sexta-feira, novembro 18, 2005

MEDIDAS FRANCESAS

Por meio de um familiar meu que vive em França, fiquei a saber que, pelo menos numa determinada localidade, foram expulsos mais de mil estrangeiros envolvidos nos tumultos islâmicos de Paris, além de terem sido suspendidos vários subsídios das famílias cujos filhos menores participaram no motim.

Pelos vistos, começam a resultar, estas medidas...

Porque é que a imprensa tuga não fala de tão drásticas decisões? Porque é que se limita a falar numa centena e tal de extraditados?

Talvez porque não queira que o Povo perceba que assim é que se lida com a escumalha...


Isto não há nada como andar informado.

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Desculpa fazer este comentário aqui, mas que te parecem as teses "galaicas" do JAMPG do Legião Invicta? Estou curioso por saber a tua opinião sabendo que és defensor da tese "luso-romana" como fundamento de Portugal.

NC

18 de novembro de 2005 às 18:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://idadedoferro.blogspot.com

18 de novembro de 2005 às 19:15:00 WET  
Blogger Suevo said...

Não misturemos discussões duns blogues com outros,muito menos num post sobre medidas francesas.

A fundação de Portugal está ligada à região de entre-Douro e Minho e à Galiza,alias nos primeiros anos D Afonso Henriques fez varias incursões à Galiza. A nossa lingua também veio daí,claro que era uma romance derivado do latim.E também é claro que a região de Entre Douro e Minho teve uma fortissima influencia sueva,desde os costumes à distribuição do territorio. Se há quem prefira ir por teses da lusitania romana tem que mudar de residencia para Merida, que era de longe a cidade mais importante da Lusitania.

Mas não mistures assuntos NC.

18 de novembro de 2005 às 19:21:00 WET  
Blogger PlanetaTerra said...

///

--- Proclamar a EXTRADIÇÃO dos estrangeiros é... 'música para otários'!!!...

--- De facto, basta obervar o seguinte: Na Europa existem Vários Povos(...) que possuem uma Taxa de Natalidade superior à Taxa de Natalidade dos Nativos Europeus...
--- Portanto ( ‘ é só somar 1+1=2... ‘ ): -> basta a evolução demográfica dos Não Nativos Europeus - que possuem nacionalidades europeias - para que a longo prazo os Nativos Europeus fiquem reduzidos a uma MINORIA RESIDUAL!!!...

--- Conclusão Óbvia: só existe um caminho a seguir --> o SEPARATISMO!!!...

///

18 de novembro de 2005 às 19:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não estou a misturar assuntos, mas gostava de ouvir uma opinião de outra pessoa que tambem percebe do assunto. Não acho que isso te deva incomodar, acho até que podia ser um debate muito interessante.

NC

18 de novembro de 2005 às 19:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pois, a comunicaçao social.. enfim
ainda hoje a Sick no telejornal da noite fez mais campanha pro imigraçao.
Fez uma longa reportagem a mostrar os imigrantes, k sao pessoas como nos, tem coraçao, lutam, trabalham, etc.. enfim nao ha pachorra
Quano à causa Galaica eu como nacionalista apoio-a
Acho que cada povo tem direito à sua independencia.
Mesmo que nao haja grandes diferenças etnicas, o povo duma regiao tem direito a sua independencia se quiser. E o poder politico em Portugal não distribui bem o dinheiro pelas regiões, a maioria fica em Lisboa.

19 de novembro de 2005 às 22:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caro N.C., creio que Portugal é uno de norte a sul. Ao contrário do que muita gente pensa ou quer fazer crer, não é verdade que o sul seja mouro e norte seja gótico-suevo. De facto, até as pesquisas genéticas mostram que os Portugueses do sul são parentes dos Portugueses do norte, o que não admira, dado que a maioria dos Portugueses do sul descende dos Portugueses do norte que desceram durante a Reconquista.

Em termos linguísticos, as diferenças entre o Algarve e o Minho são mínimas, ficando-se ao nível da pronúncia e de algum vocabulário regional. Mas não são sequer dialectos diferentes. E que fossem, ainda assim não se justificaria a divisão norte-sul.

Acho que o camarada JAPMG confunde um bocado a natural rivalidade entre as regiões com um sentido de diferença nacional.

Na Antiguidade pré-romana (isto é, ainda antes da conquista romana), os Lusitanos e os Galaicos eram de tal modo similares que até Estrabão (geógrafo grego) os confundia um pouco, daí que tivesse definido a Lusitânia como o território que ia do Tejo ao cabo Nério (no extremo norte da Galiza), enquanto os Galaicos estariam mais ou menos entre estes Lusitanos e os Asturianos. A leste dos Lusitanos, estariam os Vetões e os Vaqueus, na zona onde é hoje a fronteira entre Portugal e Espanha (e quem for a Salamanca, cidade castelhana que não está muito longe da fronteira, pode encontrar a estátua que simboliza a urbe, de certo modo, a do «Touro Vetón»).

Por isso, caro JAPMG, a Lusitânia dos Lusitanos não incluía toda aquela parte da actual Espanha; essa divisão territorial de que falas, foi feita pelos Romanos.

Isto tudo para dizer que, se já antes dos Romanos chegarem, a proximidade étnica entre Lusitanos e Galaicos era evidente, a Romanização intensificou essa relação, dando a ambos a mesma língua latina.

20 de novembro de 2005 às 00:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Todos los expulsado de Francia recalan en la España en descomposición de Zapatero /Maragall......

20 de novembro de 2005 às 13:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Refrán castellano: no te fies de cojera de perro ni de buena fe de GALLEGO.

20 de novembro de 2005 às 19:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Juan Carlos Rodriguez Ibarra, presidente de la Junta de Extremadura, amigo de Portugal.

20 de novembro de 2005 às 19:55:00 WET  
Blogger Suevo said...

Caro Caturo
Coloca aqui uma url para um qualquer mapa da lusitania pre-romana, isto apesar de sabermos que certezas sobre isso ha poucas, se é apenas aquela região a sul do douro e que cobira principalmente a beira interior, tudo bem, mas se é a esses que te referes, esses não tem nada a ver com os povos a sul do Tejo por exemplo.Claro que podes sempre considerar que estes povos eram primos uns dos outros,até podes considerar todos os brancos primos uns dos outros,mas se os lusitanos eram primos dos calaicos do minho e douro litoral, entao esses mesmo calaicos bracarenses teriam que ser irmãos dos calaicos de Lugo.Dizes bem que depois tiveram a mesma lingua , isso é a prova que não eram o mesmo povo culturalmente,a lingua dos galaicos nada tinha a ver com a lusitana.E a lingua portuguesa actual nada tem a ver com isso, surgiu ela tambem em entre Douro e Minho e na Galiza.

E essa de negares a influencia etno-cultural dos mouros no sul da peninsula é uma brincadeira tua, só pode.Talvez tu desejasses que fosse assim, mas...
Podemos discutir o grau dessa influencia, agora nega-la é ...
Ou não sabes o que eram as "mourarias"?

Saudações!

20 de novembro de 2005 às 23:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

A Lusitânia dos Lusitanos, tal como Estrabão a descreve:

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Mapa_de_Portugal_tribos_principais.png

Nem todos os artigos da Wikipedia são medíocres. Este aqui,
http://en.wikipedia.org/wiki/Lusitanian_language

é do mais completo e científico que tenho lido, e acredita nisto porque estudei o tema na Universidade Clássica de Lisboa.

Aí, podes ler, por exemplo, que há já quem ponha a hipótese de o Lusitano formar um grupo com o Galaico, separado de todos os outros grupos igualmente indo-europeus, o que só poderia ser sugerido se Lusitanos e Galaicos fossem realmente muito próximos entre si, como de facto são.

O grande linguísta Jürgen Untermmann, por exemplo, é da opinião que o Lusitano e o Galaico eram uma mesma língua com meras diferenças dialectais.

Portanto, o Lusitano e o Galaico estavam particularmente aparentados, para não dizer que teriam, provavelmente, a mesma raiz.

Quanto aos povos a sul do Tejo, logo a sul dos Lusitanos estavam os Celtici, que, segundo Plínio, tinham vindo da Lusitânia, tal era o grau de parentesco entre ambos.

Quanto aos Cónios, do Algarve, parece que eram igualmente indo-europeus.

Com a extensão que os Romanos fizeram da Lusitânia até ao sul, tudo isso ficou lusitanizado, por assim dizer, daí que, provavelmente, aumentou o grau de parentesco de todos os povos do ocidente ibérico, do Algarve à Galiza.

Em toda essa faixa ocidental se impôs o Latim. E se tu próprio admites que a língua falada nas margens do Douro é que é o Português, então admites igualmente que todo o Portugal é um só, desde essa zona até ao Algarve.

Quanto às mourarias, eram muito mais marginais do que se pensa, daí que o sangue mouro no sul não seja em muito mais quantidade do que no norte.

Saudações Nacionais

21 de novembro de 2005 às 02:06:00 WET  
Blogger Suevo said...

Caro Caturo

O mapa que colocaste aí é parecido com outros que já vi, e claramente a região do Porto é habitada pelos Callaeci e mais a norte temos os bracari,ambos estes povos eram galaicos, os lusitanos estão a sul do douro na beira interior, ou seja este mapa confirma tudo aquilo que eu disse.
Mas sou-te sincero, a credibilidade da wikipedia é aquilo que todos sabemos, há que ter cuidado com o que se le por lá. Eu nunca me baseio na wikipedia.
Eu não tenho nada contra o antigo povo lusitano, mas relacionar os lusitanos como a genese do estado portugues é um erro,e como sabes não sou o unico a dize-lo!

E mesmo no tal artigo do wikipedia diz que SUSPEITA-SE que os galaicos do norte de Portugal e da Galiza falavam linguagens PARECIDAS com a dos lusitanos, não existem quaisqueres provas disso. Provas escritas em lusitano só bem a sul do Douro como tu bem sabes.

Saudações!

21 de novembro de 2005 às 12:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caro Japmg, sei que a Wikipedia é um bocado anárquica, qualquer um manda para lá artigos. Mas, a respeito do artigo que indiquei, podes ter a certeza que é do mais rigoroso e actualizado que se encontra na internet, e mesmo em livros publicados. Não sei quem o escreveu, mas deve ter sido um bom samaritano interessado em informar o povo.

Não há inscrições em língua galaica, é certo, mas há nomes de pessoas, de terras, de povos, de Deuses, e, em termos linguísticos, não diferem dos da Lusitânia.

Por mais teorias que circulem sobre a identidade étnica de Lusitanos e Galaicos, ninguém põe em causa a sua proximidade, considerada por vezes como identidade comum.

Na pior das hipóteses, há quem diga que o Galaico era celta ao passo que o Lusitano era pré-celta, mas igualmente indo-europeu. Mas, nesse caso, o Galaico estará então aparentado com o Celtici do Alentejo...

Quanto ao facto de Portugal não ter nascido na Lusitânia mas sim na Galécia, isso só ajuda a perceber que Portugal, sendo um produto do norte, chega hoje ao Algarve, a menos que queiras fazer crer que Lisboa, Évora e Lagos não são cidades portuguesas...
Queres entregá-las aos Mouros de Marrocos?


Saudações Nacionais

21 de novembro de 2005 às 13:05:00 WET  
Blogger Suevo said...

O problema está que Portugal cresceu de norte para sul, é um facto,e o resultado só podia dar no que deu.
Uma das razões pelas quais o reino da Galiza nunca se expandiu para sul era porque sabiam que não tinham população suficiente para tal, mesmo Peres de Trava pretendia colonizar os territorios entre Douro e Coimbra com gente galaica,a opção seguida por Portugal foi outra.
Como tu sabes, no Algarve deixaram imensos os mouros ficar lá após a chamada reconquista,durante muito tempo foi considerado praticamente um reino à parte, repara no simbolos de TODAS as autarquias algarvias em que ves representados os homens vindos do norte (brancos) e os mouros (mais escurinhos), podes escolher qualquer concelho algarvio à tua escolha.

Estes assuntos para muitos não são importantes, mas é por estas e por outras que grande parte do povo portugues sente que é descendente de arabes e é claro que a propaganda do sistema aproveita bem isto. Tu preferes seguir o caminho de negar as evidencias, desejo-te boa sorte, mas não estou muito optimista quanto ao sucesso da tua estrategia.

Eu não pretendo entregar nada a Marrocos, o que pretendo é que o norte do país não fique "lusitanizado" nesse sentido, já que gostam tanto de aplicar a palavra lusitanos , mas não desejo de todo que o norte sofra tais influencias etno-culturais.

Saudações racialistas!

21 de novembro de 2005 às 13:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

O resultado da expansão de norte para sul só podia dar no que deu.
Mas não deu num bom resultado? Não é um privilégio ter um dos poucos Estados-Nação da Europa, isto é, um Estado que contém apenas uma Nação?

No Algarve, ficaram menos mouros do que é costume dizer-se. Os estudos genéticos mostram que a população do sul de Portugal tem pouco mais sangue norte-africano do que o norte de Portugal - isto, atenção, diz respeito aos homens; curiosamente, as mulheres a norte do Douro têm mais sangue mouro do que as que estão a sul, o que, segundo alguns, se pode explicar pelo facto de os senhores do norte levarem escravas mouras nas suas razias ao sul...


Quanto aos brasões das autarquias meridionais que contém imagens de mouros, estas são sempre ou quase sempre de cabeças de mouro, o que indica a prática da decapitação da moirama...


Se em Portugal há quem pense ser descendente dos Mouros, isso deve-se à influência de uma certa intelectualidade. Nada tem a ver com as tradições regionais. Pelo contrário - o Povo, de norte a sul, quando fala dos Mouros, sente que está a falar de uma gente estranha, diferente, esquisita, intrigante - o «outro» por excelência. Todas as lendas com Mouras encantadas indicam isto mesmo.

Assim, eu não nego evidências - simplesmente, entendo as suas origens.

Saudações Raciais

21 de novembro de 2005 às 18:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Atlas que eu referia algures atrás é o "Grande Atlas Geográfico", da DK, Britânica, editado em Portugal pela Civlização.


Boa notícia, já com uma semana: a Internet vai continuar a ser Americana, graças a Deus! "Ah, liberdades anglo-saxónicas"!...

21 de novembro de 2005 às 18:46:00 WET  
Blogger Caturo said...

A propósito de coisas antigas, você disse que queria encontrar alguma informação sobre as diferentes origens dos nomes dos dias da semana.

Ora aqui está uma bela página em que se dividem as línguas em dois grupos no que respeita ao critério da nomeação dos dias da semana (numérico e astronómico, ou, mais concretamente, politeísta):

http://en.wikipedia.org/wiki/Days_of_the_week

21 de novembro de 2005 às 19:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Boa notícia, já com uma semana: a Internet vai continuar a ser Americana, graças a Deus! "Ah, liberdades anglo-saxónicas"!..."
então, mas a internet é americana? é dum pais?
Pensava k a internet nao era de nenhum país.
E disses-te vai continuar a ser!! Porque? Ia passar a ser de que país??
Explica melhor que não entendo muito de internet

21 de novembro de 2005 às 23:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Internet foi criada e, portanto, é administrada pelos EUA. O Caturo postou aqui há tempos uma notícia do JihadWatch até bastante discutida cá e lá, sobre isso. Só que alguns grupos de países, incluindo mafométicos, estava interessado em fazer parte dele, alegando que a criação americana devia ser também deles e que estavam a ser privados dum direito (mais ou menos a falácia que os imigrantes alegam), sendo que se propunha em alternativa que cada um fizesse a sua. Mas, felizmente, nenhum desses projectos foi avante.

E é também bom de verificar que as tentativas de firewalling destes sites foi frustrada.

22 de novembro de 2005 às 18:55:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home