quarta-feira, janeiro 18, 2006

A CRUCIAL IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA COMO FUNDAMENTO DA NAÇÃO

Na Catalunha, prossegue o combate nacionalista que, como não podia deixar de ser, se faz pela língua, porque na voz que o Povo herdou dos ancestrais está um fundamento crucial da identidade, condição sine qua non para que se possa falar em Nação.

Os castelhanistas imperiais do Minuto Digital não gostam. Como justificação, afirmam que Sin embargo cuando la lengua se convierte en objeto político, más allá de su función cultural y de comunicación, acaba degradándose a la categoría en un arma beligerante o que é muito curioso vindo de quem vem, já que os Castelhanos têm utilizado a imposição da sua língua como arma do seu imperialismo com o intuito de submeter as nações ibéricas dominadas por Castela...

Tudo o que os Catalães querem é que o Catalão seja ensinado como língua oficial da Catalunha, que é o seu devido lugar - quanto ao Castelhano, nem sequer o proíbem: afirmam simplesmente que, no currículo escolar, tem de ficar como língua opcional, dado que é, de facto, uma língua estrangeira.