segunda-feira, agosto 22, 2005

UM PAPA PREOCUPADO

Do Fórum Nacional,

Na primeira viagem papal de Joseph Ratzinger ao estrangeiro (desde que foi eleito Papa, a 19 de Abril), teve como destino a sua Alemanha natal onde, hoje, na missa com que encerrou as 20ªs Jornadas Mundiais da Juventude, advertiu contra o “boom” do que é religioso", que transforma a religião num bem de consumo.
"Todos estamos conscientes do mal causado pela nossa pátria no século XX e reconhecemo-lo com vergonha e dor. Mas actualmente, graças a Deus, mostrou-se abundantemente que existia e existe outra Alemanha, um país de particulares recursos humanos, culturais e espirituais", disse Bento XVI no seu discurso de despedida, no aeroporto de Colónia- Bona, de onde já partiu em direcção ao Vaticano.
Nesta viagem, o Papa recebeu o seu primeiro banho de multidão, dado por cerca de um milhão de jovens procedentes de 193 países, perante os quais disse que no mundo actual há um forte sentimento de frustração e coexiste "um estranho esquecimento de Deus juntamente com um "boom do que é religioso".


Significativo - o papa reconhece que a religiosidade, em si, está em alta, cresce exponencialmente; todavia, «há um estranho esquecimento de Deus». Mais adianta, o papa alemão, que «a religião não pode ser encarada como uma espécie de bricolage, como é moda agora, porque isso não nos ajuda» (não está nesta notícia, mas eu ouvi na tsf).

E porquê?

Não será porque, apesar de as pessoas na Europa estarem a ficar mais religiosas, o Cristianismo está a perder terreno nesse mesmo território?

Afinal, o Cristianismo não está perder terreno por causa do ateísmo, como alguns cristãos quiseram azer crer, mas sim por causa da concorrência de outras formas de religiosidade...

Mas como!, será mesmo verdade que há religiões concorrentes que ameaçam acabar de vez com o que resta do monopólio cristão, imposto pela força e pelo medo há coisa de mil e quatrocentos anos?

E já agora, especulando mais ousadamente, será que na Europa também se verifica o que as sondagens revelam a respeito dos E.U.A., do Canadá e da Austrália, a saber, que o Cristianismo era a religião de 86% da população nacional em 1990 e, em 2001, a sua percentagem estava já nos 77%.
Curiosamente, a religião que mais cresce nos E.U.A. é o neopaganismo Wicca (ehjehheheheh... está longe, longe de ser o meu preferido, mas o seu crescimento parece-me um sinal mais positivo do que negativo): em 1990, os neopagãos dos E.U.A. eram oito mil - em 2001 eram já cento e trinta e quatro mil (134.000). No Canadá então, a percentagem de neopagãos cresceu cerca de 281% desde 1990.

Há mais números sobre isto aqui.

Em jeito de conclusão, também se pode perguntar o que quererá dizer Bento XVI com «religião de bricolage»...
Presumo que não se esteja a referir aos jovens que o rodeavam, tratando-o como uma estrela da música pop... isso não é nada garrido, vistoso e giraço, não senhor... Ah pois, a religião «bricolage», é a dos outros, dos não cristãos ... é capaz de ser isso...

Enfim, com papas e bolos se enganam os tolos.

12 Comments:

Blogger João said...

O crescimento da religião wiccam nos EUA e Canadá é deveras preocupante. Isto porque, no futuro, pode dar origem a "ideologias totalitárias de matriz neopagã", e depois é um problema.

23 de agosto de 2005 às 09:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Breve informação: o papa, neste momento, goza de imunidade diplomática para não ser acusado de encobrir um abuso sexual cometido contra três adolescentes nos E.U.A..

23 de agosto de 2005 às 10:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isto porque, no futuro, pode dar origem a "ideologias totalitárias de matriz neopagã",

Ou a orgias e violações de menores...

23 de agosto de 2005 às 11:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isto porque, no futuro, pode dar origem a "ideologias totalitárias de matriz neopagã", e depois é um problema.

Pois, a chamada Nazi-Wicca... ou pior, o totalitarismo que é a liberdade de cada um fazer o que lhe apetece, obedecendo ao totalitarismo dos sentidos e da vontade individual sem freio nem rei, nem roque nem papa!!!

23 de agosto de 2005 às 11:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá, mas anda tudo estúpido ou quê? Será que vivem de tal forma embrenhados em paganismos que nem sequer vêem nada à vossa volta? Quando o Papa se refere a "um estranho esquecimento de Deus juntamente com um "boom do que é religioso" refere-se mais concretamente a uma visão da Religião Cristã contrária à dos seus próprios preceitos, ao mesmo tempo que se continuam a dizer Cristãos sem que passem de hereges: é o caso dos que se dizem Cristãos sem crerem na Divindade de Jesus Cristo ou até mesmo na existência de Deus (nomeadamente na visão de JC como simplesmente humano patente no "Código DaVinci" e que deriva duma descrença no Divino que também não beneficia o Paganismo ou qualquer outra coisa), ou ainda os que escolhem a Moral que mais lhes agrada, como os que praticam a Caridade mas já se recusam a obedecer à Moral (e defendem divórcios, homossexualidades e afins). Percebem agora?

23 de agosto de 2005 às 14:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Será que vivem de tal forma embrenhados em paganismos que nem sequer vêem nada à vossa volta? Quando o Papa se refere a "um estranho esquecimento de Deus juntamente com um "boom do que é religioso" refere-se mais concretamente a uma visão da Religião Cristã contrária à dos seus próprios preceitos,

Isso é o que você diz. Se o papa não especificou a esse ponto, por alguma razão foi. Talvez porque quisesse abranger tudo isso. E, a partir daí, comento a parte que me diz respeito.

23 de agosto de 2005 às 15:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Isso é o que você diz. Se o papa não especificou a esse ponto, por alguma razão foi. Talvez porque quisesse abranger tudo isso. E, a partir daí, comento a parte que me diz respeito.»
Mas na mente colectiva a imagem que surge é essa, a do Cristianismo distorcido, ninguém sonha sequer que haja pagãos, a não ser o seu próprio grupúsculo, quanto mais que alguém se refira a eles!

23 de agosto de 2005 às 15:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Poucos sabem que há pagãos, mas quase todos já ouviram falar bastante das novas espiritualidades que por aí andam e das modas budistas e New Age.

23 de agosto de 2005 às 16:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E que também não servem os nossos interesses, quer Religiosos, quer Nacionais, visto que eles não se identificam com o Racialismo.

23 de agosto de 2005 às 16:16:00 WEST  
Blogger vs said...

"...a liberdade de cada um fazer o que lhe apetece, obedecendo ao totalitarismo dos sentidos e da vontade individual sem freio nem rei, nem roque nem papa!!!"

O Caturo, afinal, é um Liberal! :)
Venha daí esse abraço :)

23 de agosto de 2005 às 19:00:00 WEST  
Blogger vs said...

"...ara não ser acusado de encobrir um abuso sexual..."

Mas está envolvido pessoalmente ou não?!

23 de agosto de 2005 às 19:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sou um liberal? Até me admira o Nélson dizer-me isso, sabendo que, em termos económicos (que, para si, é o mais importante), prefiro a intervenção estatal ao capitalismo selvagem ;)

24 de agosto de 2005 às 03:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home