quinta-feira, dezembro 22, 2005

AS PÁTRIAS E OS PÁRIAS

Não costumo comentar coisas que não vi nem ouvi, e, de facto, não tive pachorra para ver nenhum dos debates entre os candidatos à presidência da república, mas uns quantos camaradas dignos de crédito garantiram-me que Francisco Louçã afirmou, num dos referidos programas televisivos, que a Pátria tradicional, para ele, não tinha sentido; que, para ele, a Pátria era «toda a gente que quisesse dela fazer parte». Não sei efectivamente se ele o disse assim ou não, mas, para já, acredito perfeitamente que tenha declarado uma aberração destas; se a não declarou, tem-na quase de certeza como convicção cardinal.

Ora, em assim sendo, porque raio é que gente desta se candidata à presidência de uma Pátria?
Porque é que em vez de o reverendo Louçã querer ser presidente de um País, não tenta ser presidente da Amnistia Internacional, do SOS Racismo ou doutra merdice qualquer?

Talvez porque a politicagem desta laia insista em tomar tudo o que não lhes pertence - tal é a sua vontade de imporem os seus asquerosos valores à escala mundial que não admitem que haja em parte alguma do planeta um grupo ou comunidade humana que se guie por ideais diferentes dos seus.

Ou não fossem eles filhos do internacionalismo militante, dogmático e igualitário, que produziu o Cristianismo, o Islão e a Esquerda militante.

A propósito de beatices internacionalistas, é bastante esclarecedor o facto de a concepção louçânica de Pátria ser parecida com a dos patrioteiros Minho-timorenses, que gostariam de estender a sua Portugalidade, perdão, a sua Tugalidade a todo o planeta (exceptuando a Europa, já que não costumam apreciar muito as gentes de além Pirinéus...) por meio da expansão da língua portuguesa e do Catolicismo - para louçanistas e minho-timorenses, a Pátria é assim do género de um clube de futebol em que qualquer um pode entrar...

Mais valia que se deixassem de mascaradas e usurpações, e dissessem abertamente ao que vêm, como faz certo cantor brasuca que declara, numa das suas letras, «Máizz eu num tenho Pátria, tenho Mátria e quero Frátria!».