terça-feira, fevereiro 14, 2006

DIA DE JUNO FEBRURA, PADROEIRA DOS AMORES...



Dia 14 de Fevereiro é consagrado a JUNO FEBRURA, Deusa da Paixão Amorosa, e o facto de hoje ser dia dos namorados pode ser mais do que uma coincidência. De facto, parece bastante plausível partir do princípio que a Igreja, tentando abafar/usurpar os cultos pagãos antigos relacionados com o amor e a fertilidade, tenha decidido consagrar este dia a S. Valentim, dado como padroeiro dos namorados.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

....

... e tu a "dares-lhe" Caturo .

Até aceito que quando a Igreja afirme que não tencionou matar cultos antigos, mas sim dar-lhes ordem, tu reclames " Mas que raio trás a Igreja de Ordem superior aos cultos Pagãos ?!?! ". Mas isso será apenas a tua Liberdade de reclamar !

Sim é verdade adoptamos as muitas das mesmas datas ... porque muitas coisas no Paganismo faziam sentido ! No Solestício de Inverno inicia-se o princípio de um tempo em que os dias se tornam maiores vencendo a noite ! A Luz vence a escuridão ! Quando Deus se fez Homem em Cristo veio trazer Luz ao caminho meio cego que os Homens andavam a traçar ! A Luz veio vencer a escuridão também aí ! E por isso celebramos o nascimento de Jesus nesse dia ! Faz todo o sentido que o celebremos nesse dia ! Adoptamos essa data pela mesma razão que os Pagãos e bem ! Por mil e uma razões adoptamos para dias de Santos boas datas pelas boas e mesmas razões que os Pagãos as tinham antes adoptado ! Nessas escolhas de datas esteve presente o melhor do espírito Cristão !

A realidade é que por mais que investigue ( e olha que investigo muito ) eu não encontro melhores e mais lógicas respostas às interrogações típicas das Religiões por parte de nenhuma Religião Pagã ! Nem eu nem a esmagadora maioria dos pobrezinhos de espírito como eu ! Por isso é que apesar de terem existido actos violentos por parte dos homens Cristãos na sua luta pela implementação do Cristianismo, a realidade é que o tempo e a História não apagaram tais actos da memória, muitos como eu sabem isso, e mesmo assim, mesmo deplorando muitas vezes a forma como as vezes as coisas se passaram, no fim adoptamos o Cristianismo ! Optamos de uma forma Intelectual e consciente também ! Lê a "Suma Teológica" de São Tomás de Aquino, ou as "Confissões" de Santo Agostinho ... consegues encontrar melhor resposta para as ansiedades religiosas do Homem em pensamentos Pagãos ? Não recomendo tais Obras a nenhum Ateu ou Agnóstico porque esses têm a arrogancia intelctual de se acharem acima dos simples burros que acreditam em Deus ou Deuses ! Recomendo-tas a ti ... , principalmente a Suma Teológica, se bem que para ti tambem seja interessante conheceres Santo Agostinho dado ele ter andado tanto pelas sendas Pagãs e/ou Astrológicas !

Muitos e muitos de nós Cristãos Caturo optamos pelo Cristianismo pela incrivel perfeição da Doutrina e não por no-lo terem imposto .

O Cristianismo e as restantes religiões monoteístas que tanto detestas, propõe ao Homem algo extraordinário que é o percorrer um caminho estreito, difícil, árduo, muitas vezes na dureza caminhando lado a lado com sofrimentos brutais . O Cristianismo diz .. quem quiser salvar-se tem de optar pela porta estreita ! E doentio por isso ? Muitos me acham também doentio por afirmar que prefiro ver um filho meu morrer pela Pátria do que acobardar-se, meter o rabo entre as pernas e fugir como um rato cobarde . As grandes coisas parecem muitas vezes doentias aos "homens pequeninos" ( Salvo seja ) ! Podes não entender algum do significado de Jesus ter morrido na Cruz, e até por ainda não o teres entendido chamar-lhe um acto Chantagista, agora o que é inegável é que ali na Cruz está a Invencível Força do Cristianismo : "Quanto mais estiverdes dispostos a Sacrificar-vos mais fortes sereis individual e colectivamente" !
Encontro paralelismo entre a Cruz e o Lema das tropas especiais : " Instrução difícil ... Guerra facil"

Doentio ? Sem dúvida para alguns ! Mas origem de uma Força Invencível !

A Liberdade é bela ... mas a Cruz e a Capacidade de Sofrer mil vezes Mais !

Muito cuidainho com os muçulmanos porque às vezes vejo neles muito mais disponibilidade para o Sacrifício que nós !

Serão os Nacionalistas que os vão vencer um dia ? Talvez !

Eu cá acho que serão um dia os Nacionalistas Cristãos !


Saudações Nacionais

15 de fevereiro de 2006 às 12:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Até aceito que quando a Igreja afirme que não tencionou matar cultos antigos, mas sim dar-lhes ordem, tu reclames " Mas que raio trás a Igreja de Ordem superior aos cultos Pagãos ?!?! ". Mas isso será apenas a tua Liberdade de reclamar !

Evidentemente. Do mesmo modo que a Igreja tem a liberdade de dizer que a opressão e usurpação por si realizada «são rosas, senhor».



Sim é verdade adoptamos as muitas das mesmas datas ... porque muitas coisas no Paganismo faziam sentido !

Estranho - os cristãos sempre disseram que só por Jesus se chegava ao Pai e que tudo o resto era satanismo, inclusivamente as práticas populares.


A Luz veio vencer a escuridão também aí ! E por isso celebramos o nascimento de Jesus nesse dia !

Não podiam celebrar o nascimento de Jesus noutro dia qualquer? Ou temiam que tal celebração não tivesse força que chegasse?



Nessas escolhas de datas esteve presente o melhor do espírito Cristão !

E o pior também: usurpação e tentativa de destruição do Paganismo.



A realidade é que por mais que investigue ( e olha que investigo muito ) eu não encontro melhores e mais lógicas respostas às interrogações típicas das Religiões

Interrogações postas por quem?
Por mentes cristãs. Logo, para interrogações cristãs, é natural que se procurem respostas cristãs. É um círculo vicioso, uma argumentação em círculo.



no fim adoptamos o Cristianismo !

Porventura consideraram seriamente qualquer outra hipótese?


Lê a "Suma Teológica" de São Tomás de Aquino, ou as "Confissões" de Santo Agostinho ... consegues encontrar melhor resposta para as ansiedades religiosas do Homem em pensamentos Pagãos ?

Não li nenhuma dessas obras. Dá-me exemplos.

De qualquer modo, o que é certo é isto: aquilo que o próprio Jesus declara parece-me repulsivo em casos de relevância crucial para um nacionalista. Logo, não vejo que alguns cristãos com cultura intelectual neo-platónica (isto é, de origem pagã) possam mudar isso...


O Cristianismo e as restantes religiões monoteístas que tanto detestas, propõe ao Homem algo extraordinário que é o percorrer um caminho estreito, difícil, árduo,

E pautado pela submissão, pelo amor universal sem barreiras, pelo pacifismo, pela intolerância doutrinal...
Por ser difícil, não quer dizer que seja bom. É mais fácil e saudável beber água fria sentado numa varanda do que cortar os braços e as pernas...



muitas vezes na dureza caminhando lado a lado com sofrimentos brutais

Mas para quê tanto sofrimento?

Poderia um Deus bondoso criar um «filho» para «isto»?



O Cristianismo diz .. quem quiser salvar-se tem de optar pela porta estreita ! E doentio por isso ?

Não. É doentio por pregar o amor universal e o dar a outra face, e o desprezo para com os Deuses Nacionais.



Podes não entender algum do significado de Jesus ter morrido na Cruz, e até por ainda não o teres entendido chamar-lhe um acto Chantagista, agora o que é inegável é que ali na Cruz está a Invencível Força do Cristianismo : "Quanto mais estiverdes dispostos a Sacrificar-vos mais fortes sereis individual e colectivamente" !

Esse espírito de esforço não foi criado pelo Cristianismo. Não é isso que diferencia o Cristianismo do que já existia antes, mas sim o internacionalismo militante; em termos de estilo, por seu turno, enquadrava-se no âmbito das religiões tipicamente mediterrânicas dos «Deuses angustiados» (tais como Átis, Adónis), em contraste notório com o estilo sereno mais próprio dos Europeus, bem representado por exemplo em Sócrates, que não se queixou quando morria, ou em Juliano, que manteve a tranquilidade enquanto o seu corpo ia perdendo a centelha da vida, ou num certo escravo que, quando o seu amo lhe torcia um braço, furioso, o escravo, com uma calma superior, só dizia «Se continuardes, ides parti-lo...», e depois quando o braço se partiu, o escravo acrescentou «Bem vos tinha dito que o partirias...».

Que distância relativamente ao angustiado oriental que na cruz, disse «Eli, Eli, lama sabatani», isto é, «Pai, pai, porque me abandonaste?».


A Liberdade é bela ... mas a Cruz e a Capacidade de Sofrer mil vezes Mais !

De modo algum. Nunca o apego ao sofrimento pode vergar o amor à Liberdade.


Muito cuidainho com os muçulmanos porque às vezes vejo neles muito mais disponibilidade para o Sacrifício que nós !

Como dizia, cinicamente, o general Patton, o propósito da guerra não é dar a vida pela Pátria, mas sim fazer com o que o inimigo dê a vida pela Pátria dele...

A horda do crescente verde não é invencível. Foi batida, não apenas pelos cristãos, mas também pelos... hindus, que são pagãos arianos...

15 de fevereiro de 2006 às 14:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Estranho - os cristãos sempre disseram que só por Jesus se chegava ao Pai e que tudo o resto era satanismo, inclusivamente as práticas populares."


Sim só por Jesus se chega ao Pai ! Mas isso torna-se verdade após Jesus ! Isso não torna Satânico os Cultos antes de Jesus ... muito menos quando eles eram a mais genuina busca Religiosa de um sentido e entendimento da Vida . Nem torna Satânico os cultos Pagãos após Jesus ! Há muita gente que faz afirmações estúpidas em todas as boas ideias, e quem afirma que Paganismo = Satanismo é estúpido ! Tenho a maior simpatia pelo Deus Endovélico dos Lusitanos ... mas o Endovélico nunca nos disse o que pretende de nós ! Querer obter essa resposta é um objectivo Cristão ? Não creio ... é sim o Objectivo de todo o ser humano que quer dar um sentido à sua vida ! E melhor ter uma boa resposta a uma boa pergunta , do que não ter respostas nem sequer querer fazer perguntas !

" Não podiam celebrar o nascimento de Jesus noutro dia qualquer? Ou temiam que tal celebração não tivesse força que chegasse? "


Podiamos celebrar em qualquer dia ... mas como disse antes , os Pagãos até pensaram bem muita coisa ! Nem tudo estava mal , aliás até havia muita coisa bem pensada ! 25 de Dezembro é uma boa data sem dúvida ! Deus pode igualmente ter escolhido esse dia para se fazer homem, ao encontro das melhores buscas por parte de muitos Pagãos ! Porque não ? Não sei se foi .. não lhe perguntei, nem acho essencial ! Mas pode muito bem ter sido .

" Nessas escolhas de datas esteve presente o melhor do espírito Cristão !

E o pior também: usurpação e tentativa de destruição do Paganismo. "


Estiveram os dois mas venceu o bom espirito - Por isso o Cristianismo vingou e perdura !


" Interrogações postas por quem?
Por mentes cristãs. Logo, para interrogações cristãs, é natural que se procurem respostas cristãs. É um círculo vicioso, uma argumentação em círculo. "

As interrogações são estas, eu e muita gente precisa delas ! E tu certamente também ! :

1 - Fui Criado ou Evolui do Nada ?
2 - Se fui Criado ... quem me criou fe-lo com que objectivo ?
3 - Aceito esse Objectivo ?

Não sou capaz de viver sem posicionar a minha Vida perante estas interrogações ! Isso seria tornar a minha Vida Inútil!

" no fim adoptamos o Cristianismo !

Porventura consideraram seriamente qualquer outra hipótese? "

Por exemplo quando leio atentamente o que tu e outros escrevem considero seriamente todas as hipoteses ! Quanto mais considero e esbarro noutras hipoteses , mais o Cristianismo se torna a melhor de todas as respostas ! Aliás tem sido no desafiar seriamente o Cristianismo que eu o tenho tornado SOLIDO ! Procuro Cristo pela Fé e pela Inteligencia !

" De qualquer modo, o que é certo é isto: aquilo que o próprio Jesus declara parece-me repulsivo em casos de relevância crucial para um nacionalista. "

Compreendo que a existencia de um só Deus que é de todas as Nações te cause repulsa ! Foi a mesma repulsa que fez os Judeus entregarem Jesus aos Romanos para estes o Matarem !
" ... por o terem feito, o seu sangue cairá sobre eles e a sua descendencia ! "
Raramente se cumpriu tanto uma profecia !


" ... O Cristianismo e as restantes religiões monoteístas que tanto detestas, propõe ao Homem algo extraordinário que é o percorrer um caminho estreito, difícil, árduo,

E pautado pela submissão, pelo amor universal sem barreiras, pelo pacifismo, pela intolerância doutrinal... "


Amor Universal : SIM
Submissão : Só a Deus ! A nehum Homem
Pacifismo : Não
Desejar a Paz ?: Sim por isso sou Nacionalista !
Intolerancia doutrinal : Tal como os Pagãos ! Relê o que escreves e pensa se és doutrinalmente Tolerante . Se quando és Intolerante te arrependes a seguir, então dá a mesma hipótese aos Cristãos ! Se não te arrependes da tua às vezes Intolerância doutrinal, então não apresentes a Intolerancia como um defeito !


" Mas para quê tanto sofrimento? "


Diz-me uma só coisa de verdadeiramente grandioso que o Homem tenha feito na Vida, que não sido obtido com Sofrimento ! E aquilo a que a Igreja chama de " O Mistério do Sofrimento "
Até na Contabilidade a Lei do Sofrimento está presente : Para que haja um movimento de Sinal Positivo numa Conta, tem de se fazer antes um de sinal negativo noutra ! Quanto mais dinheiro se tira de uma conta mais se pode por noutra !
No Culturismo : " No Pain No Gain"

De facto quando morrer tenho de lhe ( Deus )perguntar isto ! Mas realmente se não houvesse Sofrimento que valor dariamos as coisas boas ?

O Cristianismo diz .. quem quiser salvar-se tem de optar pela porta estreita ! E doentio por isso ?

Não. É doentio por pregar o amor universal e o dar a outra face, e o desprezo para com os Deuses Nacionais. "

Um dia explicas-me qual é o mal do Amor Universal ? Já disse varias vezes que Amar o Inimigo não implica ser Amigo dele ! Significa Amá-lo ! Pode-se combater firmemente um Inimigo sem o Odiar ... aliás Amando-o !
O meu Inimigo Só será meu amigo se quiser deixar de ser meu Inimigo ! Essa é a tarefa de um Cristão , fazer com que o ónus da amizade esteja do lado daquele que quer ser meu Inimigo ! Se ele persistir em me Odiar, como fazem os Islamicos, combato-o com firmeza mas tambem com amor ! Nunca com Odio !

" Que distância relativamente ao angustiado oriental que na cruz, disse «Eli, Eli, lama sabatani», isto é, «Pai, pai, porque me abandonaste?». "

Sobre quem sofreu mais, se o escravo se Jesus só os próprios sabem ! A avaliar pelas descrições é impossível sofrer mais do que Jesus sofreu ! Sendo 100% Deus era tambem 100% Homem, e o Homem gritou isso ! O Deus que também ali estava presente fez a seguir o que nenhum homem consegue fazer : Suplicar o Perdão dos seus Algozes !!!
Claro que isso te é repugnante ! Es Homem e não Deus !


" A Liberdade é bela ... mas a Cruz e a Capacidade de Sofrer mil vezes Mais !

De modo algum. Nunca o apego ao sofrimento pode vergar o amor à Liberdade. "

A Liberdade é um bem absoluto ! Foi dada por Deus ! Mas a Liberdade é apenas o contexto que dá valor ao Sacrifício que o Homem fizer ! Se obrigar-mos um Homem a Lutar pela Patria .. o seu Sacrifício não tem valor nenhum, e certamente o seu Sacrifício não faz dele um Heroi ! Agora se esse Homem optar em Liberdade por Lutar e até morrer pelo seu País , isso faz dele um verdadeiro Herói !

O acto Heroico do seu Sacrifício é um Valor

A Liberdade é apenas o contexto que dá valor ao Sacrifício


" Como dizia, cinicamente, o general Patton, o propósito da guerra não é dar a vida pela Pátria, mas sim fazer com o que o inimigo dê a vida pela Pátria dele... "

ORA NEM MAIS :-)


Saudações Nacionais

15 de fevereiro de 2006 às 20:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Estranho - os cristãos sempre disseram que só por Jesus se chegava ao Pai e que tudo o resto era satanismo, inclusivamente as práticas populares."

Sim só por Jesus se chega ao Pai ! Mas isso torna-se verdade após Jesus !
Isso não torna Satânico os Cultos antes de Jesus ...


Mas os cristãos diziam que esses cultos eram satânicos. Textualmente.
E reprimiam tudo o que lhes dizia respeito. Entretanto, houve outros cristãos, mais matreiros, que passaram a recomendar a cristianização dos hábitos pagãos como forma de abafar o Paganismo.

muito menos quando eles eram a mais genuina busca Religiosa de um sentido e
entendimento da Vida


Não eram uma busca. Os pagãos não andavam «em busca do sentido da Vida».
Esse tipo de questão assumida como tópico religioso, é uma atitude cristã.
Para os pagãos, não é preciso «andar em busca da Verdade» - a Verdade está à vista. E, quando é necessário procurá-la (em termos filosóficos,nunca em termos religiosos), tal procura não implica necessariamente dor e muito menos humildade. A Verdade é algo de científico.


Tenho a maior simpatia pelo Deus Endovélico dos Lusitanos ... mas o Endovélico nunca nos disse o que pretende de nós !

Nem precisa. O Seu culto é uma questão de lealdade às crenças ancestrais.
Aliás, o que é que Ele havia de querer de nós, além do culto?
Pode até dizer-se que esta ideia foi-nos metida na cabeça por Ele...


Querer obter essa resposta é um objectivo Cristão ?

É. O Cristianismo é uma religião de revelação, baseada no que um
determinado indivíduo declarou em determinado momento histórico.
As religiões antigas, pagãs, não.


E melhor ter uma boa resposta a uma boa pergunta , do que não ter respostas nem sequer querer fazer perguntas !

E melhor ainda é nem sequer precisar de fazer perguntas...



“ Não podiam celebrar o nascimento de Jesus noutro dia qualquer? Ou temiam que tal celebração não tivesse força que chegasse? "

Podiamos celebrar em qualquer dia ... mas como disse antes , os Pagãos até pensaram bem muita coisa !

Não era isso que os cristãos diziam. Oficialmente, sempre foram contra tudo o que estivesse relacionado com o Paganismo, como bem demonstra por exemplo o sermão de Martinho de Braga intitulado «De Correctione Rusticorum». Mas, como quem não quer a coisa, adoptaram traços dos cultos antigos, não só porque queriam abafar esses cultos (a isto, chama-se usurpação e intolerância) mas também porque sabiam que não conseguiam controlar as massas sem isso.

Ou seja, reconheceram que o Cristianismo, só por si, não tinha força para tomar o Ocidente.


"Nessas escolhas de datas esteve presente o melhor do espírito Cristão !

E o pior também: usurpação e tentativa de destruição do Paganismo. "

Estiveram os dois mas venceu o bom espírito

E o mau também.

Mas não há mal que sempre dure…;)


- Por isso o Cristianismo vingou e perdura !

Mas perde terreno dia após dia em todo o Ocidente.



" Interrogações postas por quem?
Por mentes cristãs. Logo, para interrogações cristãs, é natural que se procurem respostas cristãs. É um círculo vicioso, uma argumentação em círculo. "

As interrogações são estas, eu e muita gente precisa delas ! E tu certamente também ! :

1 - Fui Criado ou Evolui do Nada ?
2 - Se fui Criado ... quem me criou fe-lo com que objectivo ?
3 - Aceito esse Objectivo ?


Trata-se de perguntas de índole filosófica sobre as quais se pode divagar infinitamente, nunca se chegando a qualquer certeza absoluta, mas apenas a teorias. Nada disso tem de influenciar a religião, e as religiões antigas, a romana pelo menos, não dependiam delas para existir.

O que é de facto concreto é o seguinte: existimos, apercebemo-nos da existência dos Deuses e a nossa estirpe tem com eles pacto antigo. Só isto é essencial para viver. Tudo o resto é acessório.


Não sou capaz de viver sem posicionar a minha Vida perante estas interrogações !

E eu creio que tal postura só conduz à fragilidade. De facto, está também aí a raiz do problema que opõe a ciência ao Cristianismo, o que só leva, ou a um atraso científico, ou a uma perda de religiosidade, quando os inimigos do Cristianismo se juntam aos apologistas da ciência que não percebem que a religião e a ciência pertencem a esferas separadas.

Ora a raiz dessa incompreensão, que leva a que tanta gente aceite à partida que «a ciência vem tornar a religião obsoleta», está precisamente nessa atitude cristã de fazer finca-pé em explicar tudo pela Bíblia, dado que para os cristãos a origem do Universo, em vez de ser uma questão académica e meramente científica, como na Antiguidade, é nada menos do que uma base da sua ontologia.

Foi aliás deste modo que o materialismo se impôs por todo o Ocidente – por causa da reacção natural da alma europeia (activa, afirmativa, amante do conhecimento e da liberdade de espírito, que implica liberdade para teorizar a respeito das origens) à intransigência cristã.



" De qualquer modo, o que é certo é isto: aquilo que o próprio Jesus declara parece-me repulsivo em casos de relevância crucial para um nacionalista. "

Compreendo que a existencia de um só Deus que é de todas as Nações te cause repulsa ! Foi a mesma repulsa que fez os Judeus entregarem Jesus aos Romanos para estes o Matarem !

Também acho que sim. O Judaísmo é nacionalista. O Cristianismo, é, pelo contrário, internacionalista. Foi também por isso que os Romanos mais atentos se quiseram defender da expansão cristã.


" ... por o terem feito, o seu sangue cairá sobre eles e a sua descendencia ! "
Raramente se cumpriu tanto uma profecia !


Que grande chatice, a dos Judeus… dominam boa parte do mundo ocidental e têm direito a um Estado étnico (caso único no Ocidente) que, apesar de pequeno, é o mais poderoso da sua região.


" ... O Cristianismo e as restantes religiões monoteístas que tanto detestas, propõe ao Homem algo extraordinário que é o percorrer um caminho estreito, difícil, árduo,

E pautado pela submissão, pelo amor universal sem barreiras, pelo pacifismo, pela intolerância doutrinal...

Amor Universal : SIM

Sem barreiras étnicas, não esquecer…


Submissão : Só a Deus ! A nehum Homem

Portanto, o cristão é, religiosamente, um submisso, tal como o muçulmano (o que não admira, dado serem ambos semitas na sua espiritualidade).

E, já agora, Paulo aconselhava a que cada um se mantivesse na sua posição, mesmo que fosse escravo.


Pacifismo : Não

Bem, o supra-sumo do pacifismo é precisamente o mandamento de Jesus a ordenar que se dê a outra face quando agredido. Não há pacifismo mais pacifista do que esse. Nem os pacifistas dos anos sessenta que diziam «Antes vermelho do que morto» eram tão radicalmente pacifistas.


Intolerancia doutrinal : Tal como os Pagãos !

Errado. Os pagãos (os romanos, pelo menos) nunca perseguiram ninguém devido às suas doutrinas.


Relê o que escreves e pensa se és doutrinalmente Tolerante .

Aguardo que me mostres onde é que foi intolerante. Atenção que ser doutrinalmente intolerante não é simplesmente achar que há doutrinas erradas, mas sim que essas doutrinas devem ser proibidas; e, no campo da religiosidade, que é disso que aqui se fala, ser doutrinalmente intolerante significa achar que se detém o exclusivo da verdade e que só a sua religião conduz à bem-aventurança e só o seu Deus é verdadeiro. Foram os cristãos que introduziram esta atitude no Ocidente.

De resto, se eu fosse intolerante, nem sequer perdia tempo a discutir com quem pensa de modo diferente do meu – pura e simplesmente apagava todas as mensagens doutrinalmente discordantes e acabava-se.


Se quando és Intolerante te arrependes a seguir, então dá a mesma hipótese aos Cristãos !

Tiveram dois mil anos para se redimir…;)


" Mas para quê tanto sofrimento? "

Diz-me uma só coisa de verdadeiramente grandioso que o Homem tenha feito na Vida, que não sido obtido com Sofrimento !

Não foi com sofrimento, e sim com a negação do sofrimento.

Mas, já agora, é também difícil encontrar algo de grandioso feito pelo homem que não tivesse implicado matança. Quer isso dizer que a matança é nobre?


E aquilo a que a Igreja chama de " O Mistério do Sofrimento "

O que a Igreja afirma é que o sofrimento em si purifica. Ora o sofrimento não é mais que uma barreira, mas, só por si, não dá nobreza a ninguém.


Até na Contabilidade a Lei do Sofrimento está presente : Para que haja um movimento de Sinal Positivo numa Conta, tem de se fazer antes um de sinal negativo noutra ! Quanto mais dinheiro se tira de uma conta mais se pode por noutra !

E se se ganhar o euromilhões, melhor ainda – não se tira nada a nenhuma conta do indivíduo…


No Culturismo : " No Pain No Gain"

Também na ginástica há quem afirme que se deve evitar a dor. A dor nunca é bom sinal nos exercícios físicos.


De facto quando morrer tenho de lhe ( Deus )perguntar isto ! Mas realmente se não houvesse Sofrimento que valor dariamos as coisas boas ?

Se o tal Deus de que falas fosse perfeito, criar-nos-ia sem essa necessidade de sofrer para «darmos valor às coisas boas».


O Cristianismo diz .. quem quiser salvar-se tem de optar pela porta estreita ! E doentio por isso ?

Não. É doentio por pregar o amor universal e o dar a outra face, e o desprezo para com os Deuses Nacionais.

Um dia explicas-me qual é o mal do Amor Universal ?

O amor universal é profundamente errado porque o único amor digno desse nome, é o amor que cria privilégio – ou seja, ama-se isto, não se ama tudo o resto. O amor é sempre selectivo por natureza. Além do mais, há o dever de zelar pelos seus; não há o dever de zelar pelos estranhos que vivam em terra estranha. Há portanto o dever da lealdade à estirpe, mas nunca o dever da solidariedade universal. Mas o amor universal vem tentar destruir este estado de coisas natural, exigindo que se ame todos por igual, independentemente da origem familiar, étnica, racial. Eis o que é doentio.



Já disse varias vezes que Amar o Inimigo não implica ser Amigo dele ! Significa Amá-lo ! Pode-se combater firmemente um Inimigo sem o Odiar

Jesus manda não combater o inimigo, e fá-lo de maneira bem explícita, dando até exemplos concretos, ao ponto de ordenar que nem sequer se resista se o inimigo nos quiser roubar um manto, antes pelo contrário, deve-se até dar-lhe a dita peça de roupa. E manda também dar a outra face. Manda não resistir ao homem mau. Portanto, não se pode combater o inimigo.


O meu Inimigo Só será meu amigo se quiser deixar de ser meu Inimigo ! Essa é a tarefa de um Cristão , fazer com que o ónus da amizade esteja do lado daquele que quer ser meu Inimigo !

Não, é o oposto – para o cristão, o ónus está sempre em si próprio. É por isso que o cristão tem de dar a outra face quando agredido.


Se ele persistir em me Odiar, como fazem os Islamicos, combato-o com firmeza

Não é isso que Jesus manda fazer.


" Que distância relativamente ao angustiado oriental que na cruz, disse «Eli, Eli, lama sabatani», isto é, «Pai, pai, porque me abandonaste?». "

Sobre quem sofreu mais, se o escravo se Jesus só os próprios sabem ! A avaliar pelas descrições é impossível sofrer mais do que Jesus sofreu !

Olha que a descrição da morte de Sócrates também tem que se lhe diga… o sujeito começou a sentir o corpo paralisado a pouco e pouco… e nem um queixume, nem um ai. Seria Sócrates menos homem e mais divino do que Jesus?


Claro que isso te é repugnante ! Es Homem e não Deus !

E nunca vi nenhum Deus antigo a suplicar pelo perdão dos algozes… logo, não vejo que haja nisso algo de Divino.


" A Liberdade é bela ... mas a Cruz e a Capacidade de Sofrer mil vezes Mais !

De modo algum. Nunca o apego ao sofrimento pode vergar o amor à Liberdade. "

A Liberdade é um bem absoluto ! Foi dada por Deus ! Mas a Liberdade é apenas o contexto que dá valor ao Sacrifício que o Homem fizer !

Ou de rejeitar esse sacrifício.


Se obrigar-mos um Homem a Lutar pela Patria .. o seu Sacrifício não tem valor nenhum, e certamente o seu Sacrifício não faz dele um Heroi ! Agora se esse Homem optar em Liberdade por Lutar e até morrer pelo seu País , isso faz dele um verdadeiro Herói !

Sem dúvida. Mas esse tipo de sacrifício já era honrado no mundo antigo, antes do Cristianismo nascer. Nada tem a ver com humildade ou com entrega de si mesmo para se salvar dos seus pecados.

Saudações Nacionais

20 de fevereiro de 2006 às 05:23:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home