quarta-feira, setembro 28, 2005

URGE (RE)NASCER

Do Correio da Manhã,

Estudo - Natalidade em Portugal continua a cair

Cada vez nascem menos crianças

Portugal precisaria de mais 55 mil nascimentos por ano
Portugal está com o índice de natalidade mais baixo de sempre. O alerta vem da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) que evoca números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os mais recentes estudos demográficos, o índice sintético de fecundidade atingiu, no ano passado, no nosso País, um valor mínimo com um número de nascimentos inferior a 110 mil, menos 2,9 por cento do que em 2003.
Segundo a APFN, Portugal precisaria de mais 55 mil nascimentos por ano para garantir a indispensável renovação das gerações.
Actualmente, o número do buraco demográfico no nosso País já se cifra em 870 862, aumentando todos os anos em mais de 50 mil. O mesmo é dizer que cada vez há menos crianças e jovens em Portugal, sendo que o défice de cidadãos com idades entre 1 e 19 anos varia entre os 55 mil e os 30 mil, respectivamente.
Os dados do INE referem ainda que continua a verificar-se o aumento do número de divórcios (+2,3%) e a redução do número de casamentos (- 8,5%).
Para a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que tem defendido a despenalização do aborto, estes são números que reflectem a dificuldade da vida das pessoas. “A precariedade e o desemprego não são palavras atiradas para o ar. São realidades. A dificuldade, por exemplo, que os jovens sentem em arranjar emprego acaba por se reflectir na formação da família”, comenta Almerinda Bento.


Numa altura destas, a tropa que comanda a comunicação sucial dá primazia à discussão de como facilitar mais ou como facilitar menos a supressão de futuros portugueses, no processo a que chamam «IVG», eufemismo para substituir o termo «aborto», que é para ser mais sofisticado e airoso (não há como a Esquerda para «falar com o povo»...).

Ou seja, não bastava a redução da população por carência de nascimentos, ainda lhe espetam em cima com o incremento da morte no ovo.

Contra isto, uma palavra de ordem: fornicai-vos, Portugueses!...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oh Caturo, e você, quantos filhos tem?
Sabe, é que a sua resposta pode explicar muita coisa...

15 de outubro de 2005 às 19:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home