terça-feira, dezembro 27, 2005

NACIONALIZAÇÃO LINGUÍSTICA DE EUSKADI - NOTÁVEL EXEMPLO DE ACÇÃO NACIONALISTA

O partido nacionalista basco, PNV, está neste momento a implementar uma política que tende a obrigar os funcionários do seu governo a saberem falar Basco, tendo já fixado a meta de conseguir que o número de integrantes da administração basca que fale o Euskera, ou idioma nacional de Euskadi, chegue pelo menos a metade do efectivo total.

É mais um progresso de louvar no Nacionalismo basco. De facto, urge corrigir os erros do passado e colmatar as injustiças criadas por imposições imperiais, por mais tempo que estas tenham durado, pois que a Justiça, em si, afigura-se intemporal, nunca sendo por isso demasiado tarde para desfazer um erro e fazer vingar a legitimidade. À luz deste conceito supratemporal de ética, é inaceitável que determinado grupo humano seja regido por normas culturais e/ou espirituais alienígenas.

Por conseguinte, a uma determinada comunidade nacional, corresponde, por direito, um sangue nacional, uma consciência nacional, uma cultura nacional, um folclore nacional, uma língua nacional, uma religião nacional - dar a cada um o que a cada qual pertence, eis a própria definição da Justiça.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alienígena eres tu.....

27 de dezembro de 2005 às 08:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ahahhahahahah

27 de dezembro de 2005 às 12:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Alienígena eres tu.....

Pois sou - em relação a ti, sou. Tal como tu és em relação a mim e em relação aos Galegos, aos Catalães, aos Asturianos e aos Bascos;)

27 de dezembro de 2005 às 13:51:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home