domingo, agosto 21, 2005

QUEM DIRIA...

Na noite de dia 18 de Agosto, deixei-me ficar no sofá a ver na caixa das imagens um episódio de uma série de carácter histórico, centrada na figura de Charles II, da casa de Stuart, monarca inglês que casou com a princesa portuguesa Dª Catarina de Bragança.
Quando a aristocrata portuguesa chegou à corte inglesa, introduziu o hábito de beber chá às cinco horas. Disso, eu já sabia.
Foi em honra desta rainha que surgiu em Nova Iorque um bairro chamado «Queens». Disso, por acaso, não sabia. E também não estava nada à espera de descobrir outra coisa que o episódio de dia 18 também mostrou: que ela e as acompanhantes portuguesas que levou consigo, protestaram junto do rei para que os homens ingleses deixassem de urinar nas ruas, porque ficaram chocadas com esse sujo hábito, que não existia em Portugal. Os Ingleses, incluindo o rei, não percebiam o motivo desse desagrado (pelo menos, foi o que a série mostrou...), diziam eles «Pois se um homem tem vontade de urinar e vai a andar na rua, qual é o problema de se aliviar mesmo ali?»

Quem diria que os hábitos se haviam de inverter desta maneira...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(A mini-série deu em duas partes, a 18 e a 19 de Agosto.)

Está a ver aquela estátua de D. Catarina de Bragança entre o Parque Expo e a Ponte Vasco da Gama? Era para ter sido colocada em Queens, pela ligação que a Rainha tinha à fundação daquele local. Simplesmente, os afro-americanos indignaram-se pelo facto de ter sido ela a introduzir escravos em Inglaterra, que mais tarde passaram para a América, o projecto não foi avante, e resolveram colocá-la ali. Pelo menos, não chegaram à dhimmitude racial completa de nem sequer a chegarem a colocá-la!...

22 de agosto de 2005 às 15:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não sabia que o segundo episódio dava na noite seguinte, senão tinha visto.

Quanto à pressão afro-americana, tem sempre graça - essa gente gosta de mostrar a sua indignação contra os Europeus, mas nunca se lançam contra o Islão (pelo contrário, acolhem-no em quantidade significativa) pelo facto de o Islão permitir formalmente a escravatura e pelos Árabes terem escravizado a negralhada em larga escala, sem nunca terem pedido as desculpas que estão tão na moda.

22 de agosto de 2005 às 16:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas é estranho. No século XVII chamavam a Lisboa a "formosa estrebaria", e afinal até nem tinham o mau hábito de urinar nas ruas!...

23 de agosto de 2005 às 15:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home