sexta-feira, agosto 26, 2005

O QUE DIRÃO OS «DIALOGANTES» POLITICAMENTE CORRECTOS SOBRE ISTO?

É um muçulmano quem o diz: a actuação da Alcaida não é um fenómeno novo no seio do Islão, pelo contrário - está profundamente enraizada na religião de Maomé.

Diz também que todas as concessões que se façam à Alcaida, são resultado da ignorância e da ingenuidade dos Ocidentais - a sua violência não será detida por demonstrações de boa vontade, daí que a única maneira de os travar seja o uso da força.

Entretanto, este mesmo muçulmano quer fazer crer que os islâmicos violentos, pertencem aos Kharijites, grupo minoritário e primitivo - no entanto, a guerra santa islâmica foi feita por muito mais gente do que os indivíduos dessa seita.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Curioso, o Canadá é o novo destino de emigração muçulmana, como não acredito em coincidências..
Já agora, qual é a distinção que o autor deste blog faz entre nacionalismo e patriotismo? Se é que reconhece alguma distinção entre as duas, eu talvez por desconhecimento, considero que é exactamente o mesmo. Agradeço um esclarecimento.

26 de agosto de 2005 às 21:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro anónimo, Nacionalismo é a valorização da Nação acima de tudo. A Nação é a comunidade de pessoas com a mesma origem racial, étnica, e, dentro do étnico, propriamente nacional (língua, folclore, consciência de povo).

O Patriotismo, é a valorização do País acima de tudo, entendendo-se o País como uma entidade colectiva estatal assente na História.

No caso de Portugal, a Nação e a Pátria confundem-se facilmente, porque Portugal tem a felicidade de ser um Estado-Nação, já que a sua população é nacionalmente homogénea de norte a sul.
No caso de Espanha, pelo contrário, trata-se de uma Pátria (Espanha) que tem no seu interior várias Nações (Castela, a dominante, e também Catalunha, País Basco e Galiza). Historicamente, estas Nações acabaram por ficar sob o poder político de Castela; mas, independentemente do curso da História, preservam diferenças entre si ao nível da língua e do povo.

Outro exemplo é o Reino Unido, que consiste na dominação da Inglaterra sobre Gales, Escócia, Cornualha, Man e Irlanda do Norte.

Actualmente, a diferença entre Patriotismo e Nacionalismo é já crucial em Portugal - assim, os patriotas acreditam que qualquer um nascido no antigo império português, é automaticamente português, e que a Pátria pode albergar várias raças e culturas; os nacionalistas, pelo contrário, afirmam que Portugal é um Estado que pertence à Nação Portuguesa e, por isso, não deve ter no seu interior outras etnias, ou, pelo menos, não as deve considerar portuguesas como o são os Portugueses propriamente ditos.

26 de agosto de 2005 às 21:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home