sexta-feira, março 31, 2006

ABATE DE CÃES NAS RUAS... PELA POLÍCIA?...

A Câmara Municipal de Santa Cruz solicitou à PSP o abate a tiro de cães vadios, que atacam explorações pecuárias locais, alegando que a autarquia da ilha Graciosa tem falta de meios para resolver o problema.
José Ramos Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, confirmou à agência Lusa que "pediu a intervenção da polícia" por não ter alternativas, já que o "canil municipal se encontra encerrado por falta de pessoal".
"No início do ano, pretendemos contratar, a tempo parcial, um médico veterinário, mas a Lei do Orçamento de Estado inviabiliza novos contratos de trabalho", adiantou o autarca.
Recentemente, cerca de duas dezenas de criadores de cabras e bezerros queixaram-se ao Município dos elevados prejuízos com animais mortos por ataques dos cães vadios nas explorações.
De acordo com José Ramos Aguiar, "os cães vadios depois de capturados têm de permanecer no canil, segundo a legislação em vigor, por trinta dias", até que se encontre uma solução para cada animal que, no limite, será o seu abate, o que sem um veterinário não pode ser feito.
Contactado pela autarquia, Fernando Pratas, comandante da PSP de Angra do Heroísmo, que tem jurisdição na ilha Graciosa, assegurou que "as acções serão levadas a efeito por solicitação da autarquia, que não possui outros meios para abater os animais".
"A intervenção da polícia será, apenas, quando existir um delito flagrante e não indiscriminadamente e quando estejam em causa os bens e a integridade física dos cidadãos", adiantou o comandante da PSP. Fernando Prata disse ainda que o Ministério Público foi consultado sobre esta medida, tendo considerado correcta a interpretação que é feita da legislação para o abate a tiro de "animais errantes".
O chefe dos serviços de desenvolvimento agrário da ilha Graciosa, Hélder Bettencourt, disse que não foi contactado com qualquer pedido de colaboração dos dois veterinários que ali trabalham. "Se foram contactados particularmente não tenho qualquer conhecimento", acrescentou Hélder Bettencourt.

Agência LUSA
2006-03-29 18:52:48



Numa época em que o respeito pelos animais progride, há uns quantos filhosdaputa que resolvem implementar uma medida destas. Em vez de gastarem uns trocos a construir habitações para recolher os pobres bichos, e para os alimentar, resolvem abatê-los.