segunda-feira, novembro 28, 2005

DEMOCRACIA EUROPEIA NA DINAMARCA

O primeiro-ministro dinamarquês Fogh Rasmussen nem sequer aceitou encontrar-se com onze embaixadores de países muçulmanos que queriam protestar contra o diário dinamarquês que publicou desenhos satíricos do profeta Maomé (no Islão, nem sequer é permitido representar fisicamente Maomé, quanto mais satirizá-lo...).

Com a firmeza e inflexibilidade ética que é própria dos nórdicos, Fogh Rasmussen declarou simplesmente que «Trata-se de uma questão de princípio. Eu não me vou encontrar com eles porque são tão evidentes os princípios sobre os quais a democracia dinamarquesa é construída que não há nenhuma razão para o fazer

O governante escandinavo deixou igualmente claro que quem se sentir ofendido pelo que é dito publicamente, tem somente de recorrer aos tribunais.

E mais acrescentou: «Como primeiro-ministro, não tenho qualquer poder para limitar a imprensa - nem quero ter. Um dos princípios básicos da nossa democracia é que um primeiro-ministro não pode controlar a imprensa

Isto é um abre-olhos (para alguns, é preciso um abre-latas) para quem pensa que ser democrata é forçosamente ser «maleável» e «dialogante» com qualquer reivindicação injusta, ameaçadora ou arrogante.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um bom exemplo para alguns povos Europeus(Franceses,Ingleses,Holandeses...).
Não se pode fazer cedências, a esta gentalha, se não qualquer dia somos escravos do islão.

Celta 88

28 de novembro de 2005 às 14:45:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home