quinta-feira, dezembro 29, 2005

A VONTADE DE ENGANAR QUE É TÍPICA DOS IMPERIALISTAS

Os castelhanistas do Minuto Digital não se conformam com o facto de que existem várias nações em Espanha e que todas estas nações merecem igual soberania.

Por conseguinte, dá-lhes para inventarem culpas que não existem - afirmam agora que a Direita que estava no poder em 1978 fez mal em reconhecer as fronteiras administrativas que actualmente dividem a Espanha, fronteiras essas que datavam do tempo da república esquerdista, isto é, anterior ao Franquismo:
La derecha de entonces, una derecha que venía del franquismo militante y que había tenido la inteligencia de pilotar la transición, acertó plenamente en su apuesta por un régimen de libertades plasmadas constitucionalmente. Sin embargo cometió un gigantesco despropósito al diseñar la organización territorial del estado retomando y dando por valido el proyecto desarrollado durante la II República. En efecto, entonces nació ese complejo de la derecha española que quería borrar su pasado no democrático y que se adueñó de sus dirigentes, que ignoraron que la izquierda también tenia un pasado poco democrático. Fruto de ese complejo el equipo de Suárez pretendió ingenuamente solucionar el problema vasco y catalán dotando a dichos territorios de un estatuto de signo federal, aunque disimulado en su denominación, en la creencia de la lealtad de los nacionalistas con una cuota de autogobierno


Ou seja, queriam os Castelhanistas que os Catalães, os Bascos e os Galegos permanecessem «leais», isto é, subordinados a Castela e obrigados a aprender o Castelhano como língua nacional. Um descaramento de que só um imperialista é capaz.

Pretendiam também aldrabar as reais fronteiras das nações ibéricas de modo a dilui-las... não percebem que o desrespeito pelas identidades étnicas dá sempre mau resultado. E tanto não percebem que, no fim do artigo, até citam a Jugoslávia, que é precisamente um exemplo de um Estado artificial que tanto tempo esmagou as nacionalidades que, mais tarde ou mais cedo, estas tinham de vir ao de cima - mas, como não foram devidamente respeitadas na devida época, a sua forma de manifestação foi especialmente violenta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

And Remember....Big Brother is watching.....!

29 de dezembro de 2005 às 13:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home