sexta-feira, março 03, 2006

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE SOLIDARIEDADE COM A GALIZA

PGL.- Por iniciativa de vários galegos residentes na capital lusa (entre eles vários sócios da AGAL) e algumas pessoas da região de Lisboa, ficou constituída a Associação de Solidariedade com a Galiza GZ.pt. Esta associação pretende dar a conhecer no país irmão «a realidade cultural, social e política da Galiza, despertar o interesse pela Galiza como nação lusófona e a solidariedade com a luta do povo galego pela sua autodeterminação».
[+...]

Com o nascimento da «GZ.pt» já são duas as iniciativas do género nascidas nos últimos meses em Portugal, a anterior foi a Assembleia Galego-Portuguesa do Porto, que tencionam fortalecer as uniões entre os dois lados da raia e criar consciência sobre tudo o que se passa Além-Minho. Em definitivo, «aproximar uma realidade muito próxima mas infelizmente muito desconhecida».

Conforme informam da GZ.pt, entre as actividades agendadas proximamente encontram-se uns «debates sobre diferentes aspectos da situação da Galiza, projecções de material audiovisual, um jantar galego e uma festa».

Esperaremos as próximas notícias chegadas da GZ.pt e aqui no PGL informaremos acerca de todas as suas actividades, bem como convidamos todas as pessoas interessadas em participar a contactarem com esta «Associação de Solidariedade com a Galiza» escrevendo para o co-e gz.pt[arroba]sapo.pt
.