confrontei várias pessoas na Irlanda, e toda gente se riu disso.
Acho que a história que tu contas não é bem asssim.
Sabes o que é que tu me fazes lembrar.
O Dom Quixote a lutar contra os moinhos de vento pensando que eram gigantes.
Quanto aos anónimos somos todos ou tu por acaso chamas-te suevo?
Aprende a respeitar os outros se queres ser respeitado.


Celta 88

18 de março de 2006 às 11:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Suevo :

" Depois Pedro Caçorino, tu és africanista (por muito que tentes disfarçar), eu sou europeísta, essa será a diferença principal, "

Eu sou é Fanáticamente Portuguesista Caturo ! Nem Africanista, nem Europeísta ! Sou Nacionalista e Portugues! E depois ser-se Europeísta tem duas dimensões :
1 - Uma dimensão óbvia, que é o reconhecimento de que a Europa é a nossa matriz civilizacional e o continente em que vivemos . Essa Europa, à qual pertenço sofre ameças, e por isso defendo que as Nações Europeias devem ser profundamente aliadas contra essas mesmas ameaças, mas no respeito absoluto das soberanias e da INDIVIDUALIDADE de cada uma . E sublinho bem o termo INDIVIDUALIDADE, porque sendo eu IDENTITÁRIO, entendo que a Identidade não sobrevive sem o Respeito e a defesa anterior da Individualidade.


2 - Uma dimensão Política : Essa dimensão da Europa Política, que visa criar uns Estados Unidos da Europa, à semalhança dos Estados Unidos da América, se se implementar, será o desaparecimento ou no minimo o enfraquecimento do Estado Portugues soberano. E isso é uma fortíssima ameaças à Individualidade Portuguesa, e não sejamos ingénuos, uma ameaça à individualidade é a prazo uma ameaça à Identidade Portuguesa. Não sejamos ingénuos, não existe Indentidade sem existir primeiro o Indivíduo. Claro que há mais razões para eu ser antifederalita, mas isso dava pano para mangas e o que nos trás a esta discussão é a defesa identitária .


Também percebo muito bem que aqueles para quem a única componente de afirmação identitária é simplesmente a defesa da individualidade da Raça e pouco mais, se embrenhem tanto na defesa do projecto Europeu .

Mas aquilo que a minha postura Nacionalista pretende ver afirmada no mundo é a Individualidade Portuguesa. E isso para além da afirmação da Individualidade da Raça, é também a afirmação do Folclore , e da Língua . Só um Estado verdadeiramente Portugues pode afirmar a Identidade e Individualidade Portuguesas .

Assim em jeito de conclusão : Europa unida enquanto civilização sim, União Política centralizadora Não !


" depois tu defendes um modelo centralista, eu não, e para alem de mim existem milhares de Nortenhos, algarvios e de Alentejanos que defendem uma regionalização, não são dois ou três malucos como tu referes, mas já estamos mais que conversados sobre esse assunto. Eu não tenho raiva contra qualquer região europeia, bem pelo contrário."


Aqui é que eu fico ainda mais preplexo Caro Suevo . é que tu por um lado queres descentralizar o Estado Portugues passando poderes para Governos Regionais, e por outro defendes uma Europa comprovadamente Centralizadora de políticas, como é o caso da PAC. Porque não defendes no caso da União Europeia a restituição aos estados soberanos dos poderes que centralizou em bruxelas ? Axas que faz sentido por exemplo ser decidido em Bruxelas o que se cultiva no Alentejo e o que se pesca em Portugal ? Só se for para defender os interesses dos agricultores Franceses e dos pescadores espanhois .

Sem querer parecer teórico da conspiração Suevo, parece mesmo que isto é obra dos defensores de um Governo Mundial. E parece mesmo que têm um projecto cada vez mais claro e uma tática cada vez mais concreta :

1- Criar grandes espaços continentais unidos políticamente ( USA, ASEAN, UE, MERCOSUL, OUA )
2- Sendo as Soberanias Nacionais de cada um desses espaços, grandes inimigos desse projecto atacam-se os estados nacionais, eliminando-se fronteiras e desfazendo-se os exercitos Nacionais.
3- Esvaziam-se os estados de poderes políticos, transferindo alguns poderes para Bruxelas, e outros para Regiões administrativas.
4- Diabolizam-se Ideologias perigosas como o Nacionalismo. Promovem-se Regionalismos exacerbados para enfraquecer as unidades Nacionais. Regionalismo é bom, Nacionalismo é mau .
5- Eliminam-se todas as especificidades características das Nacionalidades, promovendo-se o multiculturalismo e a miscenização racial.


A níveis mais globais criam-se Tribunais Internacionais ( TPI ) , Parlamentos Internacionai ( ONU ), Exercitos Internacionais ( Capacetes Azuis ) .

E tudo isto sob a insuportavel capa de um moralismo superior, que considero deplorável.

A isto tudo um Nacionalista diz não !

E por tudo isto também um Nacionalista diz não a divisionismos Regionais .

Minho é Portugal !
Algarve é Portugal !

18 de março de 2006 às 12:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Eu sou é Fanáticamente Portuguesista Caturo ! "

Queria dizer SUEVO

humildes desculpas aos dois

BRAÇO AO ALTO

18 de março de 2006 às 12:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Celta 88 andas ai armado que o outro nao devia usar o 88 mas então e tu porque usas? és 100% nordico? entao so defendes os nordicos? que estas a fazer entao aqui nesta pagina? e no PNR se é que estas? que fazes no nacionalismo portugues e nesta terra?
criticas o outro mas tu tambem usas o 88 ora que esta.. lol é com cada um
E que eu saiba tu nao és 100% irlandes, um dos teus pais é portugues da zona centro ne? Portanto nem tu podes usar o 88 pois não és totalmente nordico.

se calhar o rapaz até tem mais razoes pa usar o 88 que tu. A ti fica-te um bocado mal, principalmente depois de criticar o rapaz.

18 de março de 2006 às 13:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

Passando agora ao Caturo
“Volto a perguntar, porque não me responderam antes: quem é que disse que todo o nortenho tem 10% de sangue norte-africano?”

Eu não sou especialista em genética, tal como tu não és (apesar de negares de forma fanática e obcecada aquilo que a genética demonstra)

Isso é mentira. Não nego coisa alguma que a genética demonstra - pelo contrário. Até cheguei ao ponto de usar os mapas genéticos do teu blogue para demonstrar que as diferenças entre o norte e o resto do País não são tão grandes como tu e outros querem fazer crer. De facto, vocês até pretendiam uma separação a partir do rio Douro, e os mapas que tu apresentaste mostram claramente que a diferença genética entre o centro e o norte de Portugal, são mínimas.


ninguém diz que TODO o nortenho tem 10% de sangue norte-africano, poderão até existir nortenhos com 0% de sangue norte africano,

Pronto, foi isso que eu disse e que o teu colega do norte negava.



“Já agora, uma pergunta à laia de curiosidade: se o Suevo se considera galaico, porque é que usa um nick de um povo invasor de outra etnia (os Suevos eram germânicos, os Galaicos eram célticos)?”

Essa pergunta é mais à laia da provocação.

Não. É curiosidade. E talvez um pouco de provocação sim, mas só na medida em que dás a impressão de valorizar tudo o que é nórdico em detrimento do que é meridional.



Obviamente os galaicos eram em muito maior numero que os suevos, pelo que em termos étnicos os teutónicos é que foram assimilados pelos galaicos, e não o contrario.

Por isso mesmo é que continuo a achar estranha a tua escolha.



até na wikipedia não ligam a cultura céltica atlântica à “Portugaliza” mas sim apenas ao Norte de Portugal,

Mas em lado nenhum se nega que houve cultura céltica a sul do Tejo, na área dos Celtici (norte do Alentejo e não só). Aliás, tem havido alguma contestação quanto ao carácter céltico da Gallaecia e até das Ilhas Britânicas. Mas ninguém pode negar que os Celtici do Alentejo eram realmente celtas. E estes não foram todos embora para o norte, como tu dizes, mas ainda lá estavam, no sul, quando os Romanos se impuseram e romanizaram toda a região. E, no que respeita à religião pré-romana, haverá poucos Deuses de carácter tão inequivocamente céltico como [b]Runesus Cesius[/b], adorado no Alentejo.



A propria mitologia irlandesa fala dos mitos do milesian, que partiu da gallaecia

Alto e pára o baile... O que a mitologia céltica diz é que os Milésios partiram da Hispânia, motivo pelo qual também se lhes chama Miles Easpáin (literalmente «Os Guerreiros da Hispânia»).

A mitologia irlandesa não garante que todos os Miles Easpáin partiram da região a norte do Douro... Podiam ser da Gallaecia sim, mas, além da Gallaecia, também podiam abranger a Lusitânia, a Celtibéria, as Astúrias, a Cantábria, etc..



“Considered ideals of Northern European, or "Nordish," racial types, the populations of Britain, especially in the Celtic fringes, in fact have racial elements that distinguish them from their more Nordic Scandinavian neighbors, and link them to Southern Europe and the Mediterranean Basin.”

Em assim sendo, porque será que o teu colega que assina «nortenho» é tão hostil ao mundo mediterrânico?

19 de março de 2006 às 19:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

“Considered ideals of Northern European, or "Nordish," racial types, the populations of Britain, especially in the Celtic fringes, in fact have racial elements that distinguish them from their more Nordic Scandinavian neighbors, and link them to Southern Europe and the Mediterranean Basin.”

"Em assim sendo, porque será que o teu colega que assina «nortenho» é tão hostil ao mundo mediterrânico?"

Tens uma impressão errada de mim, eu não sou hostil ao mundo mediterrânico afinal de contas somos mediterrânicos.
Agora sou hostil isso sim a pessoas que não respeitam povos e querem que um povo que tem pouca mistura receba outros povos com imensa mistura so porque alguem se lembrou de fazer um territorio/ país com varios povos.
Sou hostil a quem não respeite o meu povo e queira obrigar-nos a estar ligados a Portugal. Nos se temos cerca de 11% de sangue mouro porque é que havemos de levar com gajos que têm cerca de 25% de sangue mouro k é mais de metade de 11%.
Se fosses Algarvio também aceitavas levar com gajos que tivessem o dobro que tu? Imagina que em vez de 25% tinham 50%. Acho que não ias gostar la muito de levar com esse povo. Ao aceitar esse povo era como aceitar alguem que tivesse um dos pais mouros, 50%.
Se queres aceitar gajos com 1/4 de sangue mouro, ou seja equivalente a um dos avos ser mouro e mistura-los no teu povo ao longo dos tempos é contigo, mas eu não quero isso para o norte.

E tanto respeito os povos a Sul do Mondego, que não ando a defender como alguns nortenhos a expulsão dos Algarvios e do pessoal do centro. Acho que não devemos expulsar ninguem ao fim de imensos anos, mas não nos obriguem a ficarmos todos juntos e a levarmos com mais mistura. Cada um po seu canto e independentes.
Galécia independente \o

20 de março de 2006 às 00:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 1:37pm

Aprende a ler pois eu nunca disse que era nórdico e que nem os Irlandeses são nórdicos.
Vê-se logo que não és do meio, para dizeres tamanhos disparates sobre o Nacional Socialismo actual.
Informa-te com alguém antes de mandares bocas daquilo que não sabes.
Depois sou nacionalista e defendo a raça branca, defendo os povos brancos Arianos e não ando a por irmãos contra irmãos pois essa é táctica dos esquerdistas.
Vens para aqui lançar a confusão.
Já percebi a tua táctica(estilo se és do PNR...)
Querias era saber, mas essas caem os putos.
Eu uso o 88 e não é um palhaço que nem percebe nada de nada, que me vai dizer isso.

Celta 88

20 de março de 2006 às 10:07:00 WET  
Blogger Suevo said...

Caçorino

“Porque não defendes no caso da União Europeia a restituição aos estados soberanos dos poderes que centralizou em Bruxelas ?”

Sem ser defensor desta União Europeia que temos actualmente, eu defendo por exemplo um exército único europeu, prefiro mil vezes esse exército europeu à NATO por exemplo.

“Axas que faz sentido por exemplo ser decidido em Bruxelas o que se cultiva no Alentejo e o que se pesca em Portugal ?”

Acho que o que se cultiva no Alentejo deve ser decidido no Alentejo. Em relação às pescas penso que devem existir regras europeias que regulem até as águas internacionais, porque senão correríamos sérios riscos que os recursos se esgotassem.

“5- Eliminam-se todas as especificidades características das Nacionalidades, promovendo-se o multiculturalismo e a miscenização racial.”

Obviamente a Europa que eu defendo não promoveria o multiculturalismo , muito menos a miscegenação racial, no entanto bastaria relembrar que a “capital do império” chegou a ser o já na altura multirracial Rio de Janeiro para preferir a Europa à vocação atlântica dos CPLPs. Este argumento deixa-me perplexo, até porque o Caçorino já assumiu que via com bons olhos uma nova colonização de Africa. Quer o Caçorino queira, quer não queira, o colonialismo implicaria sempre mistura racial, já que independentemente das muitas leis que se possam fazer haverá sempre uns adoradores de mulatinhas, pelo que a solução ideal é Africanos na Africa e Europeus na Europa, o que não nos impedirá como é óbvio de ter boas relações económicas com povos de outros continentes.

“Minho é Portugal !
Algarve é Portugal !”

Não resisto a imitar um pano que por vezes era exibido em Guimarães, adaptando-o a este caso.

Entre Douro e Minho é Portugal
O resto são conquistas!



Agora passando ao Caturo, e relembrando que estamos a falar de etnias e não de politica.

Também não vou falar nos povos que habitavam a península há 2000 anos, apesar disso ser mais importante do que muitos pensam, no entanto vou-te explicar porque defendo as três etnias em Portugal.

Em termos raciais eu falei e coloquei um mapa das linhagens masculinas, e não coloquei das linhagens femininas, e sabes porque?
Porque nas linhagens femininas existe sangue negro, o que a meu ver é bastante pior.

Eu a nível de haplogrupos norte-africanos, sinceramente, e até porque falamos de haplogrupos caucasianos, não os equiparo aos da africa negra.
Falando então das linhagens femininas, as diferenças começam logo no já citado por mim U6, este U6 considerado norte africano SÒ existe na Galiza e no Norte de Portugal em percentagens que variam entre os 2% e os 7%, ou seja mesmo assim é inferior aos 10% de sangue norte-africano encontrados nas linhagens masculinas no norte Portugal/Galiza. Curioso que este U6, mais propriamente o U6b é encontrado no Norte de Portugal,na Galiza, e em… Gales nas ilhas Britânicas… mas não é encontrado nem no centro nem no sul de Portugal. Como iras ver em seguida o próprio Gonzalez considera que este U6 é resultado não da invasão moura nas sim de invasões pré-neoliticas.

Falemos então das linhagens sub-saharianos do lado feminino, vai em Inglês para não ocorrerem erros de tradução ou de interpretação:

“In a sample of 542 Portuguese people from all over the country, sub-Saharan mtDNA L sequences were detected at a frequency of ~5% (2.2 in the North, 4.3 in the Center, and 8.6 in the South). This gives the Portuguese an estimated total of 2.5% Negroid ancestry, which ranges from a comparatively large, but not racially significant, 4.3% in the South to a mere 1.1% in the North.
-González

Ou seja segundo dados deste estudo o mtDNA sub-sahariano no sul de Portugal é praticamente o quádruplo do encontrado no norte, ou se preferires é 391% superior.

“Specific sub-Saharan lineages appeared mainly restricted to southern Portugal, and could be attributed to historic Black slave trade in the area and to a probable Saharan Neolithic influence. In fact, U6 haplotypes of specific North African origin have only been detected in the Iberian peninsula northwards from central Portugal. Based on this peculiar distribution and the high diversity value (0.014 ± 0.001) in this area compared to North Africa (0.006 ± 0.001), we reject the proposal that only historic events such as the Moslem occupation are the main cause of this gene flow, and instead propose a pre-Neolithic origin for it.”

“'As expected, sub-Saharan African influence, represented by haplotypes classified in L and Ml clusters, is important in northwest Africa (26.1%) but negligible in Europe, with the exception of south Portugal (11.7%). ''

Fonte: Meca-Mayer

'' However, with respect to the sub-Saharan Africa lineages, the recent history of the Black slave trade carried out by the Portuguese (mainly in the 15th and 16th centuries), with a well-documented import in southern Portugal (Godinho, 1983), could also be a plausible alternative to explain the presence of these African haplotypes in this region ''

Claro que para alguns isto não importa, para alguns até somos parecidos com os ratos geneticamente.
Segundo o meu critério não existe uma única etnia “portugalega”, portanto discordo totalmente da tua opinião Caturo. Aqui não está em causa o individuo A ou o indivíduo B. , nem sequer estou a colocar em causa que são brancos, nem que são superiores ou inferiores, mas que não considero o povo do norte de Portugal pertencente à mesma etnia do sul de Portugal isso não considero, e nem é só por causa da genética. Mas já sei que tens uma opinião contrária.



Saudações a ambos

20 de março de 2006 às 20:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

“'As expected, sub-Saharan African influence, represented by haplotypes classified in L and Ml clusters, is important in northwest Africa (26.1%) but negligible in Europe, with the exception of south Portugal (11.7%). ''
wooow as coisas no Sul ainda estao pior do que eu pensava
hehe tamos fodidos

20 de março de 2006 às 20:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Celta
Aprende tu a ler, lê o que escreves-te antes, as razões que des-te para o 88 não usar o 88 também assentan-te como uma luva. Se ele não pode tu também não podes. Só te contradizes rapaz.

"Porque se quiseres ser um 88 como tu pensas, tu não fazes parte desses 88.
Porque, que eu saiba os galaicos não são nórdicos.
Percebeste miudo?"
"Aprende a ler pois eu nunca disse que era nórdico e que nem os Irlandeses são nórdicos."

Tudo dito por ti!! Então como é? Não és nordico e usas o 88? Como é? Com que moral vens tu dizer ao outro rapazinho que não deve usar o 88 por não ser nordico? lol é so rir contigo

"Eu uso o 88 e não é um palhaço que nem percebe nada de nada, que me vai dizer isso."
Ya realmente podes usar, mas fica-te mal agora, depois de criticares o outro, pois pelo que disses-te tu não estas de acordo para usar o 88. Pelo que disses-te so os nordicos podem usar o 88 e tu não o és. Não tens coerência nenhuma no que dizes, falas da boca pa fora.

E descansa, la por perguntar se és do PNR não quer dizer que va a tua casa prender-te, que mania da perseguição que vocês têm. Alias eu nem perguntei, eu disse algo tipo "caso sejas".

"Depois sou nacionalista e defendo a raça branca, defendo os povos brancos Arianos e não ando a por irmãos contra irmãos pois essa é táctica dos esquerdistas."
Será que és mesmo defensor da raça branca? Pelos comentarios que tenho lido do Suevo e do 88 e doutros tu não és defensor nenhum da raça branca. Tu aceitas os genes sub-sarianos e aceitas que a tua raça branca fique com ainda mais mistura moura!! É esse o teu conceito de defender a raça branca? olha que é muito diferente do dos outros rapazes.
Penso que se queremos defender algo não podemos aceitar perdas. Se queremos defender uma pureza de 80 ou 90% não podemos aceitar povos que no futuro façam com que fiquemos com apenas 60% de pureza, isto é um exemplo. Isto para mim não é defender coisa nenhuma. Talvez defender a nação, mas a tua raça não.

Eu não ligo muito à preservação da raça branca (já considero uma batalha perdida e impossivel), mas olhando pas 2 facções, penso que os unicos defensores da raça branca aqui são o Suevo, o 88 e mais alguns anonimos que não querem levar com genes sub-sarianos e mais genes mouriscos.
Portanto pensa bem o que tu defendes. Talvez defendas o fim da imigração, mas o defender da raça branca pelo que analisei aqui.. tas longe disso. Penso que um defensor não pode aceitar mais misturas, não pode aceitar mais genes mouros e sub-sarianos, logo não pode aceitar o Algarve. Isto é logico, até uma criança vê isso.

21 de março de 2006 às 00:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Como disse o que tu defendes é a nação, não a raça branca.
Vá pensa no assunto e não faças confusão. Vejo ai uma cabeça muito confusa. Tens de dedicar mais tempo ao pensamento

21 de março de 2006 às 00:48:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home